Page 47 - Revista EAA - Edição 61
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PRESIDENTES
O futuro já chegou como o alto custo ainda são um problema
e destacou no evento o papel dos gover-
nos em facilitar a entrada desses sistemas
no dia a dia das pessoas.
Veículos autônomos, tecnologias cada vez mais Além dos altos custos das tecnologias
eficientes e um novo perfil de motorista norteiam muita coisa precisa ser feita em relação
à infraestrutura, principalmente no Bra-
a indústria automobilística para o futuro sil, antes que os novos sistemas possam
funcionar. De acordo com Vilmar Fistarol,
executivo-chefe de Operações da CNH
Industria, cerca de 60% do transporte no
país é feito pelo modal rodoviário e ape-
nas 15%, em média, das estradas são pavi-
mentadas. “Isso demanda investimentos
para a infraestrutura e uma oportunidade
para o setor”.
David Abramo Randon, presidente
do Grupo Randon, concordou que es-
sas obras trarão muitas oportunidades,
principalmente para o segmento de pe-
sados, e as novas tecnologias ajudarão
a ganhar tempo e aumentar os lucros.
“Atualmente, os nichos estão cada vez
mais especializados e para serem mais
competitivos exigem um produto mais
leve, que ofereça menos tempo de carga
e descarga e um menor tempo de manu-
tenção”, explicou.
O presidente da Rassini-NHK Automo-
tive, Sérgio Mendlowicz levantou ques-
tões que vão além da competitividade:
“Será que estamos preparados para os
nossos clientes no futuro? Hoje, crian-
ças de menos de 1 ano usam tabletes
Congresso da SAE BRASIL 2014 foi Vilmar Fistarol, com a maior facilidade. São eles que nos
O muito além do veículo do futuro e David Abramo Randon, orientarão daqui há alguns anos. Tive-
mostrou que fabricantes e sistemistas Paulo Braga (mediador), Daniel mos mudanças radicais até hoje, motores
estão desenvolvendo projetos para que Hancock, Santiago Chamorro e movidos a hidrogênio, por exemplo, mas
a mobilidade seja cada vez mais segu- Sérgio Mendlowicz sempre enxergamos o automóvel com
ra, divertida e se adéque ao dia a dia das quatro rodas e volante, será que esse é o
grandes cidades. Segundo o presidente veículo que as pessoas conectadas que-
da SAE International, Daniel Hancock, es- rem? Temos que nos preparar e pensar
tudos comprovam que 95% dos acidentes já vêm cumprindo o seu papel: “Já estão fora dos padrões para atingirmos todas as
de trânsito são causados pelo motorista disponíveis sistemas que ajudam estacio- expectativas”, disse.
e essa é uma realidade que precisa ser nar o carro, que fazem alertas sobre coli- O mediador Paulo Braga, jornalista e
trabalhada pela indústria: “Essa é uma são frontal, que trabalham com pontos editor da Automotive Business, encerrou
grande responsabilidade para o setor que cegos e até mesmo se conectam com as o painel comentando que as questões
pode inverter esse quadro com o uso de autoridades em caso de colisão. Todas es- para o futuro são essenciais para serem
novas tecnologias”, disse. sas novidades são muito bem vistas pelo refletidas desde o presente: “Ainda há
Para Santiago Chamorro, presidente consumidor brasileiro”, explicou. No en- um caminho longo e cheio de evoluções
da General Motors do Brasil, as fabricantes tanto, o presidente explicou que entraves para descobrirmos”. n
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