Page 32 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia
Brunimento de cilindro
Conclusões
pressão unitária-p0 (Mpa) HDD apresentam estratégias para a ade-
Os novos desenvolvimentos de motores
quação de níveis de emissões e aumento de
eficiência energética que demandam maior
resistência ao desgaste e menor atrito para
o pacote de anéis.
Revestimentos cerâmicos como o CrN-
-PVD proporcionam resistência adequada
ao desgaste em configurações típicas HDD.
Para motores com estratégias mais agressi-
Força Tangencial (n) vas de recirculação de gases, foi desenvol-
vida uma configuração de revestimento
de superfície de contato multi-camadas, o
Nanobium, que possibilita a deposição de
maiores espessuras de filme sem compro-
meter a robustez estrutural do revestimento,
aumentando a durabilidade do sistema.
Ganhos significativos podem ser con-
quistados em termos de redução de perdas
referência mecânicas e, consequentemente, consumo
Figura 8: impacto da redução da face de contato do anel de óleo na de combustível quando o conjunto de anéis é
manutenção de pressão unitária para níveis reduzidos de força tangencial otimizado de uma maneira sistêmica. Dentre
os fatores mais importantes a se considerar,
incluem-se a altura dos anéis de compres-
Figura 9: impacto são, o carregamento tangencial do pacote de
Referência
Réplica da Referência
Consumo Específico de Combustível (lb/hp hr) 0,53% de redução média na redução e manutenção de pressão de contato.
da aplicação
de anel de
anéis e o uso de perfis de contato otimizados
óleo V-Shape
para aumento de sustentação hidrodinâmica
de consumo
A tecnologia de anel de controle de
específico de
óleo V-Shape possibilita a redução de
combustível
carregamento de força tangencial em até
50%, com ganhos de redução de perdas
de controle de filme de óleo em motores
HDD. O benefício da redução de consumo
Repetibilidade do teste mecânicas e manutenção do desempenho
(referência): 0,11% específico de combustível associado apenas
a implementação do anel de óleo V-Shape
unitária do anel de óleo padrão, mesmo com menos da metade da força tangencial foi avaliado em modernas configurações de
original aplicada em anel de óleo com configuração de land usual. motor em até 0,5% em comparação com
O impacto da redução de carregamento tangencial do anel de óleo V-Shape foi um conjunto de anéis comum, com manu-
avaliado em um teste de consumo específico de combustível em um motor HDD tenção do desempenho de blow-by e con-
(US10 15,0L / 426kW). A Figura 9 apresenta a comparação entre as curvas de con- sumo de óleo lubrificante dentro dos limi-
sumo específico de combustível (CEC) para um anel de óleo padrão e para um anel tes de trabalho propostos pelo fabricante.
V-Shape com redução de 50% da força tangencial em uma condição de carga parcial Detalhes podem ser encontrados no ar-
de funcionamento do motor. A curva de consumo de combustível para o anel V-Shape tigo SAE2013-01-1725. n
apresenta, em média, 0,53% menor consumo de combustível do que a curva com o anel * Jason Bieneman, Eduardo Nocera, Rafael Bruno e
Davi Silva são da engenharia da MAHLE Metal
padrão. A repetitividade de medição foi de 0,11%. Leve S. A.
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