Page 25 - Revista EAA - Edição 59
P. 25

realizados no mesmo dia (sábado).
           O treino terá duração de uma hora
           e as equipes poderão mandar os car-
           ros para a pista quando quiserem. A
           classificação, porém, será disputada
           em grupos e cada carro terá direito
           a uma série de voltas para registrar
           o melhor tempo. As corridas tam-
           bém vão ter uma hora de duração e
           cada piloto terá de fazer uma parada
           obrigatória no boxe para a troca do
           carro, evitando, assim, o intervalo
           para a recarga das baterias que ali-
           mentam o motor elétrico. O sistema
           de pontuação seguirá o critério FIA,
           o mesmo válido para a Fórmula 1.

           Chassi uniforme
           Todas as equipes usarão o mesmo
           chassi monocoque feito de compó-  Multifuncional: volante do Fórmula E inclui borboletas para troca de
           sito de fibra de carbono e alumínio,  marchas (atrás), comandos de sistemas do carro, contato via rádio e tela
           desenhado e construído pela Dallara,  digital com informações sobre rotação do motor, marcha utilizada, nível
           na Itália. O carro da Fórmula E tem  de carga da bateria e o tempo de volta, entre outros.
           dimensões máximas de 5.000 mm de
           comprimento, 1.800 mm de largura e
           1.250 mm de altura, com bitolas de
           1.300 mm e peso total mínimo de
           800 kg (incluindo o piloto).
             O desenvolvimento do carro está
           sendo feito pela Renault, em parce-
           ria com a Spark Racing Technologie,
           e por isso é chamado de Spark-Re-
           nault SRT_01E Formula E. De acor-
           do com os organizadores, o modelo
           atende completamente às mesmas
           exigências contra impactos adota-
           das na F1. Entretanto, o Fórmula E
           apresenta o cone do nariz elevado,
           contrariando a mais importante e vi-
           sível alteração de segurança aplicada
           este ano nos carros da principal ca-
           tegoria do automobilismo mundial.
           A partir da segunda temporada, cada
           equipe da Fórmula E estará liberada
           para desenvolver o próprio carro, com  Genética campeã: motor elétrico de 250 cv é fornecido pela McLaren
           qualquer configuração de motor elé-  Eletronics; sistema de energia (RESS) vem da Williams Engineering; o
           trico, baterias e sistemas de recarga.  câmbio é produzido pela Hewland; e o desenvolvimento do carro é
             O conjunto de suspensões do Fór-  feito pela Renault, junto com a Spark Racing Technologie

                                                                                                           25
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30