Page 17 - Revista EAA - Edição 58
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Figura 6. Diferenças entre
              mapas: referência vs. pacote de
               componentes de baixo atrito.




           Resultados

           As conclusões da validação do proto-
           colo apontam para uma boa correlação
           entre os ciclos de medição, sendo que
           a dispersão obtida é na maioria dos
           casos menor do que 0,3%, conforme
           se pode comprovar na Figura 5. A dis-
           persão tende a se acentuar quando nos
           aproximamos dos pontos de menor
           carga, devido à influência dos erros
           nas medições e da oscilação do torque
           nessa região.                     entre os mapas levantados para a versão original e para a nova proposição. Os
             No entanto, os pontos que apre-  valores positivos indicam a redução do consumo específico de combustível do
           sentam dispersão superior a 0,3 %   motor quando equipado com o novo pacote de componentes.
           têm uma representatividade inferior
           a 15% da sua totalidade, podendo   Conclusão
           ser descartados sem prejuízos para   Por meio da elaboração de um protocolo específico, que determinou com
           elaboração do mapa de consumo de   precisão o consumo nos motores diesel – no qual os principais parâmetros de in-
           combustível do motor. No geral, nas   fluência na variação dos resultados são identificados e controlados –, foi possível
           regiões de menores cargas, as disper-  estabelecer um procedimento de medição com baixa dispersão.
           sões obtidas foram da ordem de 0,3%,   Os resultados obtidos demonstraram claramente que as dispersões nas medi-
           enquanto em regiões de cargas mais   ções dependem da região de carga trabalho do motor. Assim, mantendo as me-
           altas os desvios observados foram da   dições de combustão estabilizadas e conhecidas, pode-se comparar variações de
           ordem de 0,1%.                    consumo que sejam maiores que as dispersões apresentadas, além de determinar
             Uma vez reunidos os valores de   se os resultados são provenientes das modificações dos componentes.
           consumo específico médio para cada   Esse protocolo de avaliação se apresenta como uma ferramenta de grande
           ponto planejado, e utilizando o méto-  importância não só para o desenvolvimento de componentes de motores, mas
           do de interpolação linear, são constru-  também para o embasamento dos fabricantes sobre as diferentes áreas a serem
           ídos os mapas de consumo de combus-  melhoradas. Independentemente de que as modificações sejam provenientes de
           tível específico para cada configuração   componentes que gerem menor atrito, ou sejam produzidas por soluções relacio-
           do motor. Para facilitar a visualização,   nadas aos sistemas de combustão.                       n
           são geradas curvas de iso-consumo,
           conforme representado na Figura 6.  REFERÊNCIAS
                                             (1)  the FiA Foundation. 50 by 50 Global Fuel Economy Symposium Report. Disponível
             Depois de obtidos os mapas de
                                               em: www.fiafoundation.org/50by50/ . Acesso em: 25/4/2013.
           consumo de combustível para cada
                                             (2)  transport outlook 2008. Focusing on CO Emissions from Road Vehicles,
                                                                            2
           configuração  do motor, é  possível   Discussion Paper 2008-13, oeCD/itF 2008. Disponível em: http://www.
           sobrepô-los calculando a sua diferença   internationaltransportforum.org/jtrc/DiscussionPapers/DP200813.pdf . Acesso em:
           percentual. Dessa forma, pode-se ve-  25/4/2013.
                                             (3)  sChAntl, rainer; Physical limitations of fuel consumption measurement. AsAm
           rificar a redução percentual do consu-
                                               open technology Forum europe 2012. stuttgart. 2012.
           mo específico de combustível.
             A Figura 6 mostra o quadro com
                                               *Everton Lopes da Silva, Leonardo Coelho Bergantim, Juliano Pallaoro de Souza e Carlos Roberto
           os cálculos percentuais das diferenças   Camargo são da engenharia da MAHLE Metal Leve S. A.
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