Page 29 - Revista EAA - Edição 59
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Multicamada Mip290 (nbn/crn)
pVd de intercamada de cr
nanobium
Figura 2: o revestimento PVD de aço nitretado
Nanobium (CrN/NbN). Esquema
do anel de primeiro canalete com nanocamada
camadas (esquerda). Detalhe das de nbn e crn
nanocamadas de Nanobium (direita)
a manutenção de um nível de blow-by Minimizando perdas mecânicas com anéis de baixo atrito
aceitável e evitando o acúmulo excessivo As soluções de projeto normalmente utilizadas para reduzir as perdas por atrito mecâ-
de carvão no pistão ou consumo de óleo nico dos anéis são:
lubrificante. u redução da força tangencial do pacote de anéis;
A combustão da mistura de com- u redução das alturas do anéis de compressão;
bustíveis, utilizada como alternativa u uso de revestimentos com maior resistência ao desgaste em toda face de contato
de energia com apelo renovável (Bio- ou tratamentos que proporcionem baixos coeficientes de atrito sob condições de
diesel, por exemplo), frequentemente lubrificação limítrofe;
gera subprodutos que resultam em altos u uso de anéis com perfis de face de contato otimizados para melhorar a lubrificação
níveis de contaminação do óleo lubri- hidrodinâmica com a parede do cilindro.
ficante. Ainda, em uma escala global, é O desenvolvimento do pacote de anéis de baixo atrito requer a aplicação de uma
possível encontrar oferta de combustí- metodologia adequada para atender às múltiplas interações entre os componentes do
veis com diferentes teores de enxofre. sistema. É importante salientar que essas soluções devem ser tratadas como propos-
A condensação no resfriamento dos tas sistêmicas, combinando técnicas e ferramentas de investigação, entendimento das
subprodutos da combustão de combus- fronteiras do sistema e conhecimento técnico sobre os componentes.
tíveis com alto teor de enxofre pode ge- É importante diferenciar características como pressão de combustão do cilindro,
rar um ambiente muito corrosivo e, em deformação diametral dos cilindros e temperatura (dados básicos de projeto fornecidos
casos extremos, um ataque químico aos pelos fabricantes durante a fase inicial do desenvolvimento dos motores), daquelas que
componentes do PCU. abordam a tribologia do cilindro e a deformação do pistão (parte do sistema PCU). O
Observando especificamente os lu- último possibilita sinergias de projeto para componentes com a otimização de tecnolo-
brificantes, verificamos o aumento na gias de baixo atrito e mantém aceitável o transporte de óleo no PCU.
tendência de utilização de óleos com vis- A função de lubrificação do pacote de anéis está na combinação entre fornecer
cosidade mais baixa. Além disso, o óleo uma quantidade controlada de óleo para a interface das superfícies críticas do PCU e
recebe mais partículas abrasivas prove- remover o excesso de óleo deixado nas paredes do cilindro, evitando sua queima. Altas
nientes do EGR e enfrenta maior di- temperaturas na região dos anéis e topo do pistão limitam o tempo de permanência
luição de combustível devido às injeções do óleo nessa zona crítica e aumentam o risco de geração de depósitos de carvão e tra-
retardadas para regeneração dos filtros de vamento dos anéis de compressão para o caso de aplicação de filme de óleo excessivo.
partículas (DPF, do inglês, Diesel Par- Assim, a otimização de todo o sistema PCU deve ser feita por meio de um balanço
ticulate Filter). Essas mudanças podem entre a oferta de espessura de filme de óleo necessária para permitir a lubrificação apro-
impactar na durabilidade dos anéis. priada do sistema, imprescindível para a redução do atrito e desgaste dos componentes,
e o consumo excessivo de óleo lubrificante.
Sensor de
emissões resistência ao destacamento [carga (n)]
acústicas
Figura 3:
carga máxima de segurança do dispositivo
Imagem
Resistência ao destacamento (N) ilustrativa do
resultado dos
corpo de prova testes em
identador bancada
actuador de movimento (dx/dt)
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