Page 31 - Revista EAA - Edição 59
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distorção do cilindro
Fator k ( ) (face de contato
referência reduzida)
Figura 6: otimização da seção transversal dos anéis
Força tangencial (n) de óleo e sua influência na conformabilidade (k-Fator)
no motor. Outra forma de aumentar a cilindro. Uma vez que o anel toca o cilindro corretamente (boa conformabilidade), quanto
conformabilidade do anel é aumentar a maior a pressão unitária, maior a capacidade do anel de óleo de efetuar a raspagem e con-
força tangencial, o que está contrária à trole do filme de óleo. A pressão unitária é dependente da força tangencial, do diâmetro
tendência de redução de atrito. A Figura do cilindro e da largura da face de contato do anel de óleo.
6 ilustra a otimização da seção transver-
sal dos anéis (redução da altura do anel e, Nova tecnologia de anel de controle de óleo: Anel V-Shape
consequentemente, redução da dimensão A MAHLE desenvolveu uma solução de anel de controle óleo, o anel V-Shape, que
de espessura radial), o que contribui para possibilita uma redução de aproximadamente 50% do carregamento de força tangen-
o aumento do fator de conformabilidade cial de um motor HDD. Essa redução é alcançada, principalmente, pela implementa-
do anel. ção de uma configuração geométrica que busca a redução da superfície de contato do
Outro parâmetro importante da tec- anel de óleo, possibilitando atingir níveis de pressão unitária apropriados, mesmo para
nologia do anel de óleo é a sua pressão reduções significativas da força tangencial aplicada ao anel.
unitária (P0), que significa a pressão nomi- Como apresentado na Figura 7, o anel V-Shape se baseia na implementação de
nal aplicada pelo anel contra a parede do uma modificação nas projeções de contato do anel de óleo (lands), combinando uma
superfície paralela à parede do cilindro e uma superfície angular subsequente, de modo
Figura 5: distribuição das perdas a garantir reduzida porção de contato e robustez mecânica quanto a lascas e quebras da
mecânicas associadas ao pacote superfície dos lands do anel de óleo, mesmo para valores de superfície de contato com
de anéis em um motor de 12,9 menos de 0,20 mm de espessura.
litros Euro V de aproximadamente Ainda são aplicadas ao anel operações de acabamento especiais, simulando uma
550 cv (410 kW), com potência condição de amaciamento do componente em condições de trabalho, de modo a ga-
nominal a 1.900 rpm rantir um correto funcionamento desde as primeiras horas de trabalho do motor.
O conceito é ainda aliado às tecnologias de tratamentos térmicos como a nitretação
gasosa e revestimentos como o CrN-PVD, a fim de promover aumento da resistência
Motor Hdd
ao desgaste e garantir um consumo de óleo lubrificante homogêneo ao longo da vida
12,9 l (563 cv) útil do motor.
Euro V
FMEp do conjunto Dessa forma, como mostra a Figu-
de anéis ra 8, devido à redução da face de conta-
0,28 bar Figure 7: nova tecnologia de anel
5,7 kW to dos lands do anel de oleo V-Shape, é de controle de óleo: Anel V-Shape
possível manter o mesmo nível de pressão
Típico
0,12 – 0,15 mm
min. 10° máx o,02 mm
1.900 rpm
carga máxima
Anel de óleo detalhe da face
2º anel
Anel superior
Seção Transversal
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