Page 18 - Revista EAA - Edição 59
P. 18

TEcnologia             CAPA





                                                              TransMilenio,    apresentar motor com potência míni-
                                                              de Bogotá:       ma de 310 cv (228 kW), torque míni-
                                                              1,8 milhão       mo de 158 kgf•m (1.550 N•m) e po-
                                                              de usuários      sicionamento central ou traseiro. Para
                                                              por dia          os biarticulados, os parâmetros são de
                                                                               340  cv  (250  kW),  173  kgf•m  (1700
                                                                               N•m),  e  posição  central.  Em  ambos
                                                                               os casos, precisam ser equipados com
                                                                               câmbio automático e suspensão pneu-
                                                                               mática. Os veículos com embarque em
                                                                               nível também devem possuir limitador
                                                                               ajustável  de  velocidade  com  atuação
                                                                               sobre a aceleração do motor, de modo
           as localidades ao redor do mundo, saltou de 350 km para 3.500 km, conforme os   que se possa predefinir a velocidade, de
           dados do governo brasileiro.                                        acordo com a necessidade operacional
             O BRT TransMilenio, em Bogotá, na Colômbia, é considerado um dos sis-  e limite das vias.
           temas de melhor desempenho em operação, por conta do alto fluxo de passagei-  Em relação às dimensões, os veí-
           ros e da elevada média de velocidade. Inaugurado em 2000, o TransMilenio foi   culos articulados devem ter o compri-
           implantado em apenas 24 meses, a um custo de nove milhões de euros por km   mento máximo de 20.300 mm e PBT
           (cerca de R$ 27 milhões), segundo informações divulgadas pela Mercedes-Benz,   de 30.000 kg; para os biarticulados, os
           que forneceu 650 dos 2.000 ônibus que operam no sistema. Atualmente, o Trans-  números são de 27.600 mm ± 400 mm
           Milenio conta com 106 km de via e 135 paradas, por onde circulam, diariamente,   e 40.500 kg. Para ambos, a largura má-
           a média de 1,8 milhão de usuários – ou, 45 mil passageiros por hora-sentido.   xima e a altura interna mínima são de
           O intervalo médio entre os ônibus é de 63 segundos, nos horários de pico, com   2.600 mm e 2.200 mm, na ordem.
           velocidade média de 26 km/h.                                           Os articulados devem apresentar
                                                                               quatro portas de serviço do lado di-
           Veículos adequados                                                  reito, com vão livre de 1.100 mm, e
           Em janeiro de 2011, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publi-  outras duas de emergência do lado
           cou a norma NBR 15570, que define as especificações dos veículos para operação   esquerdo, com 725 mm ± 25 mm de
           no transporte coletivo urbano de passageiros.                       vão;  para  os biarticulados, é  exigido
             Segundo ela, os ônibus das classes                                uma porta a mais, do lado direito. To-
           Articulado e Biarticulado devem apre-                               das as portas de serviço devem possuir
           sentar características de veículos para o   Expresso Tiradentes,    acionamento eletropneumático.
           Sistema BRT. Entre as principais exi-  em São Paulo (esq.), e TransOeste,   Internamente, os veículos devem
           gências, os modelos articulados devem                               possuir painéis eletrônicos frontais e
                                             no Rio, são exemplos de BRT





















           18
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23