Page 40 - Revista EAA - Edição 59
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coMBuSTíVEl




           Combustíveis alternativos



           para os desafios





           coM os Preços da Gasolina, aParenteMente,                           do Oak Ridge National Laboratory
           estabilizados e Medidas de econoMia de                              (ORNL), há restritivos limites de
           coMbustível estacionadas, será que existe MesMo                     emissões EPA  Tier 3 americanas a
           necessidade de coMbustíveis alternativos?                           caminho, bem como motivação in-
           enGenheiros autoMobilísticos dão alGuMas razões                     ternacional para reduzir emissões de
           surPreendentes Para que exista                              BrucE MorEy  CO 2 por meio da redução de consu-
                                                                               mo  de  combustíveis.  Fabricantes  já
                                                                               sabem que terão pela frente metas de
           Tradução E adapTação auTorizada dE “alTErnaTiVE FuElS FacE cHallEngE”, MaTéria   consumo americanas CAFE 2025 e
           puBlicada na rEViSTa auToMoTiVE EnginEEring inTErnaTional onlinE, Vol. 1,  n° 2,    europeias em 2020. Com as reservas
           18 dE Março dE 2014, TExTo BrucE MorEy E Tradução BoB SHarp         de gás natural aumentando e preços
                                                                               caindo em resposta – para abaixo dos
           As companhias de petróleo estão abrindo novas e vastas reservas utilizando tecno-  preços da gasolina em base de energia
           logia de fratura hidráulica de rochas a grande profundidade (fracking). Ao mesmo   equivalente –, outra questão é se vale a
           tempo, medidas para poupar combustíveis deram uma parada, com motoristas   pena usar gás natural como combustí-
           nos EUA consumindo menos gasolina e diesel. Postos de combustíveis e a frota   vel alternativo.
           de veículos atual não estão preparados para aceitar muito mais etanol na gasolina.
             É hora de encerrar o desenvolvimento futuro de combustíveis alternativos?   Octanas e combustíveis
           Não de todo, mas as razões para utilizar alternativos tornam-se mais comple-  alternativos
           xas. Como diz Ron Graves, diretor de Programas de Transportes Sustentáveis   Gasolinas de alta octanagem são boas
                                                                               para reduzir consumo, disse Tom Le-
                                                                               one, um engenheiro do grupo de Pes-
                                                                               quisa e Engenharia Avançada da Ford,
                                                                               em uma entrevista à Automotive En-
                                                                               gineering.  Os  modernos  sensores  dos
                                                                               motores de hoje atrasarão  a ignição
                                                                               para evitar detonação se for usada ga-
                                                                               solina de baixa octanagem. De acordo
                                                                               com Leone, essa é uma condição bas-
                                                                               tante comum quando o motor funcio-
                                                                               na com uma combinação de altos car-
                                                                               ga e torque. Atrasar a ignição é mais
                                                                               adequado para o motor e reduz ruído,
                                                                               mas a desvantagem é aumento de con-
                                                                               sumo com perda de torque. O inverso
                                                                               é verdadeiro: maior o número de octa-
                                                                               nas, mais avanço, melhora o torque e a
                                                                               favorece a redução de consumo.
                                                                                  Leone ressaltou, também,  a  ten-
                                                                               dência em tecnologia de motores que
                                                                               os fabricantes estão adotando para

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