Page 51 - Revista EAA - Edição 58
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O i3 da BMW eleva os limites da fibra de carbono
           Com seu i3 2014, a BMW está estendendo os limites em relação ao plástico re-
           forçado com fibra de carbono (CFRP, a sigla em inglês). Nenhum outro carro de
           produção em série utiliza tanto esse material de alta resistência e baixo peso. No
           i3 elétrico, a bateria (uma versão de autonomia estendida também é oferecida) é
           usada na estrutura da carroceria. A BMW trabalhou com vários fornecedores,
           como o SGL Group, para inovar não apenas na composição e produção das
           fibras de carbono e peças de CFRP, mas também em como as peças são unidas;
           para o i3 (e no carro esporte híbrido i8, a caminho), uma cola especial foi desen-
           volvida e as peças são coladas em uma exclusiva área de armação de carrocerias,
           altamente automatizada. Ver artigo a respeito em http://articles.sae.org/12529.

           CLA 45 AMG tem o mais potente quatro-cilindros
           A Mercedes-Benz diz que o motor de seu CLA 45 AMG produz 355 cv e
           45,9 m•kgf. O 2-litros com turbocompressor de dupla voluta tem potência es-
           pecífica de 178 cv/l, graças ao turbo pressurizando até 1,8 bar. O resultado é o
           sedã compacto acelerar de 0 a 96,5 km/h em 4,5 segundos e atingir velocidade
           de 249 km/h. O motor utiliza injeções e centelhas múltiplas para ajudar nas altas
           pressões de combustão. Interresfriador água/ar também ajuda a baixar a tempe-
           ratura da carga. O bloco do motor fundido em areia usa a tecnologia Nanoslide
           da Mercedes para revestimento dos cilindros – que consiste em um processo de
           arco de duplo fio para aspergir carbono e ferro nos cilindros em bruto e produzir
           uma superfície dura, de baixo atrito e altamente espelhada. Ver artigo a respeito
           em http://articles.sae.org/11972.

           Mitsubishi bimotor híbrido-elétrico de tomada carrega enquanto anda
           O Mitsubishi Outlander híbrido-elétrico de tomada utiliza um singular trem-
           -de- força que combina um par de motores elétricos de 81,5 cv, bateria de íons de
           lítio e motor de combustão interna a gasolina. O eCâmbio Multi-Modo GKN
           – usado como transeixo dianteiro – oferece três modos de operação com duas
           fontes de força: modo Elétrico (eixo dianteiro e  eixo traseiro acionados pelos
           motores elétricos apenas, o dianteiro atrelado ao eCâmbio); modo Híbrido em
           Série (motor a combustão acionando um gerador para carregar a bateria en-
           quanto o carro segue tracionado pelos motores elétricos traseiros e dianteiros),
           e modo Híbrido Paralelo (o torque do motor a combustão chega ao eCâmbio e
           deste às rodas dianteiras através de uma embreagem hidráulica que permanece
           desacoplada nos outros modos).

           Isolamento térmico da Nasa mantém o Corvette frio
           O termo “aerogel” descreve um gel composto de um sólido microporoso – tipi-
           camente sílica, vidro ou zeolitos – no qual a fase dispersa é um gás. A Nasa usa
           aerogels para isolamento térmico nas vestimentas espaciais e no veículo explora-
           dor de Marte. Recentemente, o Chevrolet Corvette Stingray 2014 tornou-se o
           primeiro veículo de produção a utilizar o aerogel como isolante térmico de baixo
           peso; neste caso, um banho aspergido no interior do túnel da transmissão do
           veículo. O aerogel, fornecido pela PaCor Inc. aos fornecedores Tier 1 IAC e HP
                                                                                        o túnel da transmissão do c7
           Pelzer, é inigualável em desempenho, mas não é caro, disse o engenheiro-chefe
                                                                                     recebe uma aplicação de aerogel
           da divisão Corvette, Tadge Juechter.                                           após a soldagem do chassi
                                                                                                           51
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