Page 42 - Revista EAA - Edição 61
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           FÓRUM R&D

           Motores mais eficientes





           Enquanto os veículos elétricos não atendem à
           demanda, engenheiros discutem como tornar os
           motores de combustão interna mais eficientes




















                                                                                              Francisco Nigro,
                                                                                              Ersnt Winklhofer
                                                                                              e Hubert Friedl


             mbora possa parecer sem propósito,   quem tem condição de ter dois carros, um   O Dr. Hubert Friedl, da AVL, que tam-
          Eestudos e pesquisas capazes de apontar   para cidade e outro para viajar, tudo bem.   bém participou do evento, falou sobre a
           melhorias para os motores de combustão   Mas a grande maioria da população não   eterna discussão que coloca o ciclo Otto
           interna ainda são muito úteis, já que os car-  tem”, explicou.      e os motores a diesel frente a frente. No
           ros elétricos só devem dominar o mercado   E se, pelo menos por enquanto, não é   mundo, mais de 100 milhões de veículos
           de novos a partir de 2030, acredita Francis-  possível ter um carro elétrico mais barato,   são equipados hoje por esses dois motores
           co Nigro, do Instituto de Pesquisas Tecno-  o que ainda é possível esperar dos motores   — 35 milhões deles movidos a diesel e 85
           lógicas (IPT) e professor da Escola Politéc-  a combustão? Segundo o sueco Dr. Ersnt   milhões movidos a gasolina e/ou etanol.
           nica da Universidade de São Paulo (USP).  Winklhofer, do Instituto Real de Tecnologia   De  acordo  com  ele,  as  mudanças  de
             Segundo Nigro, que mediou o 3º Fó-  da Suécia, que participou pela segunda   combustível têm sido motivadas princi-
           rum de Pesquisa e Desenvolvimento reali-  vez do evento, a melhoria dos motores de   palmente pelas legislações mais restritas
           zado durante o 23º Congresso da SAE BRA-  combustão é possível. Nos motores mo-  de emissão de poluentes. A demanda por
           SIL, ainda há margem para melhorar em   vidos a etanol, mais  especificamente os   novas tecnologias (elétricas e de conectivi-
           pelo menos 50% a eficiência desses mo-  com sistemas de injeção direta, sobre os   dade) também tem papel importante nes-
           tores. E esse trabalho é hoje infinitamente   quais ele apresentou o estudo “Técnicas   te cenário. Mas há como combinar essas
           mais barato do que o de desenvolvimento   de desenvolvimento de motores etanol de   tecnologias e principalmente os benefícios
           dos veículos elétricos. “Seria muito bom,   injeção direta”, ele explicou: “Não se pode   do Diesel e do ciclo Otto? No que diz res-
           para nós, que vivemos em grandes cida-  copiar simplesmente o que aprendemos   peito à economia de combustível, emissão
           des, ter um carro elétrico. Faz todo o senti-  com gasolina e repetir com o álcool. Isso   de poluentes e custo, tudo indica que sim,
           do. É fácil, limpo, sua energia é mais barata.   não funciona. Precisamos ser mais inteli-  garante: “A distância entre o motor Diesel e
           Mas é preciso que a indústria ainda vença   gentes e explorar a injeção com atenção   o de ciclo Otto será significativamente re-
           alguns obstáculos para vender, de fato, os   para minimizar os efeitos negativos da   duzida nos próximos anos, não é à toa que
           carros elétricos. O custo é o principal deles.   queima. Além disso, a engenharia precisa   tecnologias exclusivas de um motor estão
           As baterias são absurdamente caras. Tam-  desenvolver meios de otimizar seus crité-  sendo incorporadas ao outro e isso deve
           bém há o problema de autonomia. Para   rios”, concluiu.             acontecer cada vez mais”, finalizou.   n

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