Page 45 - Revista EAA - Edição 61
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as de diminuição dos motores. Já no que
           se refere à carroceria, os pisos precisam ser
           planos. Os bancos retráteis ou deslizantes
           permitem que o veículo seja adaptado
           mais facilmente para a quantidade de pes-
           soas transportadas”.                                                             Marco A. Diniz,
             Para Gilberto Gomes Leal, que dei-                                             Maria Brito,
           xou a Mercedes-Benz do Brasil este ano,                                          Randolph Williams
           e que mediou o debate da primeira parte                                          e Gábor Deák
           do Painel de Caminhões e Ônibus, o mais                                          (mediador)
           importante é saber como tornar todo esse
           conhecimento em realidade.
                                             as perdas das trocas e otimizando a ação   O futuro, de acordo com Maria, passa
           Caminhões                         do veículo.                       certamente pela maior conectividade dos
           Se na primeira parte do Painel Caminhões   Ciclos de testes de 24 horas, incluindo   veículos e também pela automação. Como
           e Ônibus do Congresso a discussão sobre o   as paradas de descanso, apontaram que o   exemplo apresentou o Mercedes-Benz FT
           futuro do modal rodoviário ficou por conta   veículo apresentou 86% de ganho em efici-  2025, veículo que – por meio do sistema de
           dos ônibus e transporte de passageiros, na   ência do frete e 75% em economia de com-  câmeras e radares - consegue operar sem a
           segunda parte, mediada por Gábor Deák,   bustível. Isso  sem  falar  na  diminuição  de   interferência do condutor.
           diretor da SAE BRASIL, foi a vez de espe-  emissão de gases de efeito estufa em 45%.  Randolph  Williams,  diretor  global  de
           cialistas do setor de cargas apresentarem   Para Maria Brito, gerente sênior de de-  veículos comerciais da Delphi, concorda
           suas novidades.                   senvolvimento do produto, da Mercedes-  com  Maria.  Segundo  ele,  existe  uma  ex-
             Marco Antônio Diniz, diretor de enge-  -Benz do Brasil, que apresentou no evento   pectativa de que até 2020 mais de 50 bi-
           nharia da Eaton, apresentou as conquistas   uma breve reflexão sobre a evolução dos   lhões de “coisas” estarão conectadas entre
           e experiências do Supertuck – projeto no   caminhões, considerando principalmente   si e à internet, o que facilitará em muito a
           qual a empresa trabalhou no desenvolvi-  os últimos 10 anos, as mudanças tecno-  vidas das pessoas.
           mento e construção de um caminhão ex-  lógicas tendem a assustar as pessoas no   Além disso, explicou o executivo da
           perimental que atingisse metas específicas   princípio, mas depois são aceitas e depois   Delphi, a maior demanda por essas tec-
           de tecnologia e consumo de combustível:   de incorporadas à realidade propiciam inú-  nologias gera oportunidades para a in-
           “Tínhamos a meta de tornar o veículo 50%   meros benefícios: “Foi assim com a intro-  dústria desenvolver novos produtos, in-
           mais eficiente em relação aos caminhões   dução dos motores eletrônicos há 10 anos.   clusive em áreas como as de segurança,
           convencionais de 2009”.           Quem não se lembra das pessoas ques-  por exemplo: “O que hoje é trabalhado
             Para atingir uma meta tão ousada, fo-  tionando sobre onde os veículos iriam ser   em forma de direção assistida, deve evo-
           ram usadas estratégias de diminuição de   reparados caso apresentassem problemas   luir até a automação total desses veícu-
           velocidade (downspeeding) e de cilindrada   na estrada ou quem iria pagar pelo maior   los em 2030. Até lá, devemos aumentar
           (downsizing), além do trabalho de recu-  custo dessa tecnologia? No entanto, hoje   também os níveis de segurança dos car-
           peração de energia e redução de perdas.   todos ressaltam suas vantagens, entre elas   ros, sua arquitetura computacional e in-
           Houve também integração profunda entre   a de menor consumo e também a de me-  tegração com internet e aparelhos como
           motor e sistema de transmissão, reduzindo   nor incidência de falhas”, disse.  smartphones”, explicou.   n

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