Page 39 - Revista EAA - Edição 59
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Painel de instrumentos
           Com a parte superior do corpo pro-
           tegida pelos itens citados acima, resta
           aos membros inferiores receberem a
           mesma atenção. Parte da garantia da
           integridade das pernas dos ocupantes
           dianteiros do veículo são provenientes
           do painel de instrumentos, já que eles
           oferecem suporte e resistência ao im-
           pacto dos joelhos.
             Para que esse impacto cause o me-
           nor risco possível para as pernas, o pai-                           sistema Isofix de ancoragem de cadei-
           nel de instrumentos deve ser desenha-                               rinhas. Constituído por ganchos infe-
           do de maneira a ter superfície suave e                              riores que vão presos diretamente no
           sem protuberâncias. Além disso, deve                                assoalho do veículo e ganchos supe-
           ser produzido com materiais e compo-                                riores (top tethers) ligados ao encosto
           nentes capazes de absorver energia e                                do banco traseiro, proporciona a insta-
           proporcionar um espaço suficiente de                                lação ideal para as cadeirinhas, já que
           deformação entre a superfície aparente                              são dispositivos rígidos. O conceito
           e qualquer elemento rígido presente                                 dessa ancoragem é o de promover uma
           na sua estrutura.                   Cadeirinhas com                 fixação rígida em três pontos (dois
             O painel do up! tem superfície sua-  sistema Isofix               ganchos inferiores e um superior), evi-
           ve e área de absorção de energia capa-                              tando o deslocamento e a rotação do
           zes de proteger ocupantes de diversas                               dispositivo de retenção durante a de-
           estaturas. O carro também conta com                                 saceleração do impacto.
           espuma de alta densidade na região da                                  Os mecanismos de retenção infan-
           coluna de direção para proteger os joe-                             til utilizados no teste do up! possibili-
           lhos contra impactos.                                               taram uma alta classificação na avalia-
                                                                               ção do Latin NCAP. A cadeirinha de
           Sistema de proteção                                                 criança da classe G1 (para crianças até
           para crianças                                                       18 kg), que possui dispositivos rígidos
           A preocupação com os ocupantes in-                                  para a fixação no Isofix, proporciona
           fantis acomodados no banco traseiro                                 facilidade na suamontagem/desmon-
           também não foi deixada de lado. Nor-                                tagem, retenção mais eficaz e gancho
           malmente essa proteção é comparti-                                  para a ancoragem superior.
           lhada pelo carro e pelos dispositivos                                  A outra cadeirinha utilizada é a da
           de resguardo – as cadeirinhas. Para se   classe G0 e G0+ (para crianças até 13 kg). Dividida em dois componentes – o be-
           conseguir o amparo adequado, é es-  bêconforto e a base –, o conjunto oferece maior facilidade de acoplagem, pois pos-
           sencial que o veículo possa acomodar   sibilita que a base permaneça montada no veículo enquanto o bebêconforto pode
           e ancorar corretamente os dispositivos   ser transportado fora do veículo como um dispositivo independente. A base possui
           de retenção infantis. Outro aspecto   um sistema de fixação com as travas rígidas para acoplamento com as barras infe-
           importante  é  o  desenvolvimento  das   riores do Isofix e uma perna de suporte que se apoia no assoalho evitando o giro do
           cadeirinhas,  que  devem  ser  construí-  conjunto. Ambas as cadeirinhas podem ser compradas pelo website da Volkswagen.
           das de maneira a promover a retenção   A combinação de projetos que reúnem diferentes componentes para que se alcan-
           e a proteção das crianças em diferentes   ce altos níveis de resguardo para os seus ocupantes é uma das virtudes do up!, que con-
           condições de impacto.             seguiu reunir tecnologias de segurança veicular atuais em um carro de entrada.  n
             Também colaborou para a boa
                                             *Ricardo Ploeger e Gustavo Prado são, respectivamente, gerente de engenharia de Segurança Veicular e Cálculos e
           pontuação do up! no Latin NCAP o   engenheiro de Produto da Volkswagen do Brasil
                                                                                                           39
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