Page 22 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia
acordo com Gasparetti, o sistema a discos não está disponível para essa versão são dissipadas pelo sistema de arrefeci-
do SLT por não trazer qualquer benefício adicional, já que a frenagem de cargas mento de alto desempenho adiciona-
indivisíveis é sempre realizada pelas rodas das múltiplas linhas de eixo do imple- do ao modelo, que fica atrás da cabine.
mento, jamais pelo cavalo-mecânico, a fim de evitar a quebra do cambão. Montado em série ao sistema original
do caminhão, ele conta com válvulas
Muita força, menos desgaste termostáticas extras, ventilador e uma
O potente motor Mercedes-Benz OM 502 LA V-8 do Actros 4160 AK SLT, de segunda bomba de água para auxiliar
15.930 cm³ de cilindrada, gera a potência máxima de 598 cv (440 kW) a 1.800 na circulação do líquido arrefecedor
rpm, e torque de 286 m•kgf (2.800 N•m) a 1.080 rpm. Além do sistema de freio- por todo o circuito; há também o sis-
-motor Top Brake, o motor também é equipado com a tecnologia BlueTec 5, que tema de arrefecimento do turboaco-
faz a redução catalítica seletiva (SCR) das emissões por meio da adição de Arla plamento, com radiador independen-
32 aos gases de escapamento. te ao do motor. Com isso, de acordo
O câmbio totalmente automatizado Mercedes Powershift, sem pedal de em- com a fabricante, é possível garantir o
breagem e com acionamento pneumático, foi redimensionado a fim de suportar o perfeito funcionamento tanto do mo-
elevado torque e combina a caixa MB G-280, de 16 marchas, sem sincronizado- tor quanto da transmissão, mesmo sob
res, com o sistema de turboacoplamento hidráulico Voith VIAB - sigla, também severas demandas de potência e de ca-
em alemão, para o sistema integrado de arranque e frenagem livre de desgaste. pacidade de manobra.
Instalado entre o motor e o câmbio, o VIAB integra as funções de retarder adi- Segundo a Mercedes, não hou-
cional e de conversor de torque ou embreagem. De acordo com Gasparetti, a ve necessidade de qualquer tipo de
transferência do movimento do motor para o câmbio é feito através do fluido tropicalização no modelo, uma vez
hidráulico que preenche o espaço entre a turbina motora (lado motor) e a turbina que o Actros está apto a atender as
movida (lado câmbio), possibilitando a capacidade infinita de início de tração e mais diferentes normas de países ao
de manobras isentos de qualquer tipo de desgaste. A Voith ainda afirma que o redor do mundo. “Fizemos somente
VIAB pode reduzir o consumo de combustível porque não utiliza bomba de óleo o alinhamento técnico para as legis-
como as utilizadas tradicionalmente com o retarder. A caixa de transferência MB lações vigentes no país, como as es-
VG 2400-3W tem relação de 1,03:1, pecificações de pneus, por exemplo”,
enquanto nos eixos as reduções finais O motor do Actros tem afirma Arabian.
são de 6,00:1, na dianteira, e de 5,33:1, 15.930 cm³ e gera a potência Na ficha técnica divulgada pela fá-
na traseira. máxima de 598 cv (440 kW) a brica, com a tração total (8x8) selecio-
As grandes quantidades de calor 1.800 rpm, e torque de 286 m•kgf nada, o Actros 4160 AK SLT apresen-
geradas pelo motor e pela transmissão (2.800 N•m) a 1.080 rpm ta capacidades de subida de rampa, em
movimento, de 80% com 41.000 kg, e
de 10% com 250.000 kg, e pode atin-
gir a velocidade máxima de 60 km/h,
limitada eletronicamente.
Mercado restrito
Devido ao baixo volume de produção,
decorrente da demanda específica, as
vendas do Actros 4160 AK SLT no
Brasil, assim como nos outros merca-
dos, são realizadas somente por enco-
menda. Consequentemente, também
não há perspectiva de nacionalização
de componentes para produção na-
cional, o que impede que esta con-
figuração do Actros seja financiada
pelo Finame, ao contrário das versões
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