Page 48 - Revista EAA - Edição 58
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aeroespacial





           airlander, a maior aeronave do mundo                                desembarque ou carga/descarga. Du-
           originalmente comprado do exército dos estados unidos, o Airlander hybrid Air vehicle   rante o voo, o ACLS é embutido no
           – um imenso dirigível tão largo quanto um campo de futebol – irá voar pela primeira vez   casco (também por sucção), a fim de
           com seus desenvolvedores ingleses ainda este ano                    permitir um perfil limpo. Nos veícu-
           Hybrid Air Vehicle (HAV): o veículo híbrido Aéreo em detalhes (no sentido horário):
                                                                               los  de  vigilância  não  tripulados,  são
                                            Pele: combinação de vectran, Kevlar e mylar,   usados tubos pneumáticos, mais sim-
           Bowthruster:                 material que contém o gás hélio foi desenvolvido
           propulsor para                     pelo exército estadunidense para resistir a   ples, para economizar peso e aumen-
           manobras                                                            tar a autonomia.
                                                 disparos de pequenas armas de fogo  Não depender de infraestrutura
                                                        Dutos do propulsor dianteiro
                                                              o dirigível é inflado   (pista, heliporto etc.) permite ao ve-
                                                               com uma mistura    ículo operar comercialmente ponto
           Módulo de carga                                          de ar e hélio    a ponto, oferecendo maior benefício
                                                                não-inflamável, à   em termos de tempo, redução de ris-
                                                               pressão pouco da   cos, custos e meio ambiente. Para a
                                                                   atmosférica
              Especificações                                                   HAV, essa flexibilidade de utilização
              Comprimento 92 m                                        Duto do   também torna o Airlander um veícu-
                 Largura 34 m  Radar e                               propulsor   lo ideal, por exemplo, para o envio de
                Carga útil 50 ton                                     traseiro
             Altura máxima 6.000 m  comunicações.           Combustível        ajuda humanitária às vítimas de de-
               Autonomia 2.500 km  o hAv pode voar remotamente   / módulo      sastres naturais ou conflitos – quando,
           Permanência no ar 21 dias  ou com dois tripulantes  de carga
             Veloc. máxima 150 km/h                                            geralmente, as condições de acesso são
                                                                               precárias ou impossíveis.
           Capacidade de voo: o hAv ganha altura usando três diferentes fontes
                                                                               Investidor entusiasmado
                                                                               O desenvolvimento civil do Airlander
                                                                               está sendo custeado por meio de
                                                                               uma subvenção do governo britâni-
                                                                               co, no valor de 2,5 milhões de libras
             1. Elevação aerodinâmica:   2. Impulso vetorizado: quatro motores a   3. Elevação aerostática:
             gerada pelo formato   diesel, usados principalmente para os   gerada pelo hélio   (R$  8,2 milhões), e de investido-
             do corpo          pousos e decolagens        contido na aeronave  res privados individuais, incluindo
                                                                               Bruce Dickinson, vocalista da banda
         ilustrAÇÕes GrAPhiC neWs  suspender acima de 200 toneladas    Estados Unidos pode levar 120 ton de carga. No entanto,   comercial e comandante do Boeing
                                            C-5 Galaxy: maior avião de transporte do exército dos
           Com capacidade potencial para
                                                                               de rock inglesa Iron Maiden, piloto
                                            tem autonomia de 5.000 km e pode voar a até 920 km/h
           e possibilidade de aterrissar em
                                                                               757 do grupo.
           qualquer lugar, inclusive sobre a água,
                                                                                  Durante a apresentação do Airlan-
           o HAV tem vantagens sobre aeronaves
                                                                               der, no hangar nº 1 de Cardington,
           de transporte convencionais
                                                                               em Bedfordshire, na Inglaterra – cuja
           Em qualquer lugar                                                   construção centenária, com seus 250
           Além da decolagem e do pouso convencionais (CTOL, conventional take-off and   metros de fundos, é tão impressio-
           landing), em pista, com velocidade ao redor de 40 nós (74 km/h), o Airlander   nante quanto  à máquina  voadora ali
           também é capaz de executar os procedimentos de forma vertical (VTOL, vertical   abrigada —, o britânico não conteve a
           take-off and landing); isso lhe possibilita, por exemplo, pairar enquanto iça até   empolgação com o dirigível: “Ele está
           40% da sua capacidade de carga útil.                                dominando minha imaginação. Eu
             Associada a essa aptidão, a versão Heavy Lift usa o inovador sistema de pouso   quero viajar nessa coisa e voar de polo
           ACLS (sigla em inglês de Air Cushion Landing System), formado por colchões de   a polo”. No que depender da HAV, o
           ar sob o casco, e que permite ao veículo pousar em, praticamente, qualquer lugar.   sonho do Ícaro roqueiro não está dis-
           Para simplificar a manobrabilidade, o SCLS atua junto com o bow thruster, uma   tante: a empresa planeja fazer o pri-
           pequena hélice dianteira para movimentação lateral. O ACLS também pode ser   meiro voo com o HAV 304 Airlander
           usado para criar sucção e manter o Airlander estacionado durante o embarque/  até o final de 2014.   n

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