Page 37 - Revista EAA - Edição 59
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a serem utilizados dependem do carro cada ao peito do ocupante durante o
e de suas características. No caso do seu deslocamento, evitando uma com-
up!, se fez necessária a presença de um pressão excessiva da região torácica.
sensor de aceleração frontal, além do
sensor da unidade controladora. Essa Alertas de cinto de
foi uma exigência gerada pelas carac- segurança desatado
terísticas dimensionais e de constru- Os cintos de segurança devem ser uti-
ção do veículo – balanço dianteiro re- lizados durante 100% do trajeto do ve-
duzido e estrutura rígida que gera um ículo, tanto por questão de bom senso
pulso de desaceleração mais alto. quanto por determinação do Código
Para que a unidade controladora de Trânsito. Para que isso seja obser-
decida se o sistema de retenção deve vado, o up! conta com um sistema
ser acionado ou não, foi desenvolvido que detecta se motorista e passageiro FONTE: AUTOLIV (2014)
um algoritmo que identifica a gra- dianteiro não os estão utilizando-os.
vidade do evento e aplica algumas Caso não, um aviso visual e outro so-
regras para que o tempo de disparo noro são emitidos.
seja definido. A mais comum é a que
determina o tempo de enchimento Airbag
das bolsas infláveis e o tempo que a As bolsas de ar (airbags) têm a função de amortecer o impacto dos ocupantes
cabeça do ocupante leva para atingir contra o interior do veículo, minimizando a gravidade das lesões ocasionadas por
uma delas. Esse tempo é determina- um acidente. O up! vem com duas bolsas de ar frontais, sendo que a do motorista
do para cada um dos tipos de impacto é de 60 litros e a do passageiro, 90 litros. Elas foram dimensionadas de maneira a
e, a partir deles, o algoritmo é cons- proporcionar maior abrangência e proteção aos ocupantes dos bancos dianteiros
truído. No caso do up!, esse tempo em um impacto.
fica abaixo de 0,03 segundo para os
impactos de grande severidade, pro-
porcionando uma maior eficiência do
sistema de retenção. No decorrer des-
se exíguo intervalo de tempo, o sinal
é coletado, processado e a ordem de
disparo é enviada.
Cintos de segurança
Eles são os componentes mais im-
portantes na proteção dos ocupantes
durante o impacto. Sua função é a de
reter o ocupante ao banco do veículo
evitando ou minimizando o seu im- Dimensionadas
pacto contra o interior do carro. Além para
dessa função básica, o cinto do up! proporcionar
possui o sistema de pré-tensionamen- proteção aos
to, que retira a folga entre o cadarço do ocupantes
cinto e o ocupante. A retenção ocorre dos bancos
mais cedo e, consequentemente, reduz dianteiros, no
a movimentação relativa do passagei- Up! as bolsas
ro. Outro componente importante do têm 60 e 90 litros
cinto é a limitação de carga. O sistema para motorista e
atua de maneira a limitar a carga apli- passageiro
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