Page 19 - Revista EAA - Edição 58
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Produção de etanol/ 1G L
Brasil
80 América do Norte
termoelétricas gera energia através Figura 3. Produção Europa
da queima de carvão, com signifi - mundial de etanol. 60 China
cativo impacto ambiental. Por ou- Fonte: schwaderlapp 40 Resto do mundo
tro lado, a produção de bioetanol et al., “ethanol and
“captura” CO do ambiente; its Potential for
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u mesmo as baterias mais mo- Downsized engine
dernas da atualidade usam metais Concepts”, mtZ 0
com grande impacto ambiental no Fevereiro de 2012 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010
Ano
seu descarte.
A vantagem ambiental do eta- emergentes, onde a maior parte do mercado automobilístico deve crescer
nol como combustível vem aliada nas próximas décadas;
a um custo econômico bastante u o próprio desafi o técnico-econômico que uma mudança da base
inferior em relação ao dos veículos instalada causaria.
elétricos. Isso nos permite prever O Brasil é, hoje, o quarto maior mercado mundial de veículos, com
que sua penetração no mercado vendas acima de 3,7 milhões de unidades/ano. Portanto, a importância
seria muito mais rápida e abran- econômica e social da indústria automobilística, da produção e refi no
gente, provocando, consequen- de petróleo e do etanol não precisa ser destacada. O país não é pioneiro
temente, uma signifi cativa miti- — foram os EUA em 1991 —, mas tomou a dianteira e ainda não tem
gação das emissões de CO . Nas concorrentes na produção e uso de carros fl ex, e mesmo os modelos a
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Figuras 1 e 2, os estudos interna- gasolina usam-na misturada com 20% a 25% de etanol. O país também
cionais preveem que a introdução se destaca globalmente por ter 45% de sua cadeia energética vinda de
de tecnologias já disponíveis (tur- fontes renováveis, mas esse diferencial vem diminuindo gradativamente.
bo, injeção direta etc.) para o au- Em contrapartida, a produção de etanol vem se mantendo estável, ainda
mento da efi ciência de um motor que mundialmente ela tenha crescido cinco vezes entre 2000 e 2010 –
a combustão tem custo de cerca de Figura 3.
US$ 700, enquanto em um híbri-
do o custo passa para US$ 2.500 O potencial de melhoria dos motores fl ex e a etanol
e um puramente elétrico, chega a Devido à sua maior resistência à detonação e menor calor latente em relação à
US$ 14.400. gasolina, o uso do etanol tem sido bastante investigado visando melhorar a efi ci-
ência energética dos motores a combus-
O futuro do motor de combustão tão. As Figuras 4 e 5, resultado de pes- Figura 4. “From gasoline
interna e a importância do Brasil quisas no exterior, foram apresentadas Di to ethanol Di engines”,
Apesar dos desenvolvimentos de al- no workshop internacional promovido ernst Winklhofer (Austria),
ternativas como motores elétricos e pela Fapesp em outubro de 2012. Avl list Gmbh
células a combustível, as previsões são
de que os motores de combustão inter-
Efi ciência em Carga Total com injeção direta e turboalimentação
na ainda serão dominantes nas próxi- Diesel – Gasolina – Etanol (E85) Etanol é mais atraente em
operação em carga alta
mas décadas. Essa supremacia se deve 0,40 A efi ciência termodinâmica de um
Etanol
principalmente aos seguintes fatores: 0,38 moderno motor a etanol está a par
dos melhores motores Diesel
u alta densidade energética 0,36 Diesel Como desenvolver um sistema
de combustíveis líquidos, o que 0,34 de combustão para injeção
os faz extremamente vantajosos Efi ciência termodinâmica [,] 0,32 Gasolina direta de etanol?
em veículos; Arrefecimento do
Escapamento + EGR
u a vantajosa relação emissão- 0,30 arrefecido
-custo; 0,28 GDI otimizado• RON 95
GDI• RON 95
u a vantagem econômica do 0,26 GDI otimizado•E85
veículo e da infraestrutura de dis- 0,24 1000 2000 3000 4000 5000 6000 GDI•E85
tribuição, em especial nos países Rotação do motor (rpm) TCI: turboalimentado, interresfriado
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