Page 34 - Revista EAA - Edição 59
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MErcado





           Poucos dias após o presidente Barack
                                             WAVE antecipa o
           Obama anunciar, em fevereiro, um
           plano para reduzir as emissões de po-
           luentes dos caminhões nos Estados
           Unidos, a  Walmart, gigante multi-  futuro dos caminhões
           nacional do setor de varejo, sediada
           no Estado de Arkansas, revelou a sua
           aposta tecnológica para o desenvol-
           vimento  de veículos de  carga mais
           eficientes em energia e, consequente-  Moldado eM Plástico reforçado coM fibra de
           mente, mais limpos.               carbono, inclusive a carreta, conceito criado
             Batizado  como  WAVE  –  si-    Pelo WalMart alia uMa Microturbina a Gás
           gla  de Walmart  Advanced Vehicle   ao Motor elétrico Para ProMover a eficiência
           Experience (em português, Experiên-  enerGética entre os Pesados      FaBio oMETTo
           cia de Veículo Avançado da Walmart)
           –, o caminhão-conceito combina ae-
           rodinâmica apurada, materiais leves,
           trem de força com microturbina hí-
           brida, eletrificação e sistemas de con-
           trole em todo o veículo. Responsável
           por uma frota com cerca de 6.500
           cavalos-mecânicos  e  55  mil  carretas,
           a Walmart desenvolveu o WAVE em
           parceria com a Peterbilt (caminhões),
           Roush (desenho), Great Dane Trai-
           lers (implementos) e a Capstone Tur-
           bine (motores).
             A carroceria do cavalo-mecânico
           é inteiramente construída de plásti-
           co  reforçado com fibra de  carbono
           (CFRP, a sigla do material em inglês)
           e seu formato futurista, que inclui
           portas  deslizantes  e  elétricas,  repre-
           senta uma redução de 20% do arrasto
           aerodinâmico em relação aos atuais
           Peterbilt 386. Internamente, o amplo
           habitáculo apresenta banco do moto-  (PMAC), alimentado por sete módulos de baterias de íons de lítio (96 V), que
           rista  centralizado  –  que,  combinado   fornecem 650 volts CC do total de 45,5 kW•h. Embora o protótipo utilize o
           à imensa área envidraçada, permite   diesel, a turbina pode funcionar com gás natural ou biocombustíveis. A potên-
           maior visibilidade –, painel com telas   cia e o torque gerados pela combustão não foram divulgados, mas é possível ter
           de cristal líquido e cama. A carreta,   um parâmetro em função da caixa de câmbio automática Allison 4000 RDS,
           também feita quase exclusivamente   de seis marchas, que tem entradas máximas de 565 hp (572,8 cv) e de 3.525
           em CFRP, reduz o peso em cerca de   Nm (359,4 kgfm), na ordem.
           1,8 tonelada, se comparada à constru-  O WAVE pode operar em três modos distintos: recarga, que utiliza
           ção tradicional.                   a turbina e o sistema de recuperação de energia cinética das frenagens
             O WAVE é movido por uma mi-      (KERS); veículo elétrico, que usa só a energia elétrica e é destinado às áreas
           croturbina a gás, combinada a um mo-  urbanas, e híbrido combustão-elétrico, que combina as duas fontes para   FOTOS DIVULGAÇÃO
           tor elétrico de CA de ímã permanente   máxima autonomia.

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