Page 27 - Revista EAA - Edição 59
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Todas as equipes terão chassis
idênticos, fabricados pela Dallara
mula E é composto, em cada roda, por duplo triângulo de aço com acionamento O Fórmula E possui transmissão
do meio elástico e amortecedores (dois) por haste (pushrod). Na dianteira são com câmbio sequencial de quatro mar-
barras de torção e na traseira, molas helicoidais. O sistema de freios conta com chas produzido pela Hewland, com
dois circuitos hidráulicos independentes, acionados por pedal e a composição trocas por meio de borboletas atrás do
dos materiais de atrito é livre. Os carros serão equipados com os pneus Michelin volante. Para baixar os custos, a caixa
de 18” – exclusivos e desenhados para uso tanto em pista seca quanto molhada. tem relações fixas para todos os circui-
Cada piloto receberá três jogos para usar em seus dois carros durante toda a tos e são proibidos sistemas como o
etapa (treinos e corrida). controle de tração e de telemetria.
Ao contrário do que muita gen-
Tração inédita te acredita, os carros da Fórmula E
Nesta primeira temporada da Fórmula E, o motor elétrico dos carros e seus estão longe de serem silenciosos; de
acessórios serão fornecidos pela McLaren Electronic Systems, os quais são acordo com os organizadores, em
evoluções dos componentes originais do superesportivo híbrido McLaren P1. alta velocidade o som produzido
Impulsionando somente as rodas traseiras, a unidade de apenas 26 kg gera pelo monoposto será de aproximada-
cerca de 250 cv de potência máxima, torque instantâneo de 14,2 kgfm e pode mente 80 decibéis – maior do que a
ultrapassar as 17.500 rpm. média dos motores a combustão, em
A alimentação é feita por um sistema recarregável de armazenagem de torno dos 70 dB.
energia, o RESS (sigla de Rechargeable Energy Storage System), fabricado Nos testes em túnel de vento, o
pela Williams Advanced Engineering, no qual supercapacitores associados a Fórmula E apresentou a menor força
células de bateria produzem 200 kW (273 cv). O fluxo de energia do RESS vertical descendente (downforce) en-
é limitado a 30 kW/h (monitorado pela FIA) e seu peso máximo não pode tre todas as categorias de monopos-
passar 200 kg. Todos os sistemas elétricos do Fórmula E operam acima de tos. Com isso, embora sua velocidade
800 volts. máxima limitada a 225 km/h ainda
Quando o acelerador é aliviado, o motor se reverte em gerador, funcionan- não chegue a impressionar, ele leva
do como freio-motor e recarregador da bateria, ao mesmo tempo. A potência apenas 2,4 segundos para acelerar
máxima é liberada durante as sessões de treino e de classificação; nas corridas, de zero a 100 km/h, praticamente o
porém, seu uso estará restrito aos curtos intervalos, acessados pelo piloto por mesmo tempo gasto pelos atuais car-
meio do sistema push-to-pass (temporário, só para ultrapassagem). ros da F1. n
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