Page 43 - Revista EAA - Edição 58
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Todos os dias, durante 24 horas inin- como é o caso de São Paulo, pelo fato de escorar o túnel com os anéis de concreto
terruptas e sem que ninguém perce- imediatamente após a perfuração. O sistema já foi utilizado também em metró-
ba, um colosso com as proporções da poles como Londres, Paris, Madri, Roma, Munique, Moscou, Tóquio, Pequim,
fuselagem do Airbus A380, o maior Nova Deli e Cingapura, entre outras.
avião comercial do mundo, rompe o
subsolo de São Paulo, abrindo cami- Pressão no fi m do túnel
nho para novas alternativas de mobi- Fabricado sob encomenda, o Shield EPB tem a sua especifi cação defi nida a par-
lidade na região metropolitana mais tir de informações a respeito do perfi l geológico dos trechos a serem escavados,
adensada do país. Conhecido como fornecidas pela empresa que adquire o equipamento. Para o metrô de São Paulo,
“Megatatuzão”, tal criatura é uma gi- a máquina foi importada em 2006 pela Construtora Odebrecht – participante
gantesca tuneladora (designação dada dos consórcios licitados para as execuções das obras linhas 4 e 5 –, sendo o pri-
às máquinas para escavação de túneis) meiro Shield EPB do Brasil. A escavadeira desembarcou no Porto de Santos
que está sendo utilizada nas obras da desmontada em 24 grandes peças e mais 82 contêineres de acessórios. De acordo
Linha 5 (Lilás) do metrô paulistano. com o diretor de operações do Metrô de São Paulo, Conrado Grava de Souza,
O equipamento vai perfurar um tre- um equipamento novo semelhante custa, em valores atuais, entre US$ 48 e US$
cho total de 4.800 m, entre as esta- 52 milhões, conforme a confi guração.
ções Adolfo Pinheiro e Chácara Kla- O Shield EPB em operação na Linha 5 é o mesmo equipamento empregado
bin, na zona sul da cidade. na construção da Linha 4 Amarela (entregue em 2011, com 12,8 km). Para a
O nome técnico da máquina é segunda utilização, porém, ele foi remanufaturado, em 2012, pela própria fabri-
Shield EPB (Earth Pressure Balan- cante. Além da troca de diversos itens, a roda de corte e a carcaça da tuneleira
ced) – em português, escavadeira com foram substituídas por peças novas trazidas da Alemanha, em função do aumen-
pressão balanceada de terra. Ou seja, to do diâmetro da perfuração em 1,09 m.
a tuneladora trabalha compensan- Maior Shield da América Latina, o Megatatuzão mede 75 m de comprimen-
do a pressão exercida pelo solo a ser to e tem peso total de 1.800 toneladas. É composto pelo shield (escudo, em inglês)
escavado na frente da roda de corte – formado pela a roda de corte de 10,5 m de diâmetro – e pelo chamado back-up,
por meio de uma câmara de contra- onde são instalados todos os outros equipamentos necessários ao funcionamento
balanço, localizada logo atrás da roda da máquina como os motores, a cabine de operação, painéis elétricos, bombas e
de corte, preenchida com o próprio os sistemas hidráulicos e de movimentação dos anéis de concreto, entre outros.
material escavado. A retirada do ma- Além da tuneladora, outros implementos são necessários para a construção do
terial desta câmara é feita de forma túnel, entre eles as instalações para fabricação dos anéis pré-moldados e prepara-
controlada, para manter balancea- ção do graute (calda) de injeção; a esteira para retirada do solo escavado; os siste-
mento da pressão. Além de perfurar
com precisão dimensional e direcio-
nal em diâmetros que variam de 1,7 a
16 m, e de retirar o material escavado,
o Shield EPB instala os anéis do re-
vestimento de concreto, simultanea-
mente, deixando o túnel totalmente
pronto para a montagem dos trilhos
ou do pavimento para automóveis,
sistemas de alimentação elétrica, si-
nalização e telecomunicações.
Fabricado pela Herrenknecht, em
Schwanau, na Alemanha, o Shield
EPB representa o que há de mais
avançado em tecnologia para cons-
tuneleira é fabricada pela
trução de túneis, e é especialmente
herrenknecht, na Alemanha
indicado para regiões de solo instável,
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