Page 40 - Revista EAA - Edição 59
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coMBuSTíVEl
Combustíveis alternativos
para os desafios
coM os Preços da Gasolina, aParenteMente, do Oak Ridge National Laboratory
estabilizados e Medidas de econoMia de (ORNL), há restritivos limites de
coMbustível estacionadas, será que existe MesMo emissões EPA Tier 3 americanas a
necessidade de coMbustíveis alternativos? caminho, bem como motivação in-
enGenheiros autoMobilísticos dão alGuMas razões ternacional para reduzir emissões de
surPreendentes Para que exista BrucE MorEy CO 2 por meio da redução de consu-
mo de combustíveis. Fabricantes já
sabem que terão pela frente metas de
Tradução E adapTação auTorizada dE “alTErnaTiVE FuElS FacE cHallEngE”, MaTéria consumo americanas CAFE 2025 e
puBlicada na rEViSTa auToMoTiVE EnginEEring inTErnaTional onlinE, Vol. 1, n° 2, europeias em 2020. Com as reservas
18 dE Março dE 2014, TExTo BrucE MorEy E Tradução BoB SHarp de gás natural aumentando e preços
caindo em resposta – para abaixo dos
As companhias de petróleo estão abrindo novas e vastas reservas utilizando tecno- preços da gasolina em base de energia
logia de fratura hidráulica de rochas a grande profundidade (fracking). Ao mesmo equivalente –, outra questão é se vale a
tempo, medidas para poupar combustíveis deram uma parada, com motoristas pena usar gás natural como combustí-
nos EUA consumindo menos gasolina e diesel. Postos de combustíveis e a frota vel alternativo.
de veículos atual não estão preparados para aceitar muito mais etanol na gasolina.
É hora de encerrar o desenvolvimento futuro de combustíveis alternativos? Octanas e combustíveis
Não de todo, mas as razões para utilizar alternativos tornam-se mais comple- alternativos
xas. Como diz Ron Graves, diretor de Programas de Transportes Sustentáveis Gasolinas de alta octanagem são boas
para reduzir consumo, disse Tom Le-
one, um engenheiro do grupo de Pes-
quisa e Engenharia Avançada da Ford,
em uma entrevista à Automotive En-
gineering. Os modernos sensores dos
motores de hoje atrasarão a ignição
para evitar detonação se for usada ga-
solina de baixa octanagem. De acordo
com Leone, essa é uma condição bas-
tante comum quando o motor funcio-
na com uma combinação de altos car-
ga e torque. Atrasar a ignição é mais
adequado para o motor e reduz ruído,
mas a desvantagem é aumento de con-
sumo com perda de torque. O inverso
é verdadeiro: maior o número de octa-
nas, mais avanço, melhora o torque e a
favorece a redução de consumo.
Leone ressaltou, também, a ten-
dência em tecnologia de motores que
os fabricantes estão adotando para
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