Page 46 - Revista EAA - Edição 58
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aeroespacial




           A nova maior



           aeronave do mundo






           com 92 metros de pontA A pontA, o AirlAnder                            Originalmente desenvolvido para
           quer fAzer de seu pArticulAr sistemA híbrido de                     o Exército dos Estados Unidos, em
           sustentAÇÃo umA revoluÇÃo no trAnsporte de longA                    2009, que utilizaria o veículo para
                                                                               vigilância, o programa foi encerrado
           distânciA – e já A pArtir deste Ano      Fabio ometto
                                                                               no ano passado devido aos cortes de
                                                                               orçamento. A HAV pagou, então,
           Unindo características de dirigível, avião, helicóptero e hovercraft, o HAV 304   US$ 301 milhões (cerca de R$ 707
           Airlander foi apresentado recentemente, na Inglaterra, pela Hybrid Air Vehicles   milhões) – uma fração do custo de
           (HAV), empresa britânica que concebeu o projeto. Com seus 92 metros (302   desenvolvimento – para ficar com o
           pés) de comprimento, o Airlander  – que basicamente é um dirigível com siste-  protótipo e o direito de levar o pro-
           mas de propulsão, permanência em voo e de operação superdesenvolvidos – as-  jeto adiante.
           sume a posição de maior aeronave do mundo construída atualmente. Para se ter
           ideia de sua grandiosidade, o Airlander é 18 m mais longo do que o Airbus A380   Confiável e espaçoso
           e o Boeing 747-8, os maiores aviões comerciais em operação, e cerca de 9 metros   Segundo a HVA, o Airlander foi pro-
           mais comprido que o Antonov An-225, o maior aparelho em atividade hoje.  jetado  para  ser  a forma  mais  segura
             Entretanto, mais do que dimensões impressionantes, o Airlander dispõe de   de viajar. Para tanto, ao contrário do
           uma peculiar capacidade híbrida de voar – que combina a flutuação por gás hélio   hidrogênio altamente explosivo uti-
           e a sustentação aerodinâmica –, proporcionando ao veículo uma versatilidade   lizado nos antigos dirigíveis antes da
           de operação e eficiência energética únicas. Apesar de bem lento em relação às   Segunda Guerra Mundial, o inerte
           aeronaves convencionais – velocidade máxima de 150 km/h –, o Airlander é   gás hélio usado no Airlander (nos atu-
           capaz de deslocar grandes quantidades de mercadorias por longas distâncias.   ais dirigíveis e nos balões infantis) não
           Graças ao “trem de pouso” composto de colchões de ar, o Airlander pode decolar   é inflamável. Mais ainda, o chamado
           e aterrissar em qualquer superfície minimamente plana – incluindo terra, água,   “envelope” onde o gás fica contido, a
           neve e gelo. E, para completar, a aeronave pode ser operada por apenas dois tri-  uma pressão pouco maior do que a at-
           pulantes, ou remotamente, como um drone, a partir de uma estação de controle,   mosférica, é uma laminação composta
           sem ninguém a bordo.                                                de Vectran, Kevlar e Mylar, desenvol-
                                                                               vida  pelos militares  americanos  para
                                                     o hangar de Cardington,   resistir a disparos de pequenas armas
                                                em Bedfordshire, na inglaterra,   de fogo; o casco inflável também in-
                                                 tão impressionante quanto à   corpora, internamente, um sistema
                                                            máquina voadora    caternário para o suporte do módulo
                                                                               de carga. O formato aerodinâmico do
                                                                               casco – bicilíndrico paralelo e abaula-
                                                                               do, no sentido longitudinal, e elíptico,
                                                                               no transversal – gera cerca de 40% da
                                                                               sustentação da aeronave.
                                                                                  O sistema de propulsão do Air-
                                                                               lander é formado por motores simi- Fotos/ilustrAÇÕes DivulGAÇão
                                                                               lares aos encontrados nas aeronaves
                                                                               de asa fixa. Enquanto a maioria dos
                                                                               dirigíveis tem menos de 1.000 shp

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