Page 44 - Revista EAA - Edição 59
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coMBuSTíVEl
limite de detonação motor Estudo conduzido
ic carga & rotação pelo ORNL revelou
que os benefícios
em aumentar a
Âng. Virab. 50 (°Âng. Virab. dpMS) gasolina iam • = ponto de dados Vap. (kj/kg) Calor Lat. Vap.
mistura etanol-
Calor Lat.
além de elevar a
eq. (kJ/kg)
octanagem (Derek
Splitter e Jim
Szybist, ORNL)
pMEib (kpa)
pMEib (kpa)
Benefícios do E30 vão além do iad
Associados. “A EPA autorizou o uso de até E15 para veículos conven-
cionais, mas não E16 a E50.”
Ela avisa que remover barreiras e acertar requisitos regulamentares
leva tempo e que o processo já começou. Ela disse que a EPA requereu rotação (rpm)
informação de MLEB para sua proposta de emissões Tier 3.
Para deixar as coisas mais claras, Herman usa a banida gasolina com chum- mais em economia e preço, as frotas
bo como exemplo. Começando com a Emenda do Ato do Ar Limpo em 1970, têm padrões de uso previsíveis, obser-
o Congresso estabeleceu um vasto programa nacional para eliminar o uso do vou. Tipicamente, organizações como
chumbo para proteger a saúde e o bem-estar públicos e para evitar danos aos prefeituras podem justificar um posto
controles de emissões dos veículos; só em 1995 o chumbo foi totalmente elimi- de abastecimento dedicado, reabas-
nado da gasolina. tecimento noturno usando postos de
Há também a questão de escolha do consumidor. Leone, da Ford, aponta um reabastecimento lento de baixo custo.
ponto claro. “Nossos testes demonstraram a vantagem de gasolina de mais octa- Isto se reflete nas ofertas dos fabrican-
nagem,” falou. Mas o mundo atual é uma mistura de altas e baixas octanas. Os tes, que se concentram em furgões de
consumidores podem escolher o que colocar no tanque, mas isso pode não ser o carga, chassis para encarroçamento, pi-
bastante. Por quê? Para projetar motores que usam gasolinas de octanagem mais capes e táxis a GNV.
alta é necessário que o consumidor concorde. “A maioria dos consumidores não Converter gás natural em combus-
pagará mais por gasolina premium se houver alternativa mais barata, “ explicou. tível líquido permitiria utilizar a atual
infraestrutura de postos e o tornaria
Gás natural todo dia? um combustível viável para o dia a dia.
O gás natural é mais limpo do que o petróleo e, na América do Norte, ele repre- Uma possibilidade é transformar gás
senta uma fonte plena e doméstica de combustível para transporte que é bem natural em diesel usando tecnologia
mais barata em relação ao custo por galão equivalente de gasolina. Poderia ser gás-para-líquido (GTL). A Shell e a
ele um combustível para todo dia? companhia sul-africana Sasol já têm
“Os veículos a gás natural não têm desempenhado papel importante no trans- instalações operando no Golfo Pérsi-
porte dos EUA e é improvável que aumentem muito sua participação no mer- co e a última encontra-se no estágio
cado nos próximos anos,” disse Andrew Soare, analista sênior da Lux Research. de planejamento para instalar uma no
Os consumidores não chegam a considerar apenas preço e não gostam do espaço estado da Louisiana. “Há várias com-
reduzido do porta-malas, da escolha de veículos limitada e de haver poucos pos- panhias de olho na GTL em menor
tos que vendam gás. escala como a Sierra Energy, Com-
Contudo, Soare acredita que o gás natural seja ideal para frotas. Pensando pactGLT e algumas mais. Enquanto
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