Page 42 - Revista EAA - Edição 59
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                                                                               O uso de veículos a gás natural
                                                                               pelas frotas é uma aplicação ideal
                                                                               para “todo dia”. O uso normal em
                                                                               veículos particulares encontra
                                                                               resistência dos consumidores
                                                                               e é acentuado pela falta de
                                                                               infraestrutura de reabastecimento



                                                                               mais difíceis de produzir e, mais im-
                                                                               portante, estão ficando mais caras para
                                                                             FOTOS BRUCE MOREY  diretor executivo de Refino e Estudos
                                                                               a produção,”falou  Terrence Higgins,

                                                                               Especiais da Halt Energy. “Esse petró-
                                                                               leo é inadequado para gasolina,” disse
                                                                               ele no Simpósio de Combustíveis de
                                                        O menor consumo        Alta Octanagem da SAE 2014. Ele
                                       Gasolina de alta
                    Gasolina de alta   octanagem e alta   é obtido com uma     contém mais parafina, resultando em
                   octanagem apenas
             número de octanas                          alta compressão        posterior à Automotive Engineering -
                                                                               combustível de menor octanagem.
                                                        combinação de
                                        compressão
                                                                                  Ele explicou - em uma entrevista
                                                        e gasolina de alta
                                                                               que há várias maneiras de as refinarias
                                                        octanagem, de
                                                                               gem. Uma é reformar componentes de
                                                        estudos feitos pela
                      Hoje              Alta compressão   acordo com os        produzirem gasolina de alta octana-
                                        apenas                                 baixa octanagem como nafta em ga-
                                                        Ford em um motor
                                                        EcoBoost               solina. Esta aumenta um pouco o cus-
                       Taxa de compressão (Tc)                                 to porque as refinarias perdem gasoli-
                                                                               na no processo. Esse também produz
                                                                               GLP e gás natural, que as refinarias
            infraestrutura de reabastecimento,                                 vendem. O atual e brutal aumento de
            osso duro de roer para o gnV                                       produção de gás natural nos EUA sig-

                                                                               nifica que há abundância desses gases.
             O problema da introdução de combustíveis verdadeiramente alternativos é a vasta
            infraestrutura de fornecimento criada para gasolina e diesel. Há mais de 1,3 bilhão   “Maior  a  diferença  (de  pre-
            de veículos leves no mundo inteiro, a grande maioria utilizando gasolina ou diesel.   ço) entre gasolina e gás natural,
            Para abastecer esses veículos, há cerca de 7.000 estruturas de extração de petróleo   maior a oportunidade de custo (em
            mundialmente, de acordo com Biblioteca do Congresso dos EUA, e 700 refinarias para   criar  gasolina  mais  cara  e  de  mais
            conversão de petróleo em gasolina, diesel e outros derivados. Somente nos EUA há
            mais de 150.000 pontos com equipamento de bombeamento capaz de reabastecer   octanagem),”  explicou  Higgins.
            com gasolina até E10. Em comparação, há somente cerca de 2.200 postos públicos que   Por esses motivos, o nível de octa-
            fornecem E85 e em torno de 450 que oferecem GNV.                   nas das refinarias (octanas da gasolina
             Expandir essa infraestrutura sairá caro. Postos de gás natural variam em termos de   antes da mistura com um aditivo como
            custos de instalação, segundo o Centro de Dados de Combustíveis Alternativos (AFDC,   etanol) caiu de uma média de 87,25
            a sigla em inglês) do Departamento de Energia dos EUA. Eles vão de US$ 2 milhões para
            um serviço dimensionado para abastecimento rápido a baixos US$ 10.000 por uma   IAD (índice antidetonante) em 2003
            unidade que pode ser instalada em casa. Contudo, a unidade de baixo preço para o   para 85,5 IAD em 2013.
            consumidor irá fornecer não mais que 1 m³/h, bastante lento.          “O declínio em octanas das refi-
             E no caso de o GNV ser armazenado e fornecido como gás super-resfriado e liquefeito,   narias deveu-se à disponibilidade de
            roupas protetoras, protetor de rosto e luvas são requeridos ao reabastecer um veículo,   maior octanagem fora das refinarias
            de acordo com o AFDC.
                                                                  Bruce Morley  – isto é, mistura com etanol,” disse
                                                                               Higgins. “Haverá mais queda de oc-

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