Page 43 - Revista EAA - Edição 59
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tanagem requerida nas refinarias à
           medida que a mistura com etanol au-
           mentar, mas isso será prejudicado por
           perda de octanagem na  refinaria re-
           lacionada à dessulfurização da futura
           implementação da futura norma Tier
           3 da Environmetal Protection Agency
           (EPA) que determina queda de enxo-
           fre para 10 ppm.

           E30 como combustível alternativo
           Se o etanol é bom como meio de au-
           mentar octanas, a questão é: quanto? O
           extremo como combustível alternativo  FOtOs MARk FINkENstAEDt/CHEVROLEt
           é o E85, o que é legalmente definido
           agora como contendo pelo menos 51%
           mas não mais que 83% de etanol. En-
           quanto o E85 como alternativa tem
           suas vantagens, especialistas em com-  mizar a eficiência do motor e protegê-  O Chevrolet Impala 2015
           bustíveis como Bill Woebkenberg, do   -lo da detonação.             bicombustível é capaz de funcionar
           departamento de Assuntos Técnicos e   Mas, espere... há mais: “Há pesqui-  com GNV, de queima limpa e
           Regulamentares de Combustíveis nos   sas de grupos como o do Oak Ridge  produzido domesticamente na
           EUA da Mercedes-Benz, observou    National Laboratory que concluíram  maior parte, e gasolina. Um tanque
           que uma mistura etanol de nível médio   haver mais benefício em um combus-  separado de GNV, montado
           (MLEB, a sigla em inglês) é melhor.   tível MLEB do que maior octanagem.  no porta-malas, permite que o
           Essas variam de E25 até cerca de E35.   Redução de temperatura da câmara  motorista alterne os combustíveis
           “Com mistura de cerca de 1/3 de eta-  de combustão é um deles, disse. Além  por meio de um botão
           nol, obtêm-se 2/3 do benefício de usar   disso, o ORNL testou gasolina E0 de
           etanol,” disse ele.               87 IAD e misturas nível médio com
             Todavia, para máximo aproveita-  24% isobutanol/gasolina (IB24) e E30 em configuração de alta compressão.
           mento do combustível MLEB, como o   O E30 mostrou excepcional comportamento antidetonação além de seu número
           E30, os fabricantes precisam desenvol-  de octanas e permitiu dobrar o torque máximo em relação à gasolina comum.
           ver motores otimizados para MLEB e   Isso quer dizer que um motor otimizado para MLEB permitiria maior redução
           sistemas de alimentação compatíveis.   de cilindrada e rotação.
           “Os componente necessários para um
           motor MLEB são similares aos veícu-  Questões práticas – infraestrutura e legislação
           los flexíveis em combustível de hoje,”   O melhor MLEB pode não ser E30, segundo John Eichberger, vice-presidente
           afirmou, provavelmente incluindo   de Relações Governamentais da NACS (uma associação global que representa
           bombas de combustível maiores, in-  lojas de conveniência e postos de combustíveis). Ele preferiria uma proporção de
           jetores de maior vazão e componentes   etanol que não excedesse 25%. “Concluímos que enquanto os custos para atuali-
           resistentes à corrosão.           zar bombas de E10 ou E15 com equipamento certificado seria baixo, chegando
             Novos sensores também serão     até US$ 5.000 por bomba, indo a 26% deverá exigir atualização com equipa-
           críticos para um motor MLEB. “Os   mento certificado para E85,” disse ele à Automotive Engineering. Bombas que
           métodos atuais de mitigar detonação   fornecem E85 chegam a ser quatro vezes mais caras que as para E15.
           serão insuficientes”, disse  Woebken-  A palavra das autoridades será vital. “Enquanto a EPA certificou que os
           berg, observando que medir a porcen-  carros flexíveis em combustível podem funcionar com E0, E85 ou qualquer
           tagem de etanol em vez de inferi-lo   proporção de etanol, a EPA não tem, atualmente, nenhuma norma específica
           antes da injeção é crucial para maxi-  para MLEB E16 a E50,” explicou Marilyn Herman, presidente da Herman e

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