Page 46 - Revista EAA - Edição 61
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           LOGÍSTICA

           Diferentes segmentos, mesmos desafios





           Diretores de logística de empresas alimentícias e de                consistência no atendimento de diferen-
           vestuário apresentaram seus cases e debateram sobre a               tes canais de venda”, explicou.
                                                                                  Brandão contou que atualmente a Al-
           importância de reduzir custos                                       pargatas fabrica 10 pares de Havaianas por
                                                                               segundo – cerca de 1 milhão por dia – e
                                                                               que com a implementação desse projeto
              Brasil caiu oito posições no ranking de   como  também  afeta  outros  segmentos,   de logística eles conseguiram um aumen-
          O  competitividade do Fórum Mundial   que também estão em busca de soluções   to de 10% na rentabilidade e um melhor
           em 2014 – em 2013, ele ocupava a 48ª posi-  para adequarem suas estratégias.  mix de produtos.
           ção – e grande parte dessa queda se deve   Para  Fausto  Brandão, da  Alpargatas   Por sua vez, Roberto Serer, diretor de
           ao alto custo da logística. De acordo com   e responsável pela logística da Havaia-  governança corporativa da Martin Brower,
           Roberto Bastian, diretor da Mercedes-Benz   nas, uma das soluções encontradas para   contou sobre os desafios de ser respon-
           do Brasil e mediador do Painel de Logística,   reduzir esse impacto foi desenvolver   sável pela entrega de alimentos de um
           a falta de estrutura e burocracia do país são   um projeto que alinha a cadeia de for-  dos  maiores  restaurantes  do  mundo,  o
           os grandes entraves. “Noventa por cento   necimento e a estratégia do produto.   McDonald’s: “Trabalhamos com alimentos
           das nossas estradas não são pavimentadas   “Há quatro anos, quando começamos a   perecíveis e que precisam ser entregues
           e o desembaraço na alfândega dos portos   desenvolver nosso programa de logís-  diariamente”. Para o especialista, a solu-
           é um gargalo burocrático. A união desses   tica, focamos no crescimento da marca.   ção encontrada para eliminar os erros foi
           fatores faz com que tenhamos o mais alto   Percebemos que precisávamos trabalhar   trabalhar com a seguinte base: pessoas
           custo de logística do mundo”, comentou.  com um plano de 18 meses que levasse   qualificadas, tecnologia e processos, capa-
             O alto custo da logística não só cau-  em consideração a flexibilidade, devido   cidade financeira para reinvestir e crescer e
           sa  impacto  da  indústria automobilística,   às nossas ações pontuais e sazonais, e a   oferecer soluções tributárias que agregam
                                                                               valor aos clientes.
                                                                                  Sobre a importância dos tributos na
                                                                               tomada de decisão da cadeira de for-
                                                                               necimento, ele explicou: “Para oferecer
                                                                               um custo ‘final’ para os nossos clientes,
                                                                               trabalhamos um planejamento de ma-
                                                                               lha de distribuição com logística tribu-
                                                                               tária, que engloba: modelagem da rede
                                                                               com ICMS, consideração dos créditos de
                                                                               ICMS, minimização de custo logístico e
                                                                               débito de ICMS; regimes especiais e be-
                                                                               nefícios fiscais”.
                                                                                  No encontro, Serer também falou
                                                                               sobre as ações que a Martin Brower está
           Fausto Brandão,
                                                                               implantando às suas operações no Brasil,
           Roberto Bastian
                                                                               como  a  Logística  Reversa.  “Um  dos  nos-
           (mediador) e
                                                                               sos projetos consiste no uso do biodiesel
           Roberto Serer
                                                                               proveniente da nossa coleta de gordura
                                                                               vegetal – aquela na qual são fritas as bata-
                                                          Edson Carillo        tas – dos restaurantes. Esse material gera
                                                          – Connexxion         uma base anual 125 mil litros de biodiesel
                                                          – Comite de          B20 e 13 mil litros de B100. Com isso, dei-
                                                          manufatura do        xamos de consumir 32 mil litros de diesel
                                                          Congresso SAE        comum e reduzimos em 82,5 toneladas
                                                          BRASIL 2014          nossa emissão de CO2.”        n

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