Page 18 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia CAPA
TransMilenio, apresentar motor com potência míni-
de Bogotá: ma de 310 cv (228 kW), torque míni-
1,8 milhão mo de 158 kgf•m (1.550 N•m) e po-
de usuários sicionamento central ou traseiro. Para
por dia os biarticulados, os parâmetros são de
340 cv (250 kW), 173 kgf•m (1700
N•m), e posição central. Em ambos
os casos, precisam ser equipados com
câmbio automático e suspensão pneu-
mática. Os veículos com embarque em
nível também devem possuir limitador
ajustável de velocidade com atuação
sobre a aceleração do motor, de modo
as localidades ao redor do mundo, saltou de 350 km para 3.500 km, conforme os que se possa predefinir a velocidade, de
dados do governo brasileiro. acordo com a necessidade operacional
O BRT TransMilenio, em Bogotá, na Colômbia, é considerado um dos sis- e limite das vias.
temas de melhor desempenho em operação, por conta do alto fluxo de passagei- Em relação às dimensões, os veí-
ros e da elevada média de velocidade. Inaugurado em 2000, o TransMilenio foi culos articulados devem ter o compri-
implantado em apenas 24 meses, a um custo de nove milhões de euros por km mento máximo de 20.300 mm e PBT
(cerca de R$ 27 milhões), segundo informações divulgadas pela Mercedes-Benz, de 30.000 kg; para os biarticulados, os
que forneceu 650 dos 2.000 ônibus que operam no sistema. Atualmente, o Trans- números são de 27.600 mm ± 400 mm
Milenio conta com 106 km de via e 135 paradas, por onde circulam, diariamente, e 40.500 kg. Para ambos, a largura má-
a média de 1,8 milhão de usuários – ou, 45 mil passageiros por hora-sentido. xima e a altura interna mínima são de
O intervalo médio entre os ônibus é de 63 segundos, nos horários de pico, com 2.600 mm e 2.200 mm, na ordem.
velocidade média de 26 km/h. Os articulados devem apresentar
quatro portas de serviço do lado di-
Veículos adequados reito, com vão livre de 1.100 mm, e
Em janeiro de 2011, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publi- outras duas de emergência do lado
cou a norma NBR 15570, que define as especificações dos veículos para operação esquerdo, com 725 mm ± 25 mm de
no transporte coletivo urbano de passageiros. vão; para os biarticulados, é exigido
Segundo ela, os ônibus das classes uma porta a mais, do lado direito. To-
Articulado e Biarticulado devem apre- das as portas de serviço devem possuir
sentar características de veículos para o Expresso Tiradentes, acionamento eletropneumático.
Sistema BRT. Entre as principais exi- em São Paulo (esq.), e TransOeste, Internamente, os veículos devem
gências, os modelos articulados devem possuir painéis eletrônicos frontais e
no Rio, são exemplos de BRT
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