Page 42 - Revista EAA - Edição 61
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FÓRUM R&D
Motores mais eficientes
Enquanto os veículos elétricos não atendem à
demanda, engenheiros discutem como tornar os
motores de combustão interna mais eficientes
Francisco Nigro,
Ersnt Winklhofer
e Hubert Friedl
mbora possa parecer sem propósito, quem tem condição de ter dois carros, um O Dr. Hubert Friedl, da AVL, que tam-
Eestudos e pesquisas capazes de apontar para cidade e outro para viajar, tudo bem. bém participou do evento, falou sobre a
melhorias para os motores de combustão Mas a grande maioria da população não eterna discussão que coloca o ciclo Otto
interna ainda são muito úteis, já que os car- tem”, explicou. e os motores a diesel frente a frente. No
ros elétricos só devem dominar o mercado E se, pelo menos por enquanto, não é mundo, mais de 100 milhões de veículos
de novos a partir de 2030, acredita Francis- possível ter um carro elétrico mais barato, são equipados hoje por esses dois motores
co Nigro, do Instituto de Pesquisas Tecno- o que ainda é possível esperar dos motores — 35 milhões deles movidos a diesel e 85
lógicas (IPT) e professor da Escola Politéc- a combustão? Segundo o sueco Dr. Ersnt milhões movidos a gasolina e/ou etanol.
nica da Universidade de São Paulo (USP). Winklhofer, do Instituto Real de Tecnologia De acordo com ele, as mudanças de
Segundo Nigro, que mediou o 3º Fó- da Suécia, que participou pela segunda combustível têm sido motivadas princi-
rum de Pesquisa e Desenvolvimento reali- vez do evento, a melhoria dos motores de palmente pelas legislações mais restritas
zado durante o 23º Congresso da SAE BRA- combustão é possível. Nos motores mo- de emissão de poluentes. A demanda por
SIL, ainda há margem para melhorar em vidos a etanol, mais especificamente os novas tecnologias (elétricas e de conectivi-
pelo menos 50% a eficiência desses mo- com sistemas de injeção direta, sobre os dade) também tem papel importante nes-
tores. E esse trabalho é hoje infinitamente quais ele apresentou o estudo “Técnicas te cenário. Mas há como combinar essas
mais barato do que o de desenvolvimento de desenvolvimento de motores etanol de tecnologias e principalmente os benefícios
dos veículos elétricos. “Seria muito bom, injeção direta”, ele explicou: “Não se pode do Diesel e do ciclo Otto? No que diz res-
para nós, que vivemos em grandes cida- copiar simplesmente o que aprendemos peito à economia de combustível, emissão
des, ter um carro elétrico. Faz todo o senti- com gasolina e repetir com o álcool. Isso de poluentes e custo, tudo indica que sim,
do. É fácil, limpo, sua energia é mais barata. não funciona. Precisamos ser mais inteli- garante: “A distância entre o motor Diesel e
Mas é preciso que a indústria ainda vença gentes e explorar a injeção com atenção o de ciclo Otto será significativamente re-
alguns obstáculos para vender, de fato, os para minimizar os efeitos negativos da duzida nos próximos anos, não é à toa que
carros elétricos. O custo é o principal deles. queima. Além disso, a engenharia precisa tecnologias exclusivas de um motor estão
As baterias são absurdamente caras. Tam- desenvolver meios de otimizar seus crité- sendo incorporadas ao outro e isso deve
bém há o problema de autonomia. Para rios”, concluiu. acontecer cada vez mais”, finalizou. n
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