Page 32 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia


                   Brunimento de cilindro

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            pressão unitária-p0 (Mpa)                                          HDD apresentam estratégias para a ade-
                                                                               Os novos desenvolvimentos de motores

                                                                               quação de níveis de emissões e aumento de
                                                                               eficiência energética que demandam maior
                                                                               resistência ao desgaste e menor atrito para
                                                                               o pacote de anéis.
                                                                                  Revestimentos cerâmicos como o CrN-
                                                                               -PVD proporcionam resistência adequada
                                                                               ao desgaste em configurações típicas HDD.
                                                                               Para motores com estratégias mais agressi-
                                      Força Tangencial (n)                     vas de recirculação de gases, foi desenvol-
                                                                               vida uma configuração de revestimento
                                                                               de superfície de contato multi-camadas, o
                                                                               Nanobium, que possibilita a deposição de
                                                                               maiores espessuras de filme sem compro-
                                                                               meter a robustez estrutural do revestimento,
                                                                               aumentando a durabilidade do sistema.
                                                                                  Ganhos significativos podem ser con-
                                                                               quistados em termos de redução de perdas
                    referência                                                 mecânicas e, consequentemente, consumo
           Figura 8: impacto da redução da face de contato do anel de óleo na   de combustível quando o conjunto de anéis é
           manutenção de pressão unitária para níveis reduzidos de força tangencial  otimizado de uma maneira sistêmica. Dentre
                                                                               os fatores mais importantes a se considerar,
                                                                               incluem-se a altura dos anéis de compres-
                                                               Figura 9: impacto   são, o carregamento tangencial do pacote de
                       Referência
                                                  Réplica da Referência
            Consumo Específico de Combustível (lb/hp hr)  0,53% de redução média  na redução   e manutenção de pressão de contato.
                                                               da aplicação
                                                               de anel de
                                                                               anéis e o uso de perfis de contato otimizados
                                                               óleo V-Shape
                                                                               para aumento de sustentação hidrodinâmica
                                                               de consumo
                                                                                  A tecnologia de anel de controle de
                                                               específico de
                                                                               óleo  V-Shape possibilita a redução de
                                                               combustível
                                                                               carregamento de força tangencial em até
                                                                               50%,  com  ganhos de  redução  de  perdas
                                                                               de controle de filme de óleo em motores
                                                                               HDD. O benefício da redução de consumo
                                                               Repetibilidade do teste   mecânicas e manutenção do desempenho
                                                               (referência): 0,11%  específico de combustível associado apenas
                                                                               a implementação do anel de óleo V-Shape
           unitária do anel de óleo padrão, mesmo com menos da metade da força tangencial   foi avaliado em modernas configurações de
           original aplicada em anel de óleo com configuração de land usual.   motor em até 0,5% em comparação com
             O impacto da redução de carregamento tangencial do anel de óleo V-Shape foi   um conjunto de anéis comum, com manu-
           avaliado em um teste de consumo específico de combustível em um motor HDD   tenção do desempenho de blow-by e con-
           (US10 15,0L / 426kW). A Figura 9 apresenta a comparação entre as curvas de con-  sumo de óleo lubrificante dentro dos limi-
           sumo específico de combustível (CEC) para um anel de óleo padrão e para um anel   tes de trabalho propostos pelo fabricante.
           V-Shape com redução de 50% da força tangencial em uma condição de carga parcial   Detalhes podem ser encontrados no ar-
           de funcionamento do motor. A curva de consumo de combustível para o anel V-Shape   tigo SAE2013-01-1725.                          n
           apresenta, em média, 0,53% menor consumo de combustível do que a curva com o anel   * Jason Bieneman, Eduardo Nocera, Rafael Bruno e
                                                                                Davi Silva são da engenharia da MAHLE Metal
           padrão. A repetitividade de medição foi de 0,11%.                    Leve S. A.
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