Page 51 - Revista EAA - Edição 58
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O i3 da BMW eleva os limites da fibra de carbono
Com seu i3 2014, a BMW está estendendo os limites em relação ao plástico re-
forçado com fibra de carbono (CFRP, a sigla em inglês). Nenhum outro carro de
produção em série utiliza tanto esse material de alta resistência e baixo peso. No
i3 elétrico, a bateria (uma versão de autonomia estendida também é oferecida) é
usada na estrutura da carroceria. A BMW trabalhou com vários fornecedores,
como o SGL Group, para inovar não apenas na composição e produção das
fibras de carbono e peças de CFRP, mas também em como as peças são unidas;
para o i3 (e no carro esporte híbrido i8, a caminho), uma cola especial foi desen-
volvida e as peças são coladas em uma exclusiva área de armação de carrocerias,
altamente automatizada. Ver artigo a respeito em http://articles.sae.org/12529.
CLA 45 AMG tem o mais potente quatro-cilindros
A Mercedes-Benz diz que o motor de seu CLA 45 AMG produz 355 cv e
45,9 m•kgf. O 2-litros com turbocompressor de dupla voluta tem potência es-
pecífica de 178 cv/l, graças ao turbo pressurizando até 1,8 bar. O resultado é o
sedã compacto acelerar de 0 a 96,5 km/h em 4,5 segundos e atingir velocidade
de 249 km/h. O motor utiliza injeções e centelhas múltiplas para ajudar nas altas
pressões de combustão. Interresfriador água/ar também ajuda a baixar a tempe-
ratura da carga. O bloco do motor fundido em areia usa a tecnologia Nanoslide
da Mercedes para revestimento dos cilindros – que consiste em um processo de
arco de duplo fio para aspergir carbono e ferro nos cilindros em bruto e produzir
uma superfície dura, de baixo atrito e altamente espelhada. Ver artigo a respeito
em http://articles.sae.org/11972.
Mitsubishi bimotor híbrido-elétrico de tomada carrega enquanto anda
O Mitsubishi Outlander híbrido-elétrico de tomada utiliza um singular trem-
-de- força que combina um par de motores elétricos de 81,5 cv, bateria de íons de
lítio e motor de combustão interna a gasolina. O eCâmbio Multi-Modo GKN
– usado como transeixo dianteiro – oferece três modos de operação com duas
fontes de força: modo Elétrico (eixo dianteiro e eixo traseiro acionados pelos
motores elétricos apenas, o dianteiro atrelado ao eCâmbio); modo Híbrido em
Série (motor a combustão acionando um gerador para carregar a bateria en-
quanto o carro segue tracionado pelos motores elétricos traseiros e dianteiros),
e modo Híbrido Paralelo (o torque do motor a combustão chega ao eCâmbio e
deste às rodas dianteiras através de uma embreagem hidráulica que permanece
desacoplada nos outros modos).
Isolamento térmico da Nasa mantém o Corvette frio
O termo “aerogel” descreve um gel composto de um sólido microporoso – tipi-
camente sílica, vidro ou zeolitos – no qual a fase dispersa é um gás. A Nasa usa
aerogels para isolamento térmico nas vestimentas espaciais e no veículo explora-
dor de Marte. Recentemente, o Chevrolet Corvette Stingray 2014 tornou-se o
primeiro veículo de produção a utilizar o aerogel como isolante térmico de baixo
peso; neste caso, um banho aspergido no interior do túnel da transmissão do
veículo. O aerogel, fornecido pela PaCor Inc. aos fornecedores Tier 1 IAC e HP
o túnel da transmissão do c7
Pelzer, é inigualável em desempenho, mas não é caro, disse o engenheiro-chefe
recebe uma aplicação de aerogel
da divisão Corvette, Tadge Juechter. após a soldagem do chassi
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