Page 36 - Revista EAA - Edição 61
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MÁQUINAS AGRÍCOLAS E DE CONSTRUÇÃO cipalmente no que diz respeito ao estabe-
lecimento de padrões para homologação
Mais limpo e protegido dos mais de 300 modelos de máquinas co-
mercializadas no país. Depois disso, vieram
todas as mudanças necessárias para que
os produtos fossem adequados às metas
Veículos fora de estrada passam, a partir de janeiro estabelecidas: “Para o caso de emissões,
de 2015, a ter de atender à primeira fase do programa por exemplo, precisávamos definir desde
o diesel de referência para teste de emis-
de controle de ruídos e emissões de poluentes do sões até o uso de novos motores com con-
Proconve específico para categoria trole eletrônico de injeção, entre outras
mudanças”, disse a presidente da Abimaq.
Para Luís Chain Faraj, coordenador da
comissão técnica de renovação de frota
da Associação Brasileira de Engenharia
Automotiva (AEA), embora as mudanças
técnicas nos veículos e máquinas tenham
sido muitas e desafiadoras, nenhuma fará
sentido se o cliente final não entender o
propósito do programa: “Cabe a nós fa-
zermos um bom trabalho de divulgação, o
que significa mostrar redução de consumo
e de gastos com manutenção. Mostrar que
o preço final do veículo, embora mais alto,
pode ser compensado pela economia que
ele deve ter ao longo da vida útil da máqui-
Andrea Park, na”, afirmou.
Luís Chain Faraj, Para aqueles que ainda têm dúvidas
Paulo Macedo sobre o programa, Paulo Macedo, coorde-
e Milton Rego nador de controle de resíduos e emissões
(moderador) do Ibama, disse que a entidade está à dispo-
sição. Também tranquilizou os profissionais
quanto ao uso do sistema Infoserv – sistema
de solicitação da Licença para Uso da Con-
Daniel Zacher –
figuração de Veículo ou Motor (LCVM): “O
John Deere Comite
sistema já está pronto e estará em funciona-
de Maquinas
mento até o final de outubro. Todos devem
Agricolas do
enviar suas solicitações através do sistema,
Congresso SAE
mesmo aqueles que já entregaram os pedi-
BRASIL 2014
dos em papel”, explicou Macedo.
primeira fase do Proconve/MAR (Pro- de tornar as máquinas mais adequadas às Para Milton Rego, presidente exe-
A grama de Controle da Poluição do Ar comunidades e ao meio ambiente, deve cutivo da Abal (Associação Brasileira do
por Veículos Automotores para Máquinas trazer inúmeros benefícios para o merca- Alumínio), que atuava na Abimaq e me-
Agrícolas e Rodoviárias) entra em vigor em do brasileiro, entre eles o de elevação do diou as discussões, a proteção do mer-
1º de janeiro de 2015. O trabalho, pioneiro nível tecnológico dos produtos comercia- cado nacional de máquinas agrícolas e
na América Latina, é fruto da união da in- lizados, já que para atingir os índices re- de construção é outro dos benefícios do
dústria e do Ibama (Instituto Brasileiro do comendados pelo programa as empresas programa: “Essa é uma questão vital para
Meio Ambiente e dos Recursos Naturais precisarão investir cada vez mais na mo- a indústria brasileira, já que não adota-
Renováveis). dernização de seus produtos. mos nenhum tipo de proteção monetária,
De acordo com Andrea Park, presiden- Apesar dos benefícios, chegar ao MAR como o de subsídios para exportação, e a
te da Câmara Setorial de Máquinas Rodo- foi árduo, explicou Andrea, durante Painel legislação ambiental torna-se uma barrei-
viárias da Abimaq (Associação Brasileira de no Congresso SAE BRASIL. Exigiu muito ra não tributária que também incentiva a
Máquinas e Equipamentos), o MAR I, além dos fabricantes e do próprio Ibama, prin- competitividade industrial”. n
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