Page 50 - Revista EAA - Edição 58
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tecnologia
novas tecnologias para 2014
fAbricAntes e fornecedores só fAlAm em inovAÇÃo. tradução e adaptação autorizada de
nestA mAtériA especiAl, A primeirA de duAs, A “new technologies For 2014”, matéria
Automotive engineering internAtionAl destAcA, publicada na revista automotive
engineering international online,
em ordem AleAtóriA, AlgumAs dAs mAis notáveis vol. 4, n°10, 3 de dezembro de 2013, texto
inovAÇões pArA os modelos 2014. redação da revista e tradução bob sharp
Suspensão do Classe S “vê” a via à frente
A Mercedes-Benz, utilizando sis-
temas eletrônicos em rede (fusão de
sensores), introduziu em seu Classe
S – ano/modelo 2014 – um sistema
de suspensão capaz de “ver” a super-
fície da via à frente e tomar decisões
em ultra-alta velocidade sobre como
se comportar sobre ela. Chamado de
Magic Body Control (MBC), controle
mágico da carroceria, o sistema antici-
pativo vem com uma mundialmente
pioneira câmera estéreo de varredu-
ra da pista e o já conhecido Controle
Ativo da Carroceria da Mercedes. As câmeras montadas no para-brisa monito- roda por meio de um sistema hidráuli-
ram a pista em uma distância de 15 m à frente do carro. Analisando o resultado co ativo. O MBC reage em “fração de
das imagens e informação de como o carro está sendo dirigido, uma unidade de segundo” e funciona em velocidades
controle, então, calcula a estratégia ideal. Isso significa amolecer ou endurecer a de até 130 km/h. Ver artigo a respeito
reação dos amortecedores antes do evento e aumentar ou reduzir a carga em cada em http://articles.sae.org/12330.
Jeep estreia primeiro automático
de nove marchas da indústria
O Jeep Cherokee 2014 é o primeiro veículo de produção
a vir de série com câmbio automático de nove marchas,
distinção que divide com o Land Rover Range Rover
Evoque de mesmo ano/modelo. Desenvolvido pela ZF
(como o 9HP), a Chrysler produz a sua versão 948TE,
sob licença, em Kohomo, Indiana. Oferecendo uma fai-
xa de relação de 9,81, com primeira 4,71, e quatro rela-
ções multiplicadas (marchas 6 a 9), o 948TE tem um
marcha para virtualmente cada condição de carga. É o
primeiro automático para tração dianteira a usar luvas
de engate rápido (dog clutch) para ativar as trocas 4ª/5ª
e 7ª/8ª. Os elementos de troca do engate rápido virtual-
mente eliminam as perdas por torque de arrasto ineren-
tes às embreagens multidisco. Ver artigo a respeito em Fotos DivulGAÇão
http://articles.sae.org/11884.
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