Page 47 - Revista EAA - Edição 61
P. 47

PRESIDENTES

           O futuro já chegou                                                  como o alto custo ainda são um problema
                                                                               e destacou no evento o papel dos gover-
                                                                               nos em facilitar a entrada desses sistemas
                                                                               no dia a dia das pessoas.
           Veículos autônomos, tecnologias cada vez mais                          Além dos altos custos das tecnologias
           eficientes e um novo perfil de motorista norteiam                   muita coisa precisa ser feita em relação
                                                                               à  infraestrutura,  principalmente  no  Bra-
           a indústria automobilística para o futuro                           sil, antes que os novos sistemas possam
                                                                               funcionar. De acordo com Vilmar Fistarol,
                                                                               executivo-chefe de Operações da CNH
                                                                               Industria, cerca de 60% do transporte no
                                                                               país é feito pelo modal rodoviário e ape-
                                                                               nas 15%, em média, das estradas são pavi-
                                                                               mentadas. “Isso demanda investimentos
                                                                               para a infraestrutura e uma oportunidade
                                                                               para o setor”.
                                                                                  David Abramo Randon, presidente
                                                                               do Grupo Randon, concordou que es-
                                                                               sas obras trarão muitas oportunidades,
                                                                               principalmente para o segmento de pe-
                                                                               sados, e as novas tecnologias ajudarão
                                                                               a ganhar tempo e aumentar os lucros.
                                                                               “Atualmente, os nichos estão cada vez
                                                                               mais especializados e para serem mais
                                                                               competitivos exigem um produto mais
                                                                               leve, que ofereça menos tempo de carga
                                                                               e descarga e um menor tempo de manu-
                                                                               tenção”, explicou.
                                                                                  O presidente da Rassini-NHK Automo-
                                                                               tive, Sérgio Mendlowicz levantou ques-
                                                                               tões que vão além da competitividade:
                                                                               “Será que estamos preparados para os
                                                                               nossos clientes no futuro? Hoje, crian-
                                                                               ças de menos de 1 ano usam tabletes
              Congresso da SAE BRASIL 2014 foi   Vilmar Fistarol,              com a maior facilidade. São eles que nos
          O  muito além do veículo do futuro e   David Abramo Randon,          orientarão  daqui  há  alguns  anos. Tive-
           mostrou que fabricantes e sistemistas   Paulo Braga (mediador), Daniel   mos mudanças radicais até hoje, motores
           estão desenvolvendo projetos para que   Hancock, Santiago Chamorro e   movidos a hidrogênio, por exemplo, mas
           a mobilidade seja cada vez mais segu-  Sérgio Mendlowicz            sempre enxergamos o automóvel com
           ra, divertida e se adéque ao dia a dia das                          quatro rodas e volante, será que esse é o
           grandes  cidades.  Segundo  o  presidente                           veículo que as pessoas conectadas que-
           da SAE International, Daniel Hancock, es-                           rem? Temos que nos preparar e pensar
           tudos comprovam que 95% dos acidentes   já vêm cumprindo o seu papel: “Já estão   fora dos padrões para atingirmos todas as
           de trânsito são causados pelo motorista   disponíveis sistemas que ajudam estacio-  expectativas”, disse.
           e  essa  é  uma  realidade  que  precisa  ser   nar o carro, que fazem alertas sobre coli-  O mediador Paulo Braga, jornalista e
           trabalhada pela indústria: “Essa é uma   são frontal, que trabalham com pontos   editor da Automotive Business, encerrou
           grande responsabilidade para o setor que   cegos e até mesmo se conectam com as   o painel comentando que as questões
           pode inverter esse quadro com o uso de   autoridades em caso de colisão. Todas es-  para o futuro são essenciais para serem
           novas tecnologias”, disse.        sas novidades são muito bem vistas pelo   refletidas desde o presente: “Ainda há
             Para  Santiago Chamorro, presidente   consumidor brasileiro”, explicou. No en-  um caminho longo e cheio de evoluções
           da General Motors do Brasil, as fabricantes   tanto, o presidente explicou que entraves   para descobrirmos”.    n

                                                                                                           47
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52