Page 39 - Revista EAA - Edição 59
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Painel de instrumentos
Com a parte superior do corpo pro-
tegida pelos itens citados acima, resta
aos membros inferiores receberem a
mesma atenção. Parte da garantia da
integridade das pernas dos ocupantes
dianteiros do veículo são provenientes
do painel de instrumentos, já que eles
oferecem suporte e resistência ao im-
pacto dos joelhos.
Para que esse impacto cause o me-
nor risco possível para as pernas, o pai- sistema Isofix de ancoragem de cadei-
nel de instrumentos deve ser desenha- rinhas. Constituído por ganchos infe-
do de maneira a ter superfície suave e riores que vão presos diretamente no
sem protuberâncias. Além disso, deve assoalho do veículo e ganchos supe-
ser produzido com materiais e compo- riores (top tethers) ligados ao encosto
nentes capazes de absorver energia e do banco traseiro, proporciona a insta-
proporcionar um espaço suficiente de lação ideal para as cadeirinhas, já que
deformação entre a superfície aparente são dispositivos rígidos. O conceito
e qualquer elemento rígido presente dessa ancoragem é o de promover uma
na sua estrutura. Cadeirinhas com fixação rígida em três pontos (dois
O painel do up! tem superfície sua- sistema Isofix ganchos inferiores e um superior), evi-
ve e área de absorção de energia capa- tando o deslocamento e a rotação do
zes de proteger ocupantes de diversas dispositivo de retenção durante a de-
estaturas. O carro também conta com saceleração do impacto.
espuma de alta densidade na região da Os mecanismos de retenção infan-
coluna de direção para proteger os joe- til utilizados no teste do up! possibili-
lhos contra impactos. taram uma alta classificação na avalia-
ção do Latin NCAP. A cadeirinha de
Sistema de proteção criança da classe G1 (para crianças até
para crianças 18 kg), que possui dispositivos rígidos
A preocupação com os ocupantes in- para a fixação no Isofix, proporciona
fantis acomodados no banco traseiro facilidade na suamontagem/desmon-
também não foi deixada de lado. Nor- tagem, retenção mais eficaz e gancho
malmente essa proteção é comparti- para a ancoragem superior.
lhada pelo carro e pelos dispositivos A outra cadeirinha utilizada é a da
de resguardo – as cadeirinhas. Para se classe G0 e G0+ (para crianças até 13 kg). Dividida em dois componentes – o be-
conseguir o amparo adequado, é es- bêconforto e a base –, o conjunto oferece maior facilidade de acoplagem, pois pos-
sencial que o veículo possa acomodar sibilita que a base permaneça montada no veículo enquanto o bebêconforto pode
e ancorar corretamente os dispositivos ser transportado fora do veículo como um dispositivo independente. A base possui
de retenção infantis. Outro aspecto um sistema de fixação com as travas rígidas para acoplamento com as barras infe-
importante é o desenvolvimento das riores do Isofix e uma perna de suporte que se apoia no assoalho evitando o giro do
cadeirinhas, que devem ser construí- conjunto. Ambas as cadeirinhas podem ser compradas pelo website da Volkswagen.
das de maneira a promover a retenção A combinação de projetos que reúnem diferentes componentes para que se alcan-
e a proteção das crianças em diferentes ce altos níveis de resguardo para os seus ocupantes é uma das virtudes do up!, que con-
condições de impacto. seguiu reunir tecnologias de segurança veicular atuais em um carro de entrada. n
Também colaborou para a boa
*Ricardo Ploeger e Gustavo Prado são, respectivamente, gerente de engenharia de Segurança Veicular e Cálculos e
pontuação do up! no Latin NCAP o engenheiro de Produto da Volkswagen do Brasil
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