Page 28 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia




           Anéis com maior durabilidade e



           menor consumo em motores HDD




           as novas reGulaMentações de controle de eMissões Para                  Este trabalho apresenta a proposta de
           Motores diesel Pesado (heavy-duty diesel, hdd), aliadas             um pacote de anéis, que viabiliza as mo-
           a uMa deManda Global de econoMia de coMbustível, têM                dernas arquiteturas de motores pesados e
           exiGido Grande avanço no desenvolviMento de Perfis,                 tecnologias de combustão aplicadas para
           revestiMentos e Materiais Para anéis de Pistão                      a redução de emissões e o aumento de
           JaSon BiEnEMan, Eduardo nocEra, raFaEl Bruno E daVi SilVa*          eficiência, combinando excelente dura-
                                                                               bilidade e compatibilidade com as novas
           Além das exigências de redução de emissões de partículas e compostos nitrogenados   gerações de motores HDD, com expres-
           (NOx), os veículos comerciais pesados têm se deparado com solicitações, até o mo-  sivos resultados de redução de consumo
           mento, voltadas principalmente para veículos leves, como a limitação das emissões de   de combustível.
           gases de efeito estufa e do consumo de combustível, o que exige melhoria na eficiência
           dos motores. Exemplo disso, em novembro de 2010, a Administração Nacional de Se-  Desafios tecnológicos para
           gurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA, sigla em inglês), em conjunto com a Agên-  anéis em motores HDD
           cia de Proteção Ambiental dos EUA (U.S. EPA, sigla em inglês), propôs a primeira   Um dos desafios no desenvolvimento de
           regulamentação federal exigindo melhoria na economia de combustível por caminhões   PCUs - que reduzam perdas mecânicas
           pesados, ônibus e vans.  Nesse quadro de desenvolvimento de um motor e seus com-  por atrito - é a manutenção das funções
           ponentes, se estende, em uma visão holística, na busca de otimização de desempenho,   originais como boa vedação dos gases,
           especialmente durabilidade e redução de atrito.                     controle do filme de óleo e durabilidade.
             Visando atingir baixos níveis de emissão e de consumo de combustível, os motores   As soluções podem exigir compromis-
           HDD vêm sendo submetidos a um aumento de carregamento térmico e mecânico, a   sos no projeto dos componentes que só
           fim de aumentar a sua eficiência. Também utilizam-se estratégias com altos níveis de   seriam possíveis  por  um entendimento
           recirculação de gases de escape (EGR, sigla em inglês), o que prejudica a condição de   completo e sistêmico do motor. Para
           lubrificação da unidade de potência do motor (PCU - Power Cell Unit), por meio da   atingir maior eficiência, observa-se o au-
           contaminação do óleo lubrificante por partículas abrasivas, aumentando o desgaste dos   mento das cargas térmicas e mecânicas,
           componentes. Adicionalmente, o EGR é arrefecido, possibilitando, em determinadas   o que resulta em uma maior densidade
           condições, a geração de material condensado que, ao reagir com o enxofre presente no   de energia e, portanto, exige uma maior
           combustível, tornam o ambiente corrosivo, resultando em maior nível de exigência para   resistência mecânica e durabilidade do
           os componentes do PCU.                                              anel de primeiro canalete, bem como dos
                                                                               canaletes do pistão. Essa carga também
                                                                               leva a uma maior deformação do cilin-
                                                                               dro, que requer uma alta conformabilida-
              Somatória da força tangencial/Ø (N/mm)                           devem ser feitas tanto nos anéis quanto
                                                                               de radial dos anéis.  Assim, as alterações

                                                                               no pistão, de forma a garantir um ótimo
                                                                               controle do fluxo de gases e do óleo em
                                                                               toda a área dos anéis, colaborando para



                                                                               Figura 1: carregamento de força
                                                                               tangencial típico para motores
                                                                               HDD em diferentes níveis de      FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                                               legislação de emissões

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