Page 18 - Revista EAA - Edição 58
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tecnologia




           o futuro do motor fl ex no Brasil





           A escAlAdA pelA procurA por motores mAis eficientes,                   u é grande o interesse do etanol
           mAis econÔmicos e menos poluentes é um dos                          como biocombustível na indústria
           grAndes desAfios dA engenhAriA AutomobilísticA                      automobilística mundial;
           mundiAl, e o uso do etAnol combustível deve ter pApel                  u apesar de hoje, no Brasil, a
           preponderAnte nessA missÃo        eduardo tomanik e samantha uehara*  efi ciência  energética  dos  motores
                                                                               a etanol ser menor do que a dos
           Estudos que vêm sendo realizados pela engenharia mundial indicam que os  movidos a gasolina, o potencial é
           motores fl exíveis em combustível podem e devem continuar a ser uma gran-  o oposto: motores a etanol podem
           de vitrine da nossa tecnologia e, também, parte da solução dos problemas de  ser muito mais efi cientes que mo-
           emissões de CO  que preocupam o mundo todo. Pesquisas existentes concluem  tores a gasolina e
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           que nossa tecnologia está no caminho certo, desde que motivos políticos não ve-  u a  indústria automobilística - e
           nham perturbar a sua constante propagação. Mas, diante das demais tecnologias  sua área de pesquisa e desenvolvi-
           existentes, e já à disposição do mercado, ainda que algumas em pequena escala,  mento – tem sido uma das maiores
           gostaríamos de ressaltar alguns pontos que merecem ser discutidos. Vejamos:  incentivadoras de crescimento social
             u um veículo com motor de combustão interna movido a etanol tem  e de competividade internacional.
           menor impacto ambiental do que um puramente elétrico;               Os esforços nessa área, em especial
                                                                               em motores a etanol, precisam ser
               da produção ao uso – o ciclo completo das emissões  Figura 1. redução   fomentados e aumentados.
               Considerando as emissões para produzir combustível, o   das emissões de
               uso de biocombustíveis traz maior redução de Co 2  do que   Co , ao longo de   Etanol: melhor que elétricos na
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               veículos elétricos a bateria                toda cadeia (da     emissão de CO 2
            Emissões de CO2 (%)120                         diferentes alternativas   de instituições do porte do Massachu-
                                redução de
                 REF
                                                           produção ao uso), das
                                                                               Vários estudos internacionais, alguns
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                                                           de motorização de
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                                                                               setts Institute of Technology (MIT),
                                                           veículos (Tomanik – SAE
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                                                                               concluíram  que  o  uso  de  bioetanol
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              0                                            Verde, 2012,  adaptado do estudo   como combustível proporciona meno-
                Gasolina   Diesel   Gasolina   Diesel +  Veículo  Biodiesel  Etanol  do MIT – On the road in 2035 –   res emissões de gases de efeito estufa
                Comum  Comum  + Híbrido  Híbrido Elétrico a   MIT report Jul/2008)
                                         Bateria                               (CO  equivalente) quando se leva em
                                                                                   2
                                                                               consideração toda a cadeia de produ-
           Custo adicional por carro ($)   Veículos Elétricos deverão custar, em 2020, nos EUA, de   ção-uso – Figura 1. Basicamente, isso
            18.000                     US$ 140 a 280 para cada 1% de redução de emissão de CO 2
                                                                               se deve a dois motivos:
                             Híbrido de tomada (2008)³  Veículo elétrico³
            15.000                                                 US$ 280 por    u  embora a emissão de CO
                                                                                                              2
                                                  Eletrifi cação usando
                                                   energia da rede             em um veículo elétrico seja zero, a
                      No Brasil, 85% da eletricidade
            12.000     vem de fontes renováveis               Extensor³        produção da energia elétrica não o
                                                                               é. Mesmo no Brasil, cerca de 20%
             9.000                                               US$ 140 por
                                                               ponto porcentual  da energia elétrica é produzida
                            Híbrido pleno (2008)  Híbrido de
             6.000                         tomada (2020)³                      por usinas termoelétricas. Mun-
                                 Eletrifi cação                 US$ 70 por ponto   dialmente, parte expressiva das
                                                Diesel avançado  porcentual
             3.000 ICE   Semi-híbrido          GNV            Veículo fl ex
                 otimização               Híbrido pleno (2020)  usando etanol  Figura2. Custo adicional de
                           HCCI 1  Gasolina avançada                   88%
               0                                                               tecnologias para redução de Co
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                                            Redução das emissões de CO2 (%)²   nas emissões. Jan/2009. Gallo, Fapesp
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           Fonte: BCG Analysis   Obs: Cada etiqueta em itálico representa um conjunto de tecnologias.  HCCI = Ignição por compressão em carga   2012, adaptado do The Boston Consulting Group -
           homogênea. ²Todos os números de ganhos em CO 2  têm como base o motor a gasolina.  ³Valores calculados assumindo 586 g/kW•h
           de intensidade de carbono na geração de energia.                    “The Comeback of the Electric Car”
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