Page 23 - Revista EAA - Edição 59
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O sistema de turboacoplamento
hidráulico Voith VIAB: instalado nacional, como transformadores, rodas O calor gerado pelo motor e
entre o motor e o câmbio, ele de turbina, vasos, colunas e outros, ou pela transmissão são dissipados
integra as funções de retarder também importados, têm peso supe- pelo sistema de arrefecimento
adicional e de conversor de rior a 200 t. Sendo assim, a Megatranz de alto desempenho que fica
torque ou embreagem decidiu investir no Actros 4160 AK atrás da cabine
SLT para proporcionar maior segu-
rança no transporte. A estimativa ini-
2646 6x4 e 2546 6x2, produzidas em cial de compra pela empresa é de dez veículos. Entre as principais aplicações para
Juiz de Fora (MG). o modelo, o executivo afirma que o Actros 4160 AK SLT foi desenvolvido para
A única unidade do Actros 4160 tracionar reboques e semirreboques modulares hidráulicos, com 192 pneus e ca-
AK SLT trazida da fábrica alemã até pacidade para 400 t, em média, e cargas de até 700 t, no sistema Push-Pull, com
o momento foi adquirida pela Mega- dois caminhões. “Recebemos o primeiro para observação e para que seja verifi-
tranz, empresa do segmento de trans- cado se precisa de algum ajuste após os testes finais. Como exemplo, as próximas
porte terrestre de cargas com peso su- unidades poderão vir com um dispositivo que elimina o uso de motobomba para
perior a 100 t, sediada em São Paulo. circular o fluido hidráulico da carreta, tornando o processo mais seguro e econô-
De acordo com Henrique Zuppardo, mico”, revela.
executivo-chefe da transportadora, Segundo a Megatranz, a frota nacional de caminhões-tratores com CMT
os primeiros contatos com a divisão acima de 200 toneladas tem a média de idade de 32 anos. São caminhões das
de caminhões especiais da Mercedes marcas Oshkosh, Euclid, Autocar, Mack e Kenworth que foram inicialmente
foram feitos durante um evento na importados para o transporte dos equipamentos eletromecânicos destinados à
Alemanha em 2012. “Imediatamente Usina Hidrelétrica de Itaipu, na década de 1980.
após, fomos procurados pela equipe da A Mercedes não divulga o preço do Actros 4160 AK SLT, alegando que se
fabricante no Brasil, que demonstrou trata de um produto altamente customizável e, por isso, o valor só pode ser defi-
interesse em desenvolver um veículo nido sob consulta. A transportadora, por sua vez, também preferiu não revelar o
que atendesse às nossas solicitações e investimento feito pelo veículo.
as condições de rodovias no país”, afir- Em relação à expectativa de vendas, Arabian afirma que a fabricante está es-
ma Zuppardo. “A partir desse momen- tudando o mercado, mantém conversas com outros clientes e também aguarda
to, tivemos quase um ano de reuniões pelos resultados apresentados por esta primeira unidade – que ainda não havia
para que fosse desenvolvido este cami- feito sua viagem inaugural até o fechamento desta edição, por conta, entre outros
nhão-trator específico para o Brasil e fatores, do treinamento específico ministrado aos operadores.
com essa CMT de 500 toneladas.” Os principais concorrentes do Actros 4160 AK SLT no mercado nacional
Segundo Zuppardo, os equipa- são o Volvo FH16 750 (750 cv), o Scania R 620 (620 cv), o Iveco Hi-Way (560
mentos que estão sendo fabricados em cv) e o MAN TGX 29.480 (480 cv), que formam o seletíssimo grupo dos cinco
grande quantidade hoje, pela indústria caminhões mais potentes do Brasil. n
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