Page 43 - Revista EAA - Edição 59
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tanagem requerida nas refinarias à
medida que a mistura com etanol au-
mentar, mas isso será prejudicado por
perda de octanagem na refinaria re-
lacionada à dessulfurização da futura
implementação da futura norma Tier
3 da Environmetal Protection Agency
(EPA) que determina queda de enxo-
fre para 10 ppm.
E30 como combustível alternativo
Se o etanol é bom como meio de au-
mentar octanas, a questão é: quanto? O
extremo como combustível alternativo FOtOs MARk FINkENstAEDt/CHEVROLEt
é o E85, o que é legalmente definido
agora como contendo pelo menos 51%
mas não mais que 83% de etanol. En-
quanto o E85 como alternativa tem
suas vantagens, especialistas em com- mizar a eficiência do motor e protegê- O Chevrolet Impala 2015
bustíveis como Bill Woebkenberg, do -lo da detonação. bicombustível é capaz de funcionar
departamento de Assuntos Técnicos e Mas, espere... há mais: “Há pesqui- com GNV, de queima limpa e
Regulamentares de Combustíveis nos sas de grupos como o do Oak Ridge produzido domesticamente na
EUA da Mercedes-Benz, observou National Laboratory que concluíram maior parte, e gasolina. Um tanque
que uma mistura etanol de nível médio haver mais benefício em um combus- separado de GNV, montado
(MLEB, a sigla em inglês) é melhor. tível MLEB do que maior octanagem. no porta-malas, permite que o
Essas variam de E25 até cerca de E35. Redução de temperatura da câmara motorista alterne os combustíveis
“Com mistura de cerca de 1/3 de eta- de combustão é um deles, disse. Além por meio de um botão
nol, obtêm-se 2/3 do benefício de usar disso, o ORNL testou gasolina E0 de
etanol,” disse ele. 87 IAD e misturas nível médio com
Todavia, para máximo aproveita- 24% isobutanol/gasolina (IB24) e E30 em configuração de alta compressão.
mento do combustível MLEB, como o O E30 mostrou excepcional comportamento antidetonação além de seu número
E30, os fabricantes precisam desenvol- de octanas e permitiu dobrar o torque máximo em relação à gasolina comum.
ver motores otimizados para MLEB e Isso quer dizer que um motor otimizado para MLEB permitiria maior redução
sistemas de alimentação compatíveis. de cilindrada e rotação.
“Os componente necessários para um
motor MLEB são similares aos veícu- Questões práticas – infraestrutura e legislação
los flexíveis em combustível de hoje,” O melhor MLEB pode não ser E30, segundo John Eichberger, vice-presidente
afirmou, provavelmente incluindo de Relações Governamentais da NACS (uma associação global que representa
bombas de combustível maiores, in- lojas de conveniência e postos de combustíveis). Ele preferiria uma proporção de
jetores de maior vazão e componentes etanol que não excedesse 25%. “Concluímos que enquanto os custos para atuali-
resistentes à corrosão. zar bombas de E10 ou E15 com equipamento certificado seria baixo, chegando
Novos sensores também serão até US$ 5.000 por bomba, indo a 26% deverá exigir atualização com equipa-
críticos para um motor MLEB. “Os mento certificado para E85,” disse ele à Automotive Engineering. Bombas que
métodos atuais de mitigar detonação fornecem E85 chegam a ser quatro vezes mais caras que as para E15.
serão insuficientes”, disse Woebken- A palavra das autoridades será vital. “Enquanto a EPA certificou que os
berg, observando que medir a porcen- carros flexíveis em combustível podem funcionar com E0, E85 ou qualquer
tagem de etanol em vez de inferi-lo proporção de etanol, a EPA não tem, atualmente, nenhuma norma específica
antes da injeção é crucial para maxi- para MLEB E16 a E50,” explicou Marilyn Herman, presidente da Herman e
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