Page 19 - Revista EAA - Edição 58
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                                                                  Produção de etanol/ 1G L
                                                                      Brasil
                                                               80     América do Norte
           termoelétricas gera energia através   Figura 3. Produção   Europa
           da queima de carvão, com signifi -  mundial de etanol.   60  China
           cativo impacto ambiental. Por ou-  Fonte: schwaderlapp   40  Resto do mundo
           tro lado, a produção de bioetanol   et al., “ethanol and
           “captura” CO  do ambiente;        its Potential for
                       2                                       20
             u mesmo as baterias mais mo-    Downsized engine
           dernas da atualidade usam metais   Concepts”, mtZ    0
           com grande impacto ambiental no   Fevereiro de 2012    2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010
                                                                                       Ano
           seu descarte.
             A vantagem ambiental do eta-    emergentes, onde a maior parte do mercado automobilístico deve crescer
           nol como combustível vem aliada  nas próximas décadas;
           a um custo econômico bastante        u o próprio desafi o técnico-econômico que uma mudança da base
           inferior em relação ao dos veículos  instalada causaria.
           elétricos. Isso nos permite prever   O Brasil é, hoje, o quarto maior mercado mundial de veículos, com
           que sua penetração no mercado  vendas acima de 3,7 milhões de unidades/ano. Portanto, a importância
           seria muito mais rápida e abran-  econômica e social da indústria automobilística, da produção e refi no
           gente, provocando, consequen-     de petróleo e do etanol não precisa ser destacada. O país não é pioneiro
           temente, uma signifi cativa miti-  — foram os EUA em 1991 —, mas tomou a dianteira e ainda não tem
           gação das emissões de CO . Nas  concorrentes na produção e uso de carros fl ex, e mesmo os modelos a
                                    2
           Figuras 1 e 2, os estudos interna-  gasolina usam-na misturada com 20% a 25% de etanol.  O país também
           cionais preveem que a introdução  se destaca globalmente por ter 45% de sua cadeia energética vinda de
           de tecnologias já disponíveis (tur-  fontes renováveis, mas esse diferencial vem diminuindo gradativamente.
           bo, injeção direta etc.) para o au-  Em contrapartida, a produção de etanol vem se mantendo estável, ainda
           mento da efi ciência de um motor  que mundialmente ela tenha crescido cinco vezes entre 2000 e 2010 –
           a combustão tem custo de cerca de  Figura 3.
           US$ 700, enquanto em um híbri-
           do o custo passa para US$ 2.500   O potencial de melhoria dos motores fl ex e a etanol
           e um puramente elétrico, chega a   Devido à sua maior resistência à detonação e menor calor latente em relação à
           US$ 14.400.                       gasolina, o uso do etanol tem sido bastante investigado visando melhorar a efi ci-
                                             ência energética dos motores a combus-
           O futuro do motor de combustão    tão. As Figuras 4 e 5, resultado de pes-    Figura 4. “From gasoline
           interna e a importância do Brasil  quisas no exterior, foram apresentadas   Di to ethanol Di engines”,
           Apesar dos desenvolvimentos de al-  no workshop internacional promovido     ernst Winklhofer (Austria),
           ternativas como motores elétricos e   pela Fapesp em outubro de 2012.                 Avl list Gmbh
           células a combustível, as previsões são
           de que os motores de combustão inter-
                                              Efi ciência em Carga Total com injeção direta e turboalimentação
           na ainda serão dominantes nas próxi-  Diesel – Gasolina – Etanol (E85)            Etanol é mais atraente em
                                                                                             operação em carga alta
           mas décadas. Essa supremacia se deve   0,40                                     A efi ciência termodinâmica de um
                                                                          Etanol
           principalmente aos seguintes fatores:  0,38                                     moderno motor a etanol está a par
                                                                                             dos melhores motores Diesel
             u  alta densidade energética       0,36       Diesel                          Como desenvolver um sistema
           de combustíveis líquidos, o que      0,34                                        de combustão para injeção
           os faz extremamente vantajosos      Efi  ciência termodinâmica [,]  0,32  Gasolina  direta de etanol?
           em veículos;                                                                           Arrefecimento do
                                                                                                 Escapamento + EGR
             u a vantajosa relação emissão-     0,30                                             arrefecido
           -custo;                              0,28                                              GDI otimizado• RON 95
                                                                                                  GDI• RON 95
             u  a vantagem econômica do         0,26                                              GDI otimizado•E85
           veículo e da infraestrutura de dis-  0,24 1000  2000  3000  4000   5000   6000         GDI•E85
           tribuição, em especial nos países                   Rotação do motor (rpm)     TCI: turboalimentado, interresfriado

                                                                                                           19
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