Page 44 - Revista EAA - Edição 59
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                      limite de detonação motor      Estudo conduzido
                         ic carga & rotação          pelo ORNL revelou
                                                     que os benefícios
                                                     em aumentar a
             Âng. Virab. 50 (°Âng. Virab. dpMS)      gasolina iam            • = ponto de dados  Vap. (kj/kg)  Calor Lat. Vap.
                                                     mistura etanol-
                                                                                       Calor Lat.
                                                     além de elevar a
                                                                                                     eq. (kJ/kg)
                                                     octanagem (Derek
                                                     Splitter e Jim
                                                     Szybist, ORNL)




                                                                      pMEib (kpa)
                            pMEib (kpa)

                    Benefícios do E30 vão além do iad

           Associados. “A EPA autorizou o uso de até E15 para veículos conven-
           cionais, mas não E16 a E50.”
             Ela avisa que remover barreiras e acertar requisitos regulamentares
           leva tempo e que o processo já começou. Ela disse que a EPA requereu        rotação (rpm)
           informação de MLEB para sua proposta de emissões Tier 3.
             Para deixar as coisas mais claras, Herman usa a banida gasolina com chum-  mais em economia e preço, as frotas
           bo como exemplo. Começando com a Emenda do Ato do Ar Limpo em 1970,   têm padrões de uso previsíveis, obser-
           o Congresso estabeleceu um vasto programa nacional para eliminar o uso do   vou. Tipicamente, organizações como
           chumbo para proteger a saúde e o bem-estar públicos e para evitar danos aos   prefeituras podem justificar um posto
           controles de emissões dos veículos; só em 1995 o chumbo foi totalmente elimi-  de abastecimento dedicado, reabas-
           nado da gasolina.                                                   tecimento noturno usando postos de
             Há também a questão de escolha do consumidor. Leone, da Ford, aponta um   reabastecimento lento de baixo custo.
           ponto claro. “Nossos testes demonstraram a vantagem de gasolina de mais octa-  Isto se reflete nas ofertas dos fabrican-
           nagem,” falou. Mas o mundo atual é uma mistura de altas e baixas octanas. Os   tes, que se concentram em furgões de
           consumidores podem escolher o que colocar no tanque, mas isso pode não ser o   carga, chassis para encarroçamento, pi-
           bastante. Por quê? Para projetar motores que usam gasolinas de octanagem mais   capes e táxis a GNV.
           alta é necessário que o consumidor concorde. “A maioria dos consumidores não   Converter gás natural em combus-
           pagará mais por gasolina premium se houver alternativa mais barata, “ explicou.  tível líquido permitiria utilizar a atual
                                                                               infraestrutura de postos e o tornaria
           Gás natural todo dia?                                               um combustível viável para o dia a dia.

           O gás natural é mais limpo do que o petróleo e, na América do Norte, ele repre-  Uma possibilidade é transformar gás
           senta uma fonte plena e doméstica de combustível para transporte que é bem   natural em diesel usando tecnologia
           mais barata em relação ao custo por galão equivalente de gasolina. Poderia ser   gás-para-líquido (GTL). A Shell e a
           ele um combustível para todo dia?                                   companhia sul-africana Sasol já têm
             “Os veículos a gás natural não têm desempenhado papel importante no trans-  instalações operando no Golfo Pérsi-
           porte dos EUA e é improvável que aumentem muito sua participação no mer-  co e a última encontra-se no estágio
           cado nos próximos anos,” disse Andrew Soare, analista sênior da Lux Research.   de planejamento para instalar uma no
           Os consumidores não chegam a considerar apenas preço e não gostam do espaço   estado da Louisiana. “Há várias com-
           reduzido do porta-malas, da escolha de veículos limitada e de haver poucos pos-  panhias de olho na GTL em menor
           tos que vendam gás.                                                 escala como a Sierra Energy, Com-
             Contudo, Soare acredita que o gás natural seja ideal para frotas. Pensando   pactGLT e algumas mais. Enquanto

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