Page 50 - Revista EAA - Edição 58
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tecnologia




           novas tecnologias para 2014





           fAbricAntes e fornecedores só fAlAm em inovAÇÃo.                    tradução e adaptação autorizada de
           nestA mAtériA especiAl, A primeirA de duAs, A                       “new technologies For 2014”, matéria
           Automotive engineering internAtionAl destAcA,                       publicada na revista automotive
                                                                               engineering international online,
           em ordem AleAtóriA, AlgumAs dAs mAis notáveis                       vol. 4,  n°10, 3 de dezembro de 2013, texto
           inovAÇões pArA os modelos 2014.                                     redação da revista e tradução bob sharp



           Suspensão do Classe S “vê” a via à frente
           A Mercedes-Benz, utilizando sis-
           temas eletrônicos em rede (fusão de
           sensores),  introduziu  em seu  Classe
           S – ano/modelo 2014 – um sistema
           de suspensão capaz de “ver” a super-
           fície da via à frente e tomar decisões
           em ultra-alta velocidade sobre como
           se comportar sobre ela. Chamado de
           Magic Body Control (MBC), controle
           mágico da carroceria, o sistema antici-
           pativo vem com uma mundialmente
           pioneira câmera estéreo de varredu-
           ra da pista e o já conhecido Controle
           Ativo da Carroceria da Mercedes. As câmeras montadas no para-brisa monito-  roda por meio de um sistema hidráuli-
           ram a pista em uma distância de 15 m à frente do carro. Analisando o resultado   co ativo. O MBC reage em “fração de
           das imagens e informação de como o carro está sendo dirigido, uma unidade de   segundo” e funciona em velocidades
           controle, então, calcula a estratégia ideal. Isso significa amolecer ou endurecer a   de até 130 km/h. Ver artigo a respeito
           reação dos amortecedores antes do evento e aumentar ou reduzir a carga em cada   em http://articles.sae.org/12330.

           Jeep estreia primeiro automático
           de nove marchas da indústria
           O Jeep Cherokee 2014 é o primeiro veículo de produção
           a vir de série com câmbio automático de nove marchas,
           distinção que divide com o Land Rover Range Rover
           Evoque de mesmo ano/modelo. Desenvolvido pela ZF
           (como o 9HP), a Chrysler produz a sua versão 948TE,
           sob licença, em Kohomo, Indiana. Oferecendo uma fai-
           xa de relação de 9,81, com primeira 4,71, e quatro rela-
           ções multiplicadas (marchas 6 a 9), o 948TE tem um
           marcha para virtualmente cada condição de carga. É o
           primeiro automático para tração dianteira a usar luvas
           de engate rápido (dog clutch) para ativar as trocas 4ª/5ª
           e 7ª/8ª. Os elementos de troca do engate rápido virtual-
           mente eliminam as perdas por torque de arrasto ineren-
           tes às embreagens multidisco. Ver artigo a respeito em                                               Fotos DivulGAÇão
           http://articles.sae.org/11884.

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