Page 21 - Revista EAA - Edição 59
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por dentro da cTT
A Custom Tailored Trucks (CTT)
é a divisão de conversões e
transformações de caminhões
da Mercedes-Benz na Europa,
localizada na cidade de Molsheim,
na região da Alsácia, e gerida pela
planta de Wörth.
A CTT recebe o caminhão
standard ou já com alguma
adaptação especial realizada pela
fábrica e efetua uma completa
reengenharia no veículo,
segundo os projetos já existentes
ou em testes para atender às
especificações dos clientes.
Responsável pelo
desenvolvimento e produção do do modelo faz referência ao PBT de 41 toneladas (41) e a potência aproximada
Actros SLT, o trabalho da CTT - nesse de 600 cv (60); o complemento caracteriza a versão com tração total (A) e prepa-
modelo - consiste, entre outros, ração para cargas verticais (K), o que inclui reforços na estrutura e nas suspensões,
no reforço do quadro do chassi, além da tomada de força adicional. A sigla SLT vem de Schwerlast Transport, que
de para-choque a para-choque, e em alemão significa transporte de cargas pesadas.
dos suportes para engates pesados
dianteiro e traseiro (Rockinger RO Produção customizada
56E/561 – 50 mm); nas instalações O primeiro modelo SLT foi lançado em 2000 e, até hoje, já foram produzidas,
do sistema de arrefecimento de alto aproximadamente, 1.200 unidades, das quais cerca de 200 com o turboacoplamen-
desempenho com suas conexões to hidráulico (anteriormente, eram equipados com conversor de torque). De acor-
hidráulicas e linhas de arrefecimento do com Cláudio Gasparetti, gerente de Marketing Produto da Mercedes, a escolha
e na implementação da 5ª roda (Jost do modelo de série que serve como base para cada versão específica de SLT depen-
JSK 38G-1-3,5’), que o caracteriza de das necessidades assinaladas pelo cliente. “Para desenvolver este caminhão para
como cavalo-trator. o transporte de cargas indivisíveis, a Mercedes-Benz procurou em seu portfólio o
modelo mais adequado para receber a reengenharia e, no caso, concluiu-se que era
um veículo com plataforma de tração 8x8”, explica. Ainda segundo ele, o DNA do
Actros 4160 AK SLT é o de um fora-de-estrada e, para operá-lo nesta condição,
basta trocar os pneus por outros apropriados à aplicação off-road.
O Actros 4160 AK SLT tem chassi do tipo escada, rebitado e parafusado,
produzido com aço E 500 TM. Suas dimensões, em milímetros, são de 8.512 de
comprimento, 2.470 de largura e 3.980 de altura total (descarregado). A cabine
Leito Teto Alto dispõe de 2.452 mm de altura. As bitolas medem 2.009 mm
nos eixos dianteiros, e 1.804 mm nos traseiros. Sem carga, em ordem de marcha
(tara), o seu peso é de 14.188 kg.
O conjunto de suspensões usa feixes de molas parabólicas com amortecedores
telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora e sistema compensador de carga,
nos eixos dianteiros, e feixes de molas parabólicas do tipo boogie, com amortece-
dores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, nos traseiros.
O sistema de freios do Actros 4160 AK SLT é composto por duplo circuito
de ar comprimido, a tambor, com ABS, EBD, ASR e bloqueio em rampa. De
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