Page 21 - Revista EAA - Edição 59
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por dentro da cTT

            A Custom Tailored Trucks (CTT)
            é a divisão de conversões e
            transformações de caminhões
            da Mercedes-Benz na Europa,
            localizada na cidade de Molsheim,
            na região da Alsácia, e gerida pela
            planta de Wörth.
              A CTT recebe o caminhão
            standard ou já com alguma
            adaptação especial realizada pela
            fábrica e efetua uma completa
            reengenharia no veículo,
            segundo os projetos já existentes
            ou em testes para atender às
            especificações dos clientes.
              Responsável pelo
            desenvolvimento e produção do    do modelo faz referência ao PBT de 41 toneladas (41) e a potência aproximada
            Actros SLT, o trabalho da CTT - nesse   de 600 cv (60); o complemento caracteriza a versão com tração total (A) e prepa-
            modelo - consiste, entre outros,   ração para cargas verticais (K), o que inclui reforços na estrutura e nas suspensões,
            no reforço do quadro do chassi,   além da tomada de força adicional. A sigla SLT vem de Schwerlast Transport, que
            de para-choque a para-choque, e   em alemão significa transporte de cargas pesadas.
            dos suportes para engates pesados
            dianteiro e traseiro (Rockinger RO   Produção customizada
            56E/561 – 50 mm); nas instalações   O primeiro modelo SLT foi lançado em 2000 e, até hoje, já foram produzidas,
            do sistema de arrefecimento de alto   aproximadamente, 1.200 unidades, das quais cerca de 200 com o turboacoplamen-
            desempenho com suas conexões     to hidráulico (anteriormente, eram equipados com conversor de torque). De acor-
            hidráulicas e linhas de arrefecimento   do com Cláudio Gasparetti, gerente de Marketing Produto da Mercedes, a escolha
            e na implementação da 5ª roda (Jost   do modelo de série que serve como base para cada versão específica de SLT depen-
            JSK 38G-1-3,5’), que o caracteriza   de das necessidades assinaladas pelo cliente. “Para desenvolver este caminhão para
            como cavalo-trator.              o transporte de cargas indivisíveis, a Mercedes-Benz procurou em seu portfólio o
                                             modelo mais adequado para receber a reengenharia e, no caso, concluiu-se que era
                                             um veículo com plataforma de tração 8x8”, explica. Ainda segundo ele, o DNA do
                                             Actros 4160 AK SLT é o de um fora-de-estrada e, para operá-lo nesta condição,
                                             basta trocar os pneus por outros apropriados à aplicação off-road.
                                                O Actros 4160 AK SLT tem chassi do tipo escada, rebitado e parafusado,
                                             produzido com aço E 500 TM. Suas dimensões, em milímetros, são de 8.512 de
                                             comprimento, 2.470 de largura e 3.980 de altura total (descarregado). A cabine
                                             Leito Teto Alto dispõe de 2.452 mm de altura. As bitolas medem 2.009 mm
                                             nos eixos dianteiros, e 1.804 mm nos traseiros. Sem carga, em ordem de marcha
                                             (tara), o seu peso é de 14.188 kg.
                                                O conjunto de suspensões usa feixes de molas parabólicas com amortecedores
                                             telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora e sistema compensador de carga,
                                             nos eixos dianteiros, e feixes de molas parabólicas do tipo boogie, com amortece-
                                             dores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, nos traseiros.
                                                O sistema de freios do Actros 4160 AK SLT é composto por duplo circuito
                                             de ar comprimido, a tambor, com ABS, EBD, ASR e bloqueio em rampa. De

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