Page 42 - Revista EAA - Edição 59
P. 42
coMBuSTíVEl
O uso de veículos a gás natural
pelas frotas é uma aplicação ideal
para “todo dia”. O uso normal em
veículos particulares encontra
resistência dos consumidores
e é acentuado pela falta de
infraestrutura de reabastecimento
mais difíceis de produzir e, mais im-
portante, estão ficando mais caras para
FOTOS BRUCE MOREY diretor executivo de Refino e Estudos
a produção,”falou Terrence Higgins,
Especiais da Halt Energy. “Esse petró-
leo é inadequado para gasolina,” disse
ele no Simpósio de Combustíveis de
O menor consumo Alta Octanagem da SAE 2014. Ele
Gasolina de alta
Gasolina de alta octanagem e alta é obtido com uma contém mais parafina, resultando em
octanagem apenas
número de octanas alta compressão posterior à Automotive Engineering -
combustível de menor octanagem.
combinação de
compressão
Ele explicou - em uma entrevista
e gasolina de alta
que há várias maneiras de as refinarias
octanagem, de
gem. Uma é reformar componentes de
estudos feitos pela
Hoje Alta compressão acordo com os produzirem gasolina de alta octana-
apenas baixa octanagem como nafta em ga-
Ford em um motor
EcoBoost solina. Esta aumenta um pouco o cus-
Taxa de compressão (Tc) to porque as refinarias perdem gasoli-
na no processo. Esse também produz
GLP e gás natural, que as refinarias
infraestrutura de reabastecimento, vendem. O atual e brutal aumento de
osso duro de roer para o gnV produção de gás natural nos EUA sig-
nifica que há abundância desses gases.
O problema da introdução de combustíveis verdadeiramente alternativos é a vasta
infraestrutura de fornecimento criada para gasolina e diesel. Há mais de 1,3 bilhão “Maior a diferença (de pre-
de veículos leves no mundo inteiro, a grande maioria utilizando gasolina ou diesel. ço) entre gasolina e gás natural,
Para abastecer esses veículos, há cerca de 7.000 estruturas de extração de petróleo maior a oportunidade de custo (em
mundialmente, de acordo com Biblioteca do Congresso dos EUA, e 700 refinarias para criar gasolina mais cara e de mais
conversão de petróleo em gasolina, diesel e outros derivados. Somente nos EUA há
mais de 150.000 pontos com equipamento de bombeamento capaz de reabastecer octanagem),” explicou Higgins.
com gasolina até E10. Em comparação, há somente cerca de 2.200 postos públicos que Por esses motivos, o nível de octa-
fornecem E85 e em torno de 450 que oferecem GNV. nas das refinarias (octanas da gasolina
Expandir essa infraestrutura sairá caro. Postos de gás natural variam em termos de antes da mistura com um aditivo como
custos de instalação, segundo o Centro de Dados de Combustíveis Alternativos (AFDC, etanol) caiu de uma média de 87,25
a sigla em inglês) do Departamento de Energia dos EUA. Eles vão de US$ 2 milhões para
um serviço dimensionado para abastecimento rápido a baixos US$ 10.000 por uma IAD (índice antidetonante) em 2003
unidade que pode ser instalada em casa. Contudo, a unidade de baixo preço para o para 85,5 IAD em 2013.
consumidor irá fornecer não mais que 1 m³/h, bastante lento. “O declínio em octanas das refi-
E no caso de o GNV ser armazenado e fornecido como gás super-resfriado e liquefeito, narias deveu-se à disponibilidade de
roupas protetoras, protetor de rosto e luvas são requeridos ao reabastecer um veículo, maior octanagem fora das refinarias
de acordo com o AFDC.
Bruce Morley – isto é, mistura com etanol,” disse
Higgins. “Haverá mais queda de oc-
42