Page 45 - Revista EAA - Edição 61
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as de diminuição dos motores. Já no que
se refere à carroceria, os pisos precisam ser
planos. Os bancos retráteis ou deslizantes
permitem que o veículo seja adaptado
mais facilmente para a quantidade de pes-
soas transportadas”. Marco A. Diniz,
Para Gilberto Gomes Leal, que dei- Maria Brito,
xou a Mercedes-Benz do Brasil este ano, Randolph Williams
e que mediou o debate da primeira parte e Gábor Deák
do Painel de Caminhões e Ônibus, o mais (mediador)
importante é saber como tornar todo esse
conhecimento em realidade.
as perdas das trocas e otimizando a ação O futuro, de acordo com Maria, passa
Caminhões do veículo. certamente pela maior conectividade dos
Se na primeira parte do Painel Caminhões Ciclos de testes de 24 horas, incluindo veículos e também pela automação. Como
e Ônibus do Congresso a discussão sobre o as paradas de descanso, apontaram que o exemplo apresentou o Mercedes-Benz FT
futuro do modal rodoviário ficou por conta veículo apresentou 86% de ganho em efici- 2025, veículo que – por meio do sistema de
dos ônibus e transporte de passageiros, na ência do frete e 75% em economia de com- câmeras e radares - consegue operar sem a
segunda parte, mediada por Gábor Deák, bustível. Isso sem falar na diminuição de interferência do condutor.
diretor da SAE BRASIL, foi a vez de espe- emissão de gases de efeito estufa em 45%. Randolph Williams, diretor global de
cialistas do setor de cargas apresentarem Para Maria Brito, gerente sênior de de- veículos comerciais da Delphi, concorda
suas novidades. senvolvimento do produto, da Mercedes- com Maria. Segundo ele, existe uma ex-
Marco Antônio Diniz, diretor de enge- -Benz do Brasil, que apresentou no evento pectativa de que até 2020 mais de 50 bi-
nharia da Eaton, apresentou as conquistas uma breve reflexão sobre a evolução dos lhões de “coisas” estarão conectadas entre
e experiências do Supertuck – projeto no caminhões, considerando principalmente si e à internet, o que facilitará em muito a
qual a empresa trabalhou no desenvolvi- os últimos 10 anos, as mudanças tecno- vidas das pessoas.
mento e construção de um caminhão ex- lógicas tendem a assustar as pessoas no Além disso, explicou o executivo da
perimental que atingisse metas específicas princípio, mas depois são aceitas e depois Delphi, a maior demanda por essas tec-
de tecnologia e consumo de combustível: de incorporadas à realidade propiciam inú- nologias gera oportunidades para a in-
“Tínhamos a meta de tornar o veículo 50% meros benefícios: “Foi assim com a intro- dústria desenvolver novos produtos, in-
mais eficiente em relação aos caminhões dução dos motores eletrônicos há 10 anos. clusive em áreas como as de segurança,
convencionais de 2009”. Quem não se lembra das pessoas ques- por exemplo: “O que hoje é trabalhado
Para atingir uma meta tão ousada, fo- tionando sobre onde os veículos iriam ser em forma de direção assistida, deve evo-
ram usadas estratégias de diminuição de reparados caso apresentassem problemas luir até a automação total desses veícu-
velocidade (downspeeding) e de cilindrada na estrada ou quem iria pagar pelo maior los em 2030. Até lá, devemos aumentar
(downsizing), além do trabalho de recu- custo dessa tecnologia? No entanto, hoje também os níveis de segurança dos car-
peração de energia e redução de perdas. todos ressaltam suas vantagens, entre elas ros, sua arquitetura computacional e in-
Houve também integração profunda entre a de menor consumo e também a de me- tegração com internet e aparelhos como
motor e sistema de transmissão, reduzindo nor incidência de falhas”, disse. smartphones”, explicou. n
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