Page 20 - Revista EAA - Edição 58
P. 20
tecnologia
13 Figura 5. O potencial de pesquisa
Resultado: menos aumento de torque “Investigations da indústria brasileira
do que previsto teoricamente on the mixture Historicamente, a indústria automo-
12
Pressão Média Efetiva ao Freio [bar] 11 Medição RON 95 combustion incentivadores de pesquisas e desen-
preparation and
bilística mundial é um dos maiores
with ethanol
volvimento, e seu papel de estimular
blends”, thomas
os aspectos sociais e de competitivi-
lauer (Austria),
10
dade são fortemente incentivados em
technology
9
tados Unidos e, mais recentemente,
Simulação E85
MOTOR 1,4 DE ASPIRAÇÃO Medição E85 university of países como Alemanha, Japão, Es-
pela Coreia do Sul e China. Ao con-
ATMOSFÉRICA (Potencial Teórico)
8 trário de alguns preconceitos, princi-
1.000 2.000 3.000 4.000 5.000 6.000 palmente em áreas acadêmicas espe-
Rotação (rpm)
cíficas, mesmo no Brasil o papel da
Fabricação de equipamentos de instrumentação indústria automobilística é relevante.
médico-hopitalaes, etc De acordo com os levantamentos da
Fabricação de máquinas para escritório e
equipamentos de informática Pesquisa de Inovação (Pintec), reali-
Metalurgia básica zada pelo Instituto Brasileiro de Ge-
ografia e Estatística (IBGE), a in-
Fabricação de artigos de borracha e plático
dústria automobilística é, de longe, a
Fabricação deprodutos alimentícios e bebidas maior alocadora de recursos. Figura
Fabricação de máquinas e equipamentos 6, da Pintec 2005.
Fabricação de máquinas, aparelhos
e materiais elétricos Conclusões e recomendações
Fabricação de material eletrônico e
de aparelhos e equipamentos de comunicações Alinhado com a sua dedicação ao uso
Fabricação de outros equipamentos de transporte de etanol e com as oportunidades de
pesquisas e desenvolvimento para a
Fabricação de produtos farmacêuticos Farmacêutica
redução de emissões de CO , ainda
2
Fabricação de produtos químicos existe muito espaço para a investiga-
Fabricação de coque, refino de petróleo, eleboração ção de uma nova geração de motores
de combustíveis nucleares e produção de alcool Automobilística
Fabricação e montagem de que tenham seu funcionamento oti-
veículos automotores, reboques e carrocerias mizado para o etanol e a gasolina. Es-
400 000 800 000 1 200 000 1 600 000 2 000 000 ses novos motores, além de se destacar
Figura 6. “spending on r&D” (de Sérgio Queiroz, Estratégias na redução de CO poderiam intro-
2,
de Inovação em Subsidiárias Localizadas no Brasil: Estudos de Casos) duzir novas tecnologias de ruptura,
o que valorizaria nossas indústrias
140% de etanol e automobilística. A Figu-
n Consumo de combustível
n CO 2 ra 7 mostra estimativas potenciais de
120%
Figura7. ganho e eficiência com a introdução
100% estimativas de de novas tecnologias em um motor
consumo de a etanol com alterações do tipo: taxa
80%
combustível de compressão elevada e variável, do-
60% e emissão wnsizing extremo, adoção da EGR,
de Co . A mistura pobre etc. em relação a um
2
40%
referência moderno motor 1,6-l TDI. n
20% (100%) é para
um motor tDi * Eduardo Tomanik e Samantha Uehara são
0 1,6 l a gasolina membros da Comissão de Motores Otto da
E100 TC 14:1 Alto EGR Downsizing: 1,0L SAE BRASIL
20