Page 18 - Revista EAA - Edição 58
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tecnologia
o futuro do motor fl ex no Brasil
A escAlAdA pelA procurA por motores mAis eficientes, u é grande o interesse do etanol
mAis econÔmicos e menos poluentes é um dos como biocombustível na indústria
grAndes desAfios dA engenhAriA AutomobilísticA automobilística mundial;
mundiAl, e o uso do etAnol combustível deve ter pApel u apesar de hoje, no Brasil, a
preponderAnte nessA missÃo eduardo tomanik e samantha uehara* efi ciência energética dos motores
a etanol ser menor do que a dos
Estudos que vêm sendo realizados pela engenharia mundial indicam que os movidos a gasolina, o potencial é
motores fl exíveis em combustível podem e devem continuar a ser uma gran- o oposto: motores a etanol podem
de vitrine da nossa tecnologia e, também, parte da solução dos problemas de ser muito mais efi cientes que mo-
emissões de CO que preocupam o mundo todo. Pesquisas existentes concluem tores a gasolina e
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que nossa tecnologia está no caminho certo, desde que motivos políticos não ve- u a indústria automobilística - e
nham perturbar a sua constante propagação. Mas, diante das demais tecnologias sua área de pesquisa e desenvolvi-
existentes, e já à disposição do mercado, ainda que algumas em pequena escala, mento – tem sido uma das maiores
gostaríamos de ressaltar alguns pontos que merecem ser discutidos. Vejamos: incentivadoras de crescimento social
u um veículo com motor de combustão interna movido a etanol tem e de competividade internacional.
menor impacto ambiental do que um puramente elétrico; Os esforços nessa área, em especial
em motores a etanol, precisam ser
da produção ao uso – o ciclo completo das emissões Figura 1. redução fomentados e aumentados.
Considerando as emissões para produzir combustível, o das emissões de
uso de biocombustíveis traz maior redução de Co 2 do que Co , ao longo de Etanol: melhor que elétricos na
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veículos elétricos a bateria toda cadeia (da emissão de CO 2
Emissões de CO2 (%)120 diferentes alternativas de instituições do porte do Massachu-
redução de
REF
produção ao uso), das
Vários estudos internacionais, alguns
100
50
de motorização de
60
setts Institute of Technology (MIT),
veículos (Tomanik – SAE
40
concluíram que o uso de bioetanol
20
0 Verde, 2012, adaptado do estudo como combustível proporciona meno-
Gasolina Diesel Gasolina Diesel + Veículo Biodiesel Etanol do MIT – On the road in 2035 – res emissões de gases de efeito estufa
Comum Comum + Híbrido Híbrido Elétrico a MIT report Jul/2008)
Bateria (CO equivalente) quando se leva em
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consideração toda a cadeia de produ-
Custo adicional por carro ($) Veículos Elétricos deverão custar, em 2020, nos EUA, de ção-uso – Figura 1. Basicamente, isso
18.000 US$ 140 a 280 para cada 1% de redução de emissão de CO 2
se deve a dois motivos:
Híbrido de tomada (2008)³ Veículo elétrico³
15.000 US$ 280 por u embora a emissão de CO
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Eletrifi cação usando
energia da rede em um veículo elétrico seja zero, a
No Brasil, 85% da eletricidade
12.000 vem de fontes renováveis Extensor³ produção da energia elétrica não o
é. Mesmo no Brasil, cerca de 20%
9.000 US$ 140 por
ponto porcentual da energia elétrica é produzida
Híbrido pleno (2008) Híbrido de
6.000 tomada (2020)³ por usinas termoelétricas. Mun-
Eletrifi cação US$ 70 por ponto dialmente, parte expressiva das
Diesel avançado porcentual
3.000 ICE Semi-híbrido GNV Veículo fl ex
otimização Híbrido pleno (2020) usando etanol Figura2. Custo adicional de
HCCI 1 Gasolina avançada 88%
0 tecnologias para redução de Co
5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 2
Redução das emissões de CO2 (%)² nas emissões. Jan/2009. Gallo, Fapesp
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Fonte: BCG Analysis Obs: Cada etiqueta em itálico representa um conjunto de tecnologias. HCCI = Ignição por compressão em carga 2012, adaptado do The Boston Consulting Group -
homogênea. ²Todos os números de ganhos em CO 2 têm como base o motor a gasolina. ³Valores calculados assumindo 586 g/kW•h
de intensidade de carbono na geração de energia. “The Comeback of the Electric Car”
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