Page 46 - Revista EAA - Edição 61
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LOGÍSTICA
Diferentes segmentos, mesmos desafios
Diretores de logística de empresas alimentícias e de consistência no atendimento de diferen-
vestuário apresentaram seus cases e debateram sobre a tes canais de venda”, explicou.
Brandão contou que atualmente a Al-
importância de reduzir custos pargatas fabrica 10 pares de Havaianas por
segundo – cerca de 1 milhão por dia – e
que com a implementação desse projeto
Brasil caiu oito posições no ranking de como também afeta outros segmentos, de logística eles conseguiram um aumen-
O competitividade do Fórum Mundial que também estão em busca de soluções to de 10% na rentabilidade e um melhor
em 2014 – em 2013, ele ocupava a 48ª posi- para adequarem suas estratégias. mix de produtos.
ção – e grande parte dessa queda se deve Para Fausto Brandão, da Alpargatas Por sua vez, Roberto Serer, diretor de
ao alto custo da logística. De acordo com e responsável pela logística da Havaia- governança corporativa da Martin Brower,
Roberto Bastian, diretor da Mercedes-Benz nas, uma das soluções encontradas para contou sobre os desafios de ser respon-
do Brasil e mediador do Painel de Logística, reduzir esse impacto foi desenvolver sável pela entrega de alimentos de um
a falta de estrutura e burocracia do país são um projeto que alinha a cadeia de for- dos maiores restaurantes do mundo, o
os grandes entraves. “Noventa por cento necimento e a estratégia do produto. McDonald’s: “Trabalhamos com alimentos
das nossas estradas não são pavimentadas “Há quatro anos, quando começamos a perecíveis e que precisam ser entregues
e o desembaraço na alfândega dos portos desenvolver nosso programa de logís- diariamente”. Para o especialista, a solu-
é um gargalo burocrático. A união desses tica, focamos no crescimento da marca. ção encontrada para eliminar os erros foi
fatores faz com que tenhamos o mais alto Percebemos que precisávamos trabalhar trabalhar com a seguinte base: pessoas
custo de logística do mundo”, comentou. com um plano de 18 meses que levasse qualificadas, tecnologia e processos, capa-
O alto custo da logística não só cau- em consideração a flexibilidade, devido cidade financeira para reinvestir e crescer e
sa impacto da indústria automobilística, às nossas ações pontuais e sazonais, e a oferecer soluções tributárias que agregam
valor aos clientes.
Sobre a importância dos tributos na
tomada de decisão da cadeira de for-
necimento, ele explicou: “Para oferecer
um custo ‘final’ para os nossos clientes,
trabalhamos um planejamento de ma-
lha de distribuição com logística tribu-
tária, que engloba: modelagem da rede
com ICMS, consideração dos créditos de
ICMS, minimização de custo logístico e
débito de ICMS; regimes especiais e be-
nefícios fiscais”.
No encontro, Serer também falou
sobre as ações que a Martin Brower está
Fausto Brandão,
implantando às suas operações no Brasil,
Roberto Bastian
como a Logística Reversa. “Um dos nos-
(mediador) e
sos projetos consiste no uso do biodiesel
Roberto Serer
proveniente da nossa coleta de gordura
vegetal – aquela na qual são fritas as bata-
Edson Carillo tas – dos restaurantes. Esse material gera
– Connexxion uma base anual 125 mil litros de biodiesel
– Comite de B20 e 13 mil litros de B100. Com isso, dei-
manufatura do xamos de consumir 32 mil litros de diesel
Congresso SAE comum e reduzimos em 82,5 toneladas
BRASIL 2014 nossa emissão de CO2.” n
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