Page 36 - Revista EAA - Edição 61
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           MÁQUINAS AGRÍCOLAS E DE CONSTRUÇÃO                                  cipalmente no que diz respeito ao estabe-
                                                                               lecimento de padrões para homologação
           Mais limpo e protegido                                              dos mais de 300 modelos de máquinas co-
                                                                               mercializadas no país. Depois disso, vieram
                                                                               todas as mudanças necessárias para que
                                                                               os produtos fossem adequados às metas
           Veículos fora de estrada passam, a partir de janeiro                estabelecidas: “Para o caso de emissões,
           de 2015, a ter de atender à primeira fase do programa               por exemplo, precisávamos definir desde
                                                                               o diesel de referência para teste de emis-
           de controle de ruídos e emissões de poluentes do                    sões até o uso de novos motores com con-
           Proconve específico para categoria                                  trole eletrônico de injeção, entre outras
                                                                               mudanças”, disse a presidente da Abimaq.
                                                                                  Para Luís Chain Faraj, coordenador da
                                                                               comissão técnica de renovação de frota
                                                                               da Associação Brasileira de Engenharia
                                                                               Automotiva (AEA), embora as mudanças
                                                                               técnicas nos veículos e máquinas tenham
                                                                               sido muitas e desafiadoras, nenhuma fará
                                                                               sentido se o cliente final não entender o
                                                                               propósito do programa: “Cabe a nós fa-
                                                                               zermos um bom trabalho de divulgação, o
                                                                               que significa mostrar redução de consumo
                                                                               e de gastos com manutenção. Mostrar que
                                                                               o preço final do veículo, embora mais alto,
                                                                               pode ser compensado pela economia que
                                                                               ele deve ter ao longo da vida útil da máqui-
                                    Andrea Park,                               na”, afirmou.
                                    Luís Chain Faraj,                             Para aqueles que ainda têm dúvidas
                                    Paulo Macedo                               sobre o programa, Paulo Macedo, coorde-
                                    e Milton Rego                              nador de controle de resíduos e emissões
                                    (moderador)                                do Ibama, disse que a entidade está à dispo-
                                                                               sição. Também tranquilizou os profissionais
                                                                               quanto ao uso do sistema Infoserv – sistema
                                                                               de solicitação da Licença para Uso da Con-
                                      Daniel Zacher –
                                                                               figuração de Veículo ou Motor (LCVM): “O
                                   John Deere Comite
                                                                               sistema já está pronto e estará em funciona-
                                         de Maquinas
                                                                               mento até o final de outubro. Todos devem
                                         Agricolas do
                                                                               enviar suas solicitações através do sistema,
                                      Congresso SAE
                                                                               mesmo aqueles que já entregaram os pedi-
                                       BRASIL 2014
                                                                               dos em papel”, explicou Macedo.
              primeira fase do Proconve/MAR (Pro-  de tornar as máquinas mais adequadas às   Para Milton Rego, presidente exe-
           A grama de Controle da Poluição do Ar   comunidades e ao meio ambiente, deve   cutivo da Abal (Associação Brasileira do
           por Veículos Automotores para Máquinas   trazer inúmeros benefícios para o merca-  Alumínio), que atuava na Abimaq e me-
           Agrícolas e Rodoviárias) entra em vigor em   do brasileiro, entre eles o de elevação do   diou as discussões, a proteção do mer-
           1º de janeiro de 2015. O trabalho, pioneiro   nível tecnológico dos produtos comercia-  cado nacional de máquinas agrícolas e
           na América Latina, é fruto da união da in-  lizados, já que para atingir os índices re-  de construção é outro dos benefícios do
           dústria e do Ibama (Instituto Brasileiro do   comendados pelo programa as empresas   programa: “Essa é uma questão vital para
           Meio Ambiente e dos Recursos Naturais   precisarão investir cada vez mais na mo-  a indústria brasileira, já que não adota-
           Renováveis).                      dernização de seus produtos.      mos nenhum tipo de proteção monetária,
             De acordo com Andrea Park, presiden-  Apesar dos benefícios, chegar ao MAR   como o de subsídios para exportação, e a
           te da Câmara Setorial de Máquinas Rodo-  foi árduo, explicou Andrea, durante Painel   legislação ambiental torna-se uma barrei-
           viárias da Abimaq (Associação Brasileira de   no Congresso SAE BRASIL. Exigiu muito   ra não tributária que também incentiva a
           Máquinas e Equipamentos), o MAR I, além   dos fabricantes e do próprio Ibama, prin-  competitividade industrial”.   n

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