Page 43 - Revista EAA - Edição 58
P. 43

Todos os dias, durante 24 horas inin-  como é o caso de São Paulo, pelo fato de escorar o túnel com os anéis de concreto
           terruptas e sem que ninguém perce-  imediatamente após a perfuração. O sistema já foi utilizado também em metró-
           ba, um colosso com as proporções da   poles como Londres, Paris, Madri, Roma, Munique, Moscou, Tóquio, Pequim,
           fuselagem do Airbus A380, o maior   Nova Deli e Cingapura, entre outras.
           avião comercial do mundo, rompe o
           subsolo de São Paulo, abrindo cami-  Pressão no fi m do túnel
           nho para novas alternativas de mobi-  Fabricado sob encomenda, o Shield EPB tem a sua especifi cação defi nida a par-
           lidade na região metropolitana mais   tir de informações a respeito do perfi l geológico dos trechos a serem escavados,
           adensada do país. Conhecido como   fornecidas pela empresa que adquire o equipamento. Para o metrô de São Paulo,
           “Megatatuzão”, tal criatura é uma gi-  a máquina foi importada em 2006 pela Construtora Odebrecht – participante
           gantesca tuneladora (designação dada   dos consórcios licitados para as execuções das obras linhas 4 e 5 –, sendo o pri-
           às máquinas para escavação de túneis)   meiro Shield EPB do Brasil. A escavadeira desembarcou no Porto de Santos
           que está sendo utilizada nas obras da   desmontada em 24 grandes peças e mais 82 contêineres de acessórios. De acordo
           Linha 5 (Lilás) do metrô paulistano.   com o diretor de operações do Metrô de São Paulo, Conrado Grava de Souza,
           O equipamento vai perfurar um tre-  um equipamento novo semelhante custa, em valores atuais, entre US$ 48 e US$
           cho total de 4.800 m, entre as esta-  52 milhões, conforme a confi guração.
           ções Adolfo Pinheiro e Chácara Kla-  O Shield EPB em operação na Linha 5 é o mesmo equipamento empregado
           bin, na zona sul da cidade.       na construção da Linha 4 Amarela (entregue em 2011, com 12,8 km). Para a
              O nome técnico da máquina é    segunda utilização, porém, ele foi remanufaturado, em 2012, pela própria fabri-
           Shield EPB (Earth Pressure Balan-  cante. Além da troca de diversos itens, a roda de corte e a carcaça da tuneleira
           ced) – em português, escavadeira com   foram substituídas por peças novas trazidas da Alemanha, em função do aumen-
           pressão balanceada de terra. Ou seja,   to do diâmetro da perfuração em 1,09 m.
           a tuneladora trabalha compensan-     Maior Shield da América Latina, o Megatatuzão mede 75 m de comprimen-
           do a pressão exercida pelo solo a ser   to e tem peso total de 1.800 toneladas. É composto pelo shield (escudo, em inglês)
           escavado na frente da roda de corte   – formado pela a roda de corte de 10,5 m de diâmetro – e pelo chamado back-up,
           por meio de uma câmara de contra-  onde são instalados todos os outros equipamentos necessários ao funcionamento
           balanço, localizada logo atrás da roda   da máquina como os motores, a cabine de operação, painéis elétricos, bombas e
           de corte, preenchida com o próprio   os sistemas hidráulicos e de movimentação dos anéis de concreto, entre outros.
           material escavado. A retirada do ma-  Além da tuneladora, outros implementos são necessários para a construção do
           terial desta câmara é feita de forma   túnel, entre eles as instalações para fabricação dos anéis pré-moldados e prepara-
           controlada, para manter balancea-  ção do graute (calda) de injeção; a esteira para retirada do solo escavado; os siste-
           mento da pressão. Além de perfurar
           com precisão dimensional e direcio-
           nal em diâmetros que variam de 1,7 a
           16 m, e de retirar o material escavado,
           o Shield EPB instala os anéis do re-
           vestimento de concreto, simultanea-
           mente, deixando o túnel totalmente
           pronto para a montagem dos trilhos
           ou do pavimento para automóveis,
           sistemas de alimentação elétrica, si-
           nalização e telecomunicações.
              Fabricado pela Herrenknecht, em
           Schwanau, na Alemanha, o Shield
           EPB representa o que há de mais
           avançado em tecnologia para cons-
                                             tuneleira é fabricada pela
           trução de túneis, e é especialmente
                                             herrenknecht, na Alemanha
           indicado para regiões de solo instável,
                                                                                                           43
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48