Page 22 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia





           acordo com Gasparetti, o sistema a discos não está disponível para essa versão   são dissipadas pelo sistema de arrefeci-
           do SLT por não trazer qualquer benefício adicional, já que a frenagem de cargas   mento de alto desempenho adiciona-
           indivisíveis é sempre realizada pelas rodas das múltiplas linhas de eixo do imple-  do ao modelo, que fica atrás da cabine.
           mento, jamais pelo cavalo-mecânico, a fim de evitar a quebra do cambão.   Montado em série ao sistema original
                                                                               do caminhão, ele conta com válvulas
           Muita força, menos desgaste                                         termostáticas extras, ventilador e uma
           O potente motor Mercedes-Benz OM 502 LA V-8 do Actros 4160 AK SLT, de   segunda bomba de água para auxiliar
           15.930 cm³ de cilindrada, gera a potência máxima de 598 cv (440 kW) a 1.800   na circulação do líquido arrefecedor
           rpm, e torque de 286 m•kgf (2.800 N•m) a 1.080 rpm. Além do sistema de freio-  por todo o circuito; há também o sis-
           -motor Top Brake, o motor também é equipado com a tecnologia BlueTec 5, que   tema de arrefecimento do turboaco-
           faz a redução catalítica seletiva (SCR) das emissões por meio da adição de Arla   plamento, com radiador independen-
           32 aos gases de escapamento.                                        te ao do motor. Com isso, de acordo
             O câmbio totalmente automatizado Mercedes Powershift, sem pedal de em-  com a fabricante, é possível garantir o
           breagem e com acionamento pneumático, foi redimensionado a fim de suportar o   perfeito funcionamento tanto do mo-
           elevado torque e combina a caixa MB G-280, de 16 marchas, sem sincronizado-  tor quanto da transmissão, mesmo sob
           res, com o sistema de turboacoplamento hidráulico Voith VIAB - sigla, também   severas demandas de potência e de ca-
           em alemão, para o sistema integrado de arranque e frenagem livre de desgaste.   pacidade de manobra.
           Instalado entre o motor e o câmbio, o VIAB integra as funções de retarder adi-  Segundo  a  Mercedes,  não  hou-
           cional e de conversor de torque ou embreagem. De acordo com Gasparetti, a   ve necessidade de qualquer tipo de
           transferência do movimento do motor para o câmbio é feito através do fluido   tropicalização no modelo, uma vez
           hidráulico que preenche o espaço entre a turbina motora (lado motor) e a turbina   que o Actros está apto a atender as
           movida (lado câmbio), possibilitando a capacidade infinita de início de tração e   mais diferentes normas de países ao
           de manobras isentos de qualquer tipo de desgaste. A Voith ainda afirma que o   redor do mundo. “Fizemos somente
           VIAB pode reduzir o consumo de combustível porque não utiliza bomba de óleo   o alinhamento técnico para as legis-
           como as utilizadas tradicionalmente com o retarder. A caixa de transferência MB   lações vigentes no país, como as es-
           VG 2400-3W tem relação de 1,03:1,                                   pecificações de pneus, por exemplo”,
           enquanto nos eixos as reduções finais  O motor do Actros tem        afirma Arabian.
           são de 6,00:1, na dianteira, e de 5,33:1,  15.930 cm³ e gera a potência   Na ficha técnica divulgada pela fá-
           na traseira.                      máxima de 598 cv (440 kW) a       brica, com a tração total (8x8) selecio-
             As  grandes  quantidades  de  calor  1.800 rpm, e torque de 286 m•kgf   nada, o Actros 4160 AK SLT apresen-
           geradas pelo motor e pela transmissão  (2.800 N•m) a 1.080 rpm      ta capacidades de subida de rampa, em

                                                                               movimento, de 80% com 41.000 kg, e
                                                                               de 10% com 250.000 kg, e pode atin-
                                                                               gir a velocidade máxima de 60 km/h,
                                                                               limitada eletronicamente.
                                                                               Mercado restrito

                                                                               Devido ao baixo volume de produção,
                                                                               decorrente da demanda específica, as
                                                                               vendas do Actros 4160 AK SLT no
                                                                               Brasil, assim como nos outros merca-
                                                                               dos, são realizadas somente por enco-
                                                                               menda. Consequentemente, também
                                                                               não há perspectiva de nacionalização
                                                                               de  componentes  para  produção  na-
                                                                               cional,  o  que  impede  que  esta  con-
                                                                               figuração do Actros seja financiada
                                                                               pelo Finame, ao contrário das versões

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