Page 48 - Revista EAA - Edição 58
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aeroespacial
airlander, a maior aeronave do mundo desembarque ou carga/descarga. Du-
originalmente comprado do exército dos estados unidos, o Airlander hybrid Air vehicle rante o voo, o ACLS é embutido no
– um imenso dirigível tão largo quanto um campo de futebol – irá voar pela primeira vez casco (também por sucção), a fim de
com seus desenvolvedores ingleses ainda este ano permitir um perfil limpo. Nos veícu-
Hybrid Air Vehicle (HAV): o veículo híbrido Aéreo em detalhes (no sentido horário):
los de vigilância não tripulados, são
Pele: combinação de vectran, Kevlar e mylar, usados tubos pneumáticos, mais sim-
Bowthruster: material que contém o gás hélio foi desenvolvido
propulsor para pelo exército estadunidense para resistir a ples, para economizar peso e aumen-
manobras tar a autonomia.
disparos de pequenas armas de fogo Não depender de infraestrutura
Dutos do propulsor dianteiro
o dirigível é inflado (pista, heliporto etc.) permite ao ve-
com uma mistura ículo operar comercialmente ponto
Módulo de carga de ar e hélio a ponto, oferecendo maior benefício
não-inflamável, à em termos de tempo, redução de ris-
pressão pouco da cos, custos e meio ambiente. Para a
atmosférica
Especificações HAV, essa flexibilidade de utilização
Comprimento 92 m Duto do também torna o Airlander um veícu-
Largura 34 m Radar e propulsor lo ideal, por exemplo, para o envio de
Carga útil 50 ton traseiro
Altura máxima 6.000 m comunicações. Combustível ajuda humanitária às vítimas de de-
Autonomia 2.500 km o hAv pode voar remotamente / módulo sastres naturais ou conflitos – quando,
Permanência no ar 21 dias ou com dois tripulantes de carga
Veloc. máxima 150 km/h geralmente, as condições de acesso são
precárias ou impossíveis.
Capacidade de voo: o hAv ganha altura usando três diferentes fontes
Investidor entusiasmado
O desenvolvimento civil do Airlander
está sendo custeado por meio de
uma subvenção do governo britâni-
co, no valor de 2,5 milhões de libras
1. Elevação aerodinâmica: 2. Impulso vetorizado: quatro motores a 3. Elevação aerostática:
gerada pelo formato diesel, usados principalmente para os gerada pelo hélio (R$ 8,2 milhões), e de investido-
do corpo pousos e decolagens contido na aeronave res privados individuais, incluindo
Bruce Dickinson, vocalista da banda
ilustrAÇÕes GrAPhiC neWs suspender acima de 200 toneladas Estados Unidos pode levar 120 ton de carga. No entanto, comercial e comandante do Boeing
C-5 Galaxy: maior avião de transporte do exército dos
Com capacidade potencial para
de rock inglesa Iron Maiden, piloto
tem autonomia de 5.000 km e pode voar a até 920 km/h
e possibilidade de aterrissar em
757 do grupo.
qualquer lugar, inclusive sobre a água,
Durante a apresentação do Airlan-
o HAV tem vantagens sobre aeronaves
der, no hangar nº 1 de Cardington,
de transporte convencionais
em Bedfordshire, na Inglaterra – cuja
Em qualquer lugar construção centenária, com seus 250
Além da decolagem e do pouso convencionais (CTOL, conventional take-off and metros de fundos, é tão impressio-
landing), em pista, com velocidade ao redor de 40 nós (74 km/h), o Airlander nante quanto à máquina voadora ali
também é capaz de executar os procedimentos de forma vertical (VTOL, vertical abrigada —, o britânico não conteve a
take-off and landing); isso lhe possibilita, por exemplo, pairar enquanto iça até empolgação com o dirigível: “Ele está
40% da sua capacidade de carga útil. dominando minha imaginação. Eu
Associada a essa aptidão, a versão Heavy Lift usa o inovador sistema de pouso quero viajar nessa coisa e voar de polo
ACLS (sigla em inglês de Air Cushion Landing System), formado por colchões de a polo”. No que depender da HAV, o
ar sob o casco, e que permite ao veículo pousar em, praticamente, qualquer lugar. sonho do Ícaro roqueiro não está dis-
Para simplificar a manobrabilidade, o SCLS atua junto com o bow thruster, uma tante: a empresa planeja fazer o pri-
pequena hélice dianteira para movimentação lateral. O ACLS também pode ser meiro voo com o HAV 304 Airlander
usado para criar sucção e manter o Airlander estacionado durante o embarque/ até o final de 2014. n
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