Page 30 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia





                                                                               Figura 4: face do anel após
                                                                               avaliação feita em um motor
                                                                               HDD. O revestimento CrN-PVD
                                                                               usual apresentou destacamento
                                                                               (esquerda), enquanto o
                                                                               multicamadas NbN/CrN - PVD
                                                                               (Nanobium) não apresentou falha

           Força tangencial do pacote de anéis                                 na face dos anéis (Figura 4). O resultado
           A força tangencial do pacote de anéis (soma da força tangencial de todos os anéis) é o   indica potencial para aumentar a espes-
           mais óbvio parâmetro a ser explorado quando se busca a redução de atrito. No entanto,   sura do revestimento além dos limites
           a redução do atrito não era normalmente considerada como uma necessidade básica   usuais, sem comprometer a robustez da
           nos motores HDD, principalmente porque até o momento as estratégias para redução   camada e, ainda, proporcionar maior du-
           de emissões foram baseadas em sistemas de pós-tratamento e recirculação dos gases de   rabilidade para os anéis.
           escapamento com foco na redução de emissões de partículas e compostos nitrogenados   Testes comparativos em motor ainda
           (NOx). A Figura 1 mostra uma visão geral da força tangencial específica (força tangen-  apontam comportamento de taxa de des-
           cial dividida pelo diâmetro do cilindro em N/mm) aplicada nos pacotes de anéis para   gaste similar entre o revestimento cerâ-
           diferentes etapas de legislações de emissões de gases. Pelo gráfico, é possível observar   mico padrão CrN-PVD e o Nanobium
           uma pequena variação histórica dessa característica, o que reforça o grande potencial   (NbN/CrN). Também foi constatado o
           em termos de redução de atrito por meio da redução na força tangencial para os novos   mesmo baixo coeficiente de atrito entre
           pacotes de anéis de pistão.                                         o CrN-PVD e o Nanobium.

           Altura do pacote de anéis                                           Tecnologia de anel
           A redução da altura dos anéis de compressão também é uma forma eficaz de reduzir as   de controle de óleo
           perdas mecânicas associadas ao pacote de anéis, especialmente quando isso é aplicado   Nos motores HDD, a redução da força
           ao anel de primeiro canalete, mas com efeitos sensíveis também nos outros canaletes.   tangencial do anel de óleo mostra um
           O desafio de reduzir a altura do anel de primeiro canalete está em suportar o carrega-  grande potencial para a redução das per-
           mento mecânico gerado pelos altos níveis de pico de pressão de cilindro (peak cylinder   das  mecânicas  associadas  ao  pacote  de
           pressure, PCP), aplicados atualmente. Até o momento, o mercado não tem mostrado   anéis, uma vez que a influência do anel de
           uma tendência significativa para esse tipo de redução nos motores HDD, o que abre   óleo sobre as perdas totais por atrito do
           oportunidades de desenvolvimento futuros nessa área, possibilitando, inclusive, a redu-  conjunto de anéis está em torno de 70%
           ção da altura de compressão de todo o PCU.                          (Figura 5).
                                                                                  Para uma aplicação bem-sucedida
           Novas tecnologias de revestimentos para anéis de pistão             dos anéis de óleo de baixo atrito, é neces-
           A MAHLE desenvolveu um novo revestimento cerâmico chamado “Nanobium” fa-  sário que eles tenham alta conformabili-
           bricado por meio de processo de PVD (Physical Vapor Deposition) com proprieda-  dade, boa resistência ao desgaste e – prin-
           des de resistência ao desgaste e à abrasão similares ao atual revestimento padrão de   cipalmente - um bom balanceamento
           CrN-PVD, mas com maior tenacidade e resistência ao destacamento, o que torna o   entre pressão unitária, apropriada para a
           revestimento mais robusto, permitindo aplicação de espessuras maiores, resultando em   manutenção de consumo de óleo lubrifi-
           uma maior durabilidade aos anéis. O revestimento de Nanobium é composto de nano-  cante, e baixa força tangencial.
           camadas alternadas de NbN e CrN. (Figura 2)                            Anéis de controle de óleo com geo-
             Os resultados dos testes de bancada resultaram em uma superior resistência ao   metria  delgada  contribuem  para  o  au-
           destacamento (delamination resistance) para o revestimento de Nanobium quando   mento do seu fator de conformabilidade
           comparado com o revestimento de CrN-PVD. A avaliação foi realizada em testes   (k-factor). Essa propriedade é essencial
           em bancada, indicando uma clara vantagem do Nanobium em relação ao CrN-PVD   para garantir que o anel se adapte às
           (Figura 3).                                                         deformações do cilindro, mesmo com
             Testes em dinamômetros de bancada, emulando condições de trabalho abusivas,   as distorções provocadas pelos carrega-
           reforçam um melhor desempenho do Nanobium quanto à ocorrência de destacamento   mentos térmicos e mecânicos aplicados

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