Page 19 - Revista EAA - Edição 59
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laterais para informações do itinerá-  Lotação
           rio. Considerando-se seis passageiros  máxima:
           em pé por m², a capacidade de lotação  até 209
           dos modelos articulados é de 44 pas-  passageiros
           sageiros sentados e 165 em pé, e dos  nos veículos
           biarticulados, 57 e 250, respectivamen-  articulados
           te. Em alinhamento à porta de acessi-  (foto), ou
           bilidade, deve ser previsto um espaço  307 nos
           para cadeira de rodas, posicionado em  biarticulados
           sentido de marcha e com área para
           manobra e acomodação.
             Atualmente,  quatro  fabricantes
           fornecem chassis para este segmento,
           os podem ser encarroçados por diver-  Volvo – Possui duas configurações: o B340M, com motor de 340 cv, e B360S,
           sas empresas que atuam no mercado   com 360 cv e piso baixo. Ambos dispõem de versões articulada (tração 4x2+2,
           brasileiro:                       comprimento de até 21 m e capacidade para 180 passageiros) e biarticulada
             Mercedes-Benz –  Oferece dois   (4x2+2+2, 28 m e 270, na ordem).
           chassis 8x2, PBT de 37 t, motor OM
           457 LA, eixo de apoio direcional do 2º   Expansão no Brasil
           carro, e que podem receber carrocerias   Atualmente, além de Curitiba (RIT), outras quatro cidades brasileiras já dis-
           de até 23 m. O 0-500 MDA dispõe   põem de sistemas de BRT, totalizando 182 km de vias: São Paulo (Expresso
           de 354 cv e capacidade para até 200   Tiradentes), Rio de Janeiro (TransOeste), Goiânia (Eixo Anhanguera) e Uber-
           passageiros. Já o 0-500 UDA 3736, de   lândia, MG (Corredor Estrutural Sudeste).
           360 cv, oferece piso baixo e desloca até   Até 2016, de acordo com a NTU, serão investidos R$ 12 bilhões na cons-
           190 passageiros.                  trução e expansão dos corredores exclusivos de ônibus no País, por meio de
             Scania – Produz o chassi K 310   parcerias público-privadas, disponibilizando novas linhas em 19 cidades, que
           6x2/2, motor de 310 cv, (PBT não   somarão outros 742 quilômetros de vias.
           informado), articulado, três eixos, piso   Incluídas no programa de Mobilidade Urbana para a Copa do Mundo, sete
           normal, com até 18,6 m e capacidade   das 12 cidades-sede da competição – Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuia-
           para até 127 passageiros.         bá, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Fortaleza – receberam novos corredores de
             Volkswagen – O Grupo Man Latin                                    BRT. O maior deles, o BRT TransCa-
           America disponibiliza o  Volksbus                                   rioca, com total de 39 km de extensão,
                                             O MOVE, de Belo Horizonte, é um
           26-330 OTA, PBT de 26 t, articulado,   dos dez sistemas de BRT incluídos no   e que vai interligar o Aeroporto Tom
           três eixos, piso alto, 18,2 m de compri-  plano de Mobilidade Urbana para as   Jobim à Barra da Tijuca, após vários
           mento e motor Cummins ISL de 330 cv.                                adiamentos, teve a entrega à popula-
                                             cidades-sede da Copa do Mundo
                                                                               ção confirmada para o dia 1º de junho,
                                                                               mas vai funcionar parcialmente no
                                                                               início de suas operações, com apenas
                                                                               22 das 45 estações previstas no proje-
                                                                               to. Orçado em R$ 1,3 bilhão, o BRT
                                                                               TransCarioca teve o custo elevado em
                                                                               46%, chegando à casa de R$ 1,9 bi. De
                                                                               acordo com o Portal da Copa, man-
                                                                               tido pela Presidência da República,
                                                                               as obras de mobilidade para o even-
                                                                               to tiveram investimentos de R$ 8,02
                                                                               bilhões, dos quais R$ 4,38 bi (54,6%)
                                                                               são oriundos de recursos federais.   n

                                                                                                           19
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