Page 45 - Revista EAA - Edição 58
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turas etc. As pressões de operação são
sempre definidas e acompanhadas pelo
Engenheiro de Operação e pelos geo-
técnicos. O computador que monitora
as funções do equipamento se mantém
em comunicação direta com o túnel e
com o fabricante, na Alemanha.
A máquina está preparada para
perfurar solos e rochas, devido à face
pressurizada para não rebaixar o len-
çol freático. A profundidade de esca- os dados em tempo real. A máquina Back-up abriga os motores,
vação depende do tipo de solo e da
pode ser mantida em uma rota con- comandos e sistemas elétricos
pressão de água. O Megatatuzão é trolada ao longo do eixo projetado do e hidráulicos
capaz de escavar a cerca de 30 m da
túnel e a uma velocidade constante,
superfície, em média, porém, pode ir
mesmo nas condições geológicas mais
a até 60 m com coluna d’água; a pro- duras. Esse sistema, aliado à biarticulação traseira e dianteira, confere à máquina
fundidade mínima recomendada é de
a capacidade de fazer curvas em raios menores e recuperar perdas de direção.
duas vezes o diâmetro de perfuração,
Outra vantagem é o sistema de minigrippers, cujas sapatas são capazes de reagir
ou 20 metros.
à rotação da roda quando esta encontra material resistente.
“Ao contrário do que muita gente Para o funcionamento do Shield EPB são necessários, em média, 180 cola-
imagina, o sistema GPS não funcio-
boradores, divididos em três turnos de 50 operários, mais 30 profissionais entre
na dentro do túnel, sendo necessário
engenheiros e técnicos. A operação na Linha 5 é contínua nas 24 horas, sendo
a implantação da direção e cota (nível) que quatro são destinadas a manutenção preventiva diária e manutenção preven-
para o nível subterrâneo o uso da to-
tiva e corretiva aos domingos. De acordo com o Metrô, a entrega da obra está
pografia clássica”, explica Souza. Para
prevista para o primeiro semestre de 2016. n
tanto, o Megatatuzão dispõe de um
sistema direcional com estações to-
na cabine de comando, controlador
pográficas a laser e um software que
tem acesso a todos os dados
reconhece a cada metro o eixo do tú-
dinâmicos da máquina. operação
nel, ou o Alinhamento Projetado do
do megatatuzão envolve 180
Túnel (DTA). O alvo fotossensível é
trabalhadores, divididos em três turnos
montado dentro do Shield e sua po-
sição é determinada de forma precisa
durante a instalação. Um teodolito la-
ser fixado na parede do túnel controla
de forma contínua a posição do alvo e
determina a sua posição em relação ao
eixo do túnel durante todo o processo
de tunelamento. A direção da medi-
ção é exibida e os desvios horizontal e
vertical em relação ao eixo da máquina
são derivados por meio de um feixe de
laser visível.
Em paralelo, os Shield EPB são
equipados com sistemas de navegação
da VMT GmbH; eles determinam
a posição exata e a tendência de mo-
vimentação da escavadeira, exibindo
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