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           CAMINHÕES E ÔNIBUS I E II

           O futuro dos veículos comerciais





           Novas tecnologias podem ajudar a reduzir os impactos
           negativos que ônibus e caminhões ainda deixam no
           transporte rodoviário, além de maximizar a eficiência do
           transporte público




              inda um transporte caro, poluente   O sistema conta com 30 ônibus e transpor-  bém avaliou os veículos e apontou a ne-
           A– devido, principalmente, à sua prin-  ta diariamente 30.000 passageiros, que   cessidade de diversas mudanças, tanto do
           cipal fonte geradora de energia – e inse-  hoje recebem informação em tempo real   trem de força, na busca de índices melho-
           guro, pelos altos índices de acidentes, o   no celular, tanto dos ônibus quanto dos   res de emissões de poluentes, quanto na
           transporte rodoviário, seja de carga ou de   trens. Esses dados também são dispostos   carroceria, entre outras tantas, observou
           passageiros, precisa de melhorarias. Mas   no ônibus e mesmo nas paradas. As linhas   Kayano: “Em alguns motores se chegou a
           o que pode ser mudado e o que de bom   percorrem corredores exclusivos e a inte-  uma verdadeira salada de tecnologias, nos
           deve ser mantido neste que é também um   gração com o metrô é feita numa estação   quais foram acoplados ao mesmo tempo
           modal eficiente para o transporte público   subterrânea exclusiva.  os sistemas SCR (sistema de redução cata-
           de cidades cada vez mais congestionadas,   Mas para ter um sistema de ônibus   lítica) e EGR (recirculação do gás de exaus-
           é o que discutem empresários e especialis-  mais funcional, não basta mudar as vias e   tão), além de catalisador de oxidação. O
           tas da mobilidade.                informar melhor os usuários sobre os horá-  foco agora está no menor consumo de
             No 23º Congresso SAE BRASIL, sob o   rios de funcionamento. O programa tam-  combustível e, daí, vem tendências como
           tema “O futuro dos veículos comerciais,
           passageiros e cargas”, Eleonora Pazos, che-
           fe da UITP (União Internacional de Trans-
           porte Público) na América Latina, e Nelson
           Kayano, sócio-gerente da Netz Engenharia
           Automotiva, apresentaram os resultados
           do BHLS – sigla em inglês para ônibus com
           alto padrão de serviço. O projeto liderado                                          Nelson T.
           pela entidade entre 2007 e 2013 (valida-                                            Kayano, Gilberto
           ção), e que contou com ajuda de empresas                                            Gomes Leal
           parceiras, apontou mudanças no sistema                                              (mediador) e
           público rodoviário de 10 cidades em dife-                                           Eleonora Pazos
           rentes países.
             Em todas essas mudanças foram con-
           siderados temas como infraestrutura, ve-
           ículos, questões operacionais e aspectos
           econômicos, sociais e urbanos. Além disso,
           também se levou em conta fatores como
           necessidades da população, tecnologia da
           informação e de comunicação e sustenta-
           bilidade.
             Eleonora destacou durante o evento
           três  dos 10 projetos – como o de Maja-
           dahonda, cidade  periférica  da  região  de
           Madri, no qual o modal viário público pre-
           cisava ser conectado ao sistema de metrô.

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