Page 31 - Revista EAA - Edição 59
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distorção do cilindro



             Fator k ( )                                                                            (face de contato



                                                                        referência                    reduzida)

                                                               Figura 6: otimização da seção transversal dos anéis
                              Força tangencial (n)             de óleo e sua influência na conformabilidade (k-Fator)

           no  motor.  Outra  forma de  aumentar  a   cilindro. Uma vez que o anel toca o cilindro corretamente (boa conformabilidade), quanto
           conformabilidade do anel é aumentar a   maior a pressão unitária, maior a capacidade do anel de óleo de efetuar a raspagem e con-
           força tangencial, o que está contrária à   trole do filme de óleo. A pressão unitária é dependente da força tangencial, do diâmetro
           tendência de redução de atrito. A Figura   do cilindro e da largura da face de contato do anel de óleo.
           6 ilustra a otimização da seção transver-
           sal dos anéis (redução da altura do anel e,   Nova tecnologia de anel de controle de óleo: Anel V-Shape
           consequentemente, redução da dimensão   A MAHLE desenvolveu uma solução de anel de controle óleo, o anel V-Shape, que
           de espessura radial), o que contribui para   possibilita uma redução de aproximadamente 50% do carregamento de força tangen-
           o aumento do fator de conformabilidade   cial de um motor HDD. Essa redução é alcançada, principalmente, pela implementa-
           do anel.                          ção de uma configuração geométrica que busca a redução da superfície de contato do
             Outro parâmetro importante da tec-  anel de óleo, possibilitando atingir níveis de pressão unitária apropriados, mesmo para
           nologia do anel de  óleo  é  a  sua  pressão   reduções significativas da força tangencial aplicada ao anel.
           unitária (P0), que significa a pressão nomi-  Como apresentado na Figura 7, o anel V-Shape se baseia na implementação de
           nal aplicada pelo anel contra a parede do   uma modificação nas projeções de contato do anel de óleo (lands), combinando uma
                                             superfície paralela à parede do cilindro e uma superfície angular subsequente, de modo
           Figura 5: distribuição das perdas   a garantir reduzida porção de contato e robustez mecânica quanto a lascas e quebras da
           mecânicas associadas ao pacote    superfície dos lands do anel de óleo, mesmo para valores de superfície de contato com
           de anéis em um  motor de 12,9     menos de 0,20 mm de espessura.
           litros Euro V de aproximadamente     Ainda são aplicadas ao anel operações de acabamento especiais, simulando uma
           550 cv (410 kW), com potência     condição de amaciamento do componente em condições de trabalho, de modo a ga-
           nominal a 1.900 rpm               rantir um correto funcionamento desde as primeiras horas de trabalho do motor.
                                                O conceito é ainda aliado às tecnologias de tratamentos térmicos como a nitretação
                                             gasosa e revestimentos como o CrN-PVD, a fim de promover aumento da resistência
                      Motor Hdd
                                             ao desgaste e garantir um consumo de óleo lubrificante homogêneo ao longo da vida
                            12,9 l (563 cv)  útil do motor.
                               Euro V
                           FMEp do conjunto     Dessa forma, como mostra a Figu-
                               de anéis      ra 8, devido à redução da face de conta-
                               0,28 bar                                        Figure 7: nova tecnologia de anel
                               5,7 kW        to dos lands do anel de oleo V-Shape, é   de controle de óleo: Anel V-Shape
                                             possível manter o mesmo nível de pressão
                                                                                                         Típico
                                                                                                   0,12 – 0,15 mm

                                                                          min. 10°  máx  o,02 mm
                               1.900 rpm
                              carga máxima
                           Anel de óleo                                                            detalhe da face
                           2º anel
                           Anel superior
                                                                                   Seção Transversal


                                                                                                           31
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