Page 23 - Revista EAA - Edição 59
P. 23

O sistema de turboacoplamento
           hidráulico Voith VIAB: instalado   nacional, como transformadores, rodas  O calor gerado pelo motor e
           entre o motor e o câmbio, ele     de turbina, vasos, colunas e outros, ou  pela transmissão são dissipados
           integra as funções de retarder    também importados, têm peso supe-  pelo sistema de arrefecimento
           adicional e de conversor de       rior a 200 t. Sendo assim, a Megatranz  de alto desempenho que fica
           torque ou embreagem               decidiu investir no Actros 4160 AK  atrás da cabine
                                             SLT para proporcionar maior segu-
                                             rança no transporte. A estimativa ini-
           2646 6x4 e 2546 6x2, produzidas em   cial de compra pela empresa é de dez veículos. Entre as principais aplicações para
           Juiz de Fora (MG).                o modelo, o executivo afirma que o Actros 4160 AK SLT foi desenvolvido para
             A única unidade do Actros 4160   tracionar reboques e semirreboques modulares hidráulicos, com 192 pneus e ca-
           AK SLT trazida da fábrica alemã até   pacidade para 400 t, em média, e cargas de até 700 t, no sistema Push-Pull, com
           o momento foi adquirida pela Mega-  dois caminhões. “Recebemos o primeiro para observação e para que seja verifi-
           tranz, empresa do segmento de trans-  cado se precisa de algum ajuste após os testes finais. Como exemplo, as próximas
           porte terrestre de cargas com peso su-  unidades poderão vir com um dispositivo que elimina o uso de motobomba para
           perior a 100 t, sediada em São Paulo.   circular o fluido hidráulico da carreta, tornando o processo mais seguro e econô-
           De acordo com Henrique Zuppardo,   mico”, revela.
           executivo-chefe da transportadora,   Segundo a Megatranz, a frota nacional de caminhões-tratores com CMT
           os primeiros contatos com a divisão   acima de 200 toneladas tem a média de idade de 32 anos. São caminhões das
           de caminhões especiais da Mercedes   marcas Oshkosh, Euclid, Autocar, Mack e Kenworth que foram inicialmente
           foram feitos durante um evento na   importados para o transporte dos equipamentos eletromecânicos destinados à
           Alemanha em 2012. “Imediatamente   Usina Hidrelétrica de Itaipu, na década de 1980.
           após, fomos procurados pela equipe da   A Mercedes não divulga o preço do Actros 4160 AK SLT, alegando que se
           fabricante no Brasil, que demonstrou   trata de um produto altamente customizável e, por isso, o valor só pode ser defi-
           interesse em desenvolver um veículo   nido sob consulta. A transportadora, por sua vez, também preferiu não revelar o
           que atendesse às nossas solicitações e   investimento feito pelo veículo.
           as condições de rodovias no país”, afir-  Em relação à expectativa de vendas, Arabian afirma que a fabricante está es-
           ma Zuppardo. “A partir desse momen-  tudando o mercado, mantém conversas com outros clientes e também aguarda
           to, tivemos quase um ano de reuniões   pelos resultados apresentados por esta primeira unidade – que ainda não havia
           para que fosse desenvolvido este cami-  feito sua viagem inaugural até o fechamento desta edição, por conta, entre outros
           nhão-trator específico para o Brasil e   fatores, do treinamento específico ministrado aos operadores.
           com essa CMT de 500 toneladas.”      Os principais concorrentes do Actros 4160 AK SLT no mercado nacional
             Segundo Zuppardo, os equipa-    são o Volvo FH16 750 (750 cv), o Scania R 620 (620 cv), o Iveco Hi-Way (560
           mentos que estão sendo fabricados em   cv) e o MAN TGX 29.480 (480 cv), que formam o seletíssimo grupo dos cinco
           grande quantidade hoje, pela indústria   caminhões mais potentes do Brasil.                       n

                                                                                                           23
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28