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a serem utilizados dependem do carro   cada ao peito do ocupante durante o
           e de suas características. No caso do   seu deslocamento, evitando uma com-
           up!, se fez necessária a presença de um   pressão excessiva da região torácica.
           sensor de aceleração frontal, além do
           sensor da unidade controladora. Essa   Alertas de cinto de
           foi uma exigência gerada pelas carac-  segurança desatado
           terísticas dimensionais e de constru-  Os cintos de segurança devem ser uti-
           ção do veículo – balanço dianteiro re-  lizados durante 100% do trajeto do ve-
           duzido e estrutura rígida que gera um   ículo, tanto por questão de bom senso
           pulso de desaceleração mais alto.  quanto por determinação do Código
             Para que a unidade controladora   de Trânsito. Para que isso seja obser-
           decida se o sistema de retenção deve   vado,  o  up! conta  com um  sistema
           ser acionado ou não, foi desenvolvido   que detecta se motorista e passageiro                      FONTE: AUTOLIV (2014)
           um algoritmo que identifica a gra-  dianteiro não os estão utilizando-os.
           vidade do evento e aplica algumas   Caso não, um aviso visual e outro so-
           regras para que o tempo de disparo   noro são emitidos.
           seja definido. A mais comum é a que
           determina o tempo de enchimento   Airbag
           das bolsas infláveis e o tempo que a   As bolsas de ar (airbags) têm a função de amortecer o impacto dos ocupantes
           cabeça do ocupante leva para atingir   contra o interior do veículo, minimizando a gravidade das lesões ocasionadas por
           uma delas. Esse tempo é determina-  um acidente. O up! vem com duas bolsas de ar frontais, sendo que a do motorista
           do para cada um dos tipos de impacto   é de 60 litros e a do passageiro, 90 litros. Elas foram dimensionadas de maneira a
           e, a partir deles, o algoritmo é cons-  proporcionar maior abrangência e proteção aos ocupantes dos bancos dianteiros
           truído. No caso do up!, esse tempo   em um impacto.
           fica abaixo de 0,03 segundo para os
           impactos de grande severidade, pro-
           porcionando uma maior eficiência do
           sistema de retenção. No decorrer des-
           se exíguo intervalo de tempo, o sinal
           é coletado, processado e a ordem de
           disparo é enviada.

           Cintos de segurança
           Eles são os componentes mais im-
           portantes na proteção dos ocupantes
           durante o impacto. Sua função é a de
           reter o ocupante ao banco do veículo
           evitando ou minimizando o seu im-  Dimensionadas
           pacto contra o interior do carro. Além  para
           dessa função básica, o cinto do up!  proporcionar

           possui o sistema de pré-tensionamen-  proteção aos
           to, que retira a folga entre o cadarço do  ocupantes
           cinto e o ocupante. A retenção ocorre  dos bancos
           mais cedo e, consequentemente, reduz  dianteiros, no
           a movimentação relativa do passagei-  Up! as bolsas
           ro. Outro componente importante do  têm 60 e 90 litros
           cinto é a limitação de carga. O sistema  para motorista e
           atua de maneira a limitar a carga apli-  passageiro

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