Page 29 - Revista EAA - Edição 59
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Multicamada              Mip290 (nbn/crn)
                                             pVd de                   intercamada de cr
                                             nanobium
           Figura 2: o revestimento PVD de                            aço nitretado
           Nanobium (CrN/NbN). Esquema
           do anel de primeiro canalete com                                                        nanocamada
           camadas (esquerda). Detalhe das                                                         de nbn e crn
           nanocamadas de Nanobium (direita)


           a manutenção de um nível de blow-by   Minimizando perdas mecânicas com anéis de baixo atrito
           aceitável e evitando o acúmulo excessivo   As soluções de projeto normalmente utilizadas para reduzir as perdas por atrito mecâ-
           de carvão no pistão ou consumo de óleo   nico dos anéis são:
           lubrificante.                     u	redução da força tangencial do pacote de anéis;
             A combustão da mistura de com-  u	redução das alturas do anéis de compressão;
           bustíveis, utilizada como alternativa   u	uso de revestimentos com maior resistência ao desgaste em toda face de contato
           de energia com apelo renovável (Bio-  ou tratamentos que proporcionem baixos coeficientes de atrito sob condições de
           diesel, por exemplo), frequentemente   lubrificação limítrofe;
           gera subprodutos que resultam em altos   u	uso de anéis com perfis de face de contato otimizados para melhorar a lubrificação
           níveis de contaminação do óleo lubri-  hidrodinâmica com a parede do cilindro.
           ficante. Ainda, em uma escala global, é   O desenvolvimento do pacote de anéis de baixo atrito requer a aplicação de uma
           possível encontrar oferta de combustí-  metodologia adequada para atender às múltiplas interações entre os componentes do
           veis com diferentes teores de enxofre.   sistema. É importante salientar que essas soluções devem ser tratadas como propos-
           A condensação no resfriamento dos   tas sistêmicas, combinando técnicas e ferramentas de investigação, entendimento das
           subprodutos da combustão de combus-  fronteiras do sistema e conhecimento técnico sobre os componentes.
           tíveis com alto teor de enxofre pode ge-  É importante diferenciar características como pressão de combustão do cilindro,
           rar um ambiente muito corrosivo e, em   deformação diametral dos cilindros e temperatura (dados básicos de projeto fornecidos
           casos extremos, um ataque químico aos   pelos fabricantes durante a fase inicial do desenvolvimento dos motores), daquelas que
           componentes do PCU.               abordam a tribologia do cilindro e a deformação do pistão (parte do sistema PCU). O
             Observando especificamente os lu-  último possibilita sinergias de projeto para componentes com a otimização de tecnolo-
           brificantes, verificamos o aumento na   gias de baixo atrito e mantém aceitável o transporte de óleo no PCU.
           tendência de utilização de óleos com vis-  A função de lubrificação do pacote de anéis está na combinação entre fornecer
           cosidade mais baixa. Além disso, o óleo   uma quantidade controlada de óleo para a interface das superfícies críticas do PCU e
           recebe  mais partículas  abrasivas prove-  remover o excesso de óleo deixado nas paredes do cilindro, evitando sua queima. Altas
           nientes do EGR e enfrenta maior di-  temperaturas na região dos anéis e topo do pistão limitam o tempo de permanência
           luição de combustível devido às injeções   do óleo nessa zona crítica e aumentam o risco de geração de depósitos de carvão e tra-
           retardadas para regeneração dos filtros de   vamento dos anéis de compressão para o caso de aplicação de filme de óleo excessivo.
           partículas (DPF, do inglês, Diesel Par-  Assim, a otimização de todo o sistema PCU deve ser feita por meio de um balanço
           ticulate Filter). Essas mudanças podem   entre a oferta de espessura de filme de óleo necessária para permitir a lubrificação apro-
           impactar na durabilidade dos anéis.  priada do sistema, imprescindível para a redução do atrito e desgaste dos componentes,
                                             e o consumo excessivo de óleo lubrificante.


                                   Sensor de
                                   emissões              resistência ao destacamento [carga (n)]
                                   acústicas
                                                                                                Figura 3:
                                                                        carga máxima de segurança do dispositivo
                                                                                                Imagem
                                                Resistência ao   destacamento (N)               ilustrativa do
                                                                                                resultado dos

           corpo de prova                                                                       testes em
                                     identador                                                  bancada
             actuador de movimento (dx/dt)

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