Page 46 - Revista EAA - Edição 58
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aeroespacial
A nova maior
aeronave do mundo
com 92 metros de pontA A pontA, o AirlAnder Originalmente desenvolvido para
quer fAzer de seu pArticulAr sistemA híbrido de o Exército dos Estados Unidos, em
sustentAÇÃo umA revoluÇÃo no trAnsporte de longA 2009, que utilizaria o veículo para
vigilância, o programa foi encerrado
distânciA – e já A pArtir deste Ano Fabio ometto
no ano passado devido aos cortes de
orçamento. A HAV pagou, então,
Unindo características de dirigível, avião, helicóptero e hovercraft, o HAV 304 US$ 301 milhões (cerca de R$ 707
Airlander foi apresentado recentemente, na Inglaterra, pela Hybrid Air Vehicles milhões) – uma fração do custo de
(HAV), empresa britânica que concebeu o projeto. Com seus 92 metros (302 desenvolvimento – para ficar com o
pés) de comprimento, o Airlander – que basicamente é um dirigível com siste- protótipo e o direito de levar o pro-
mas de propulsão, permanência em voo e de operação superdesenvolvidos – as- jeto adiante.
sume a posição de maior aeronave do mundo construída atualmente. Para se ter
ideia de sua grandiosidade, o Airlander é 18 m mais longo do que o Airbus A380 Confiável e espaçoso
e o Boeing 747-8, os maiores aviões comerciais em operação, e cerca de 9 metros Segundo a HVA, o Airlander foi pro-
mais comprido que o Antonov An-225, o maior aparelho em atividade hoje. jetado para ser a forma mais segura
Entretanto, mais do que dimensões impressionantes, o Airlander dispõe de de viajar. Para tanto, ao contrário do
uma peculiar capacidade híbrida de voar – que combina a flutuação por gás hélio hidrogênio altamente explosivo uti-
e a sustentação aerodinâmica –, proporcionando ao veículo uma versatilidade lizado nos antigos dirigíveis antes da
de operação e eficiência energética únicas. Apesar de bem lento em relação às Segunda Guerra Mundial, o inerte
aeronaves convencionais – velocidade máxima de 150 km/h –, o Airlander é gás hélio usado no Airlander (nos atu-
capaz de deslocar grandes quantidades de mercadorias por longas distâncias. ais dirigíveis e nos balões infantis) não
Graças ao “trem de pouso” composto de colchões de ar, o Airlander pode decolar é inflamável. Mais ainda, o chamado
e aterrissar em qualquer superfície minimamente plana – incluindo terra, água, “envelope” onde o gás fica contido, a
neve e gelo. E, para completar, a aeronave pode ser operada por apenas dois tri- uma pressão pouco maior do que a at-
pulantes, ou remotamente, como um drone, a partir de uma estação de controle, mosférica, é uma laminação composta
sem ninguém a bordo. de Vectran, Kevlar e Mylar, desenvol-
vida pelos militares americanos para
o hangar de Cardington, resistir a disparos de pequenas armas
em Bedfordshire, na inglaterra, de fogo; o casco inflável também in-
tão impressionante quanto à corpora, internamente, um sistema
máquina voadora caternário para o suporte do módulo
de carga. O formato aerodinâmico do
casco – bicilíndrico paralelo e abaula-
do, no sentido longitudinal, e elíptico,
no transversal – gera cerca de 40% da
sustentação da aeronave.
O sistema de propulsão do Air-
lander é formado por motores simi- Fotos/ilustrAÇÕes DivulGAÇão
lares aos encontrados nas aeronaves
de asa fixa. Enquanto a maioria dos
dirigíveis tem menos de 1.000 shp
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