Page 17 - Revista EAA - Edição 58
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Figura 6. Diferenças entre
mapas: referência vs. pacote de
componentes de baixo atrito.
Resultados
As conclusões da validação do proto-
colo apontam para uma boa correlação
entre os ciclos de medição, sendo que
a dispersão obtida é na maioria dos
casos menor do que 0,3%, conforme
se pode comprovar na Figura 5. A dis-
persão tende a se acentuar quando nos
aproximamos dos pontos de menor
carga, devido à influência dos erros
nas medições e da oscilação do torque
nessa região. entre os mapas levantados para a versão original e para a nova proposição. Os
No entanto, os pontos que apre- valores positivos indicam a redução do consumo específico de combustível do
sentam dispersão superior a 0,3 % motor quando equipado com o novo pacote de componentes.
têm uma representatividade inferior
a 15% da sua totalidade, podendo Conclusão
ser descartados sem prejuízos para Por meio da elaboração de um protocolo específico, que determinou com
elaboração do mapa de consumo de precisão o consumo nos motores diesel – no qual os principais parâmetros de in-
combustível do motor. No geral, nas fluência na variação dos resultados são identificados e controlados –, foi possível
regiões de menores cargas, as disper- estabelecer um procedimento de medição com baixa dispersão.
sões obtidas foram da ordem de 0,3%, Os resultados obtidos demonstraram claramente que as dispersões nas medi-
enquanto em regiões de cargas mais ções dependem da região de carga trabalho do motor. Assim, mantendo as me-
altas os desvios observados foram da dições de combustão estabilizadas e conhecidas, pode-se comparar variações de
ordem de 0,1%. consumo que sejam maiores que as dispersões apresentadas, além de determinar
Uma vez reunidos os valores de se os resultados são provenientes das modificações dos componentes.
consumo específico médio para cada Esse protocolo de avaliação se apresenta como uma ferramenta de grande
ponto planejado, e utilizando o méto- importância não só para o desenvolvimento de componentes de motores, mas
do de interpolação linear, são constru- também para o embasamento dos fabricantes sobre as diferentes áreas a serem
ídos os mapas de consumo de combus- melhoradas. Independentemente de que as modificações sejam provenientes de
tível específico para cada configuração componentes que gerem menor atrito, ou sejam produzidas por soluções relacio-
do motor. Para facilitar a visualização, nadas aos sistemas de combustão. n
são geradas curvas de iso-consumo,
conforme representado na Figura 6. REFERÊNCIAS
(1) the FiA Foundation. 50 by 50 Global Fuel Economy Symposium Report. Disponível
Depois de obtidos os mapas de
em: www.fiafoundation.org/50by50/ . Acesso em: 25/4/2013.
consumo de combustível para cada
(2) transport outlook 2008. Focusing on CO Emissions from Road Vehicles,
2
configuração do motor, é possível Discussion Paper 2008-13, oeCD/itF 2008. Disponível em: http://www.
sobrepô-los calculando a sua diferença internationaltransportforum.org/jtrc/DiscussionPapers/DP200813.pdf . Acesso em:
percentual. Dessa forma, pode-se ve- 25/4/2013.
(3) sChAntl, rainer; Physical limitations of fuel consumption measurement. AsAm
rificar a redução percentual do consu-
open technology Forum europe 2012. stuttgart. 2012.
mo específico de combustível.
A Figura 6 mostra o quadro com
*Everton Lopes da Silva, Leonardo Coelho Bergantim, Juliano Pallaoro de Souza e Carlos Roberto
os cálculos percentuais das diferenças Camargo são da engenharia da MAHLE Metal Leve S. A.
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