Page 43 - Revista EAA - Edição 61
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MANUFATURA

           Aprendizado interiorizado





           Para desenvolver o carro do futuro, os processos de
           manufatura precisam passar por mudanças. A gestão do
           conhecimento pode ajudar nesse caminho



              engenharia, já acostumada trabalhar   nal pode inibir o desenvolvimento e uso   são compartilhados pelos empregados
           A  com números, agora se vê obrigada   do conhecimento tácito: “Ideias originais   identificados como ‘conteudistas’ e repas-
           a refletir sobre o conhecimento. “A gestão   emanam de indivíduos autônomos, se di-  sados por eles a outros colaboradores – os
           de  todo  conhecimento é essencial para   fundem dentro da equipe e então se tor-  instrutores  internos,  que  têm  habilidade
           nos pensarmos em como será o veícu-  nam organizacionais. Elas não surgem de   para preparar o time. “Os ‘conteudistas’
           lo do futuro e, principalmente, sobre as   uma planilha”, refletiu.   são profissionais que detêm amplo co-
           questões de sua produção”, disse na aber-  Mas como tornar a união desses co-  nhecimento sobre um tema específico.
           tura do Painel de Manufatura, o mediador   nhecimentos possível? Para Raimundo   Esse conteúdo é formalizado e passado
           Gyorgy Henyei Jr, gerente de engenharia   Ramos, gerente executivo da Volkswagen   aos multiplicadores, também profissio-
           de manufatura, manufatura Lean e siste-  do Brasil, é preciso levar em consideração   nais da empresa com talento para com-
           mas de qualidade da Caterpillar.  três passos: construir o conceito, compar-  partilhar as informações”, explicou Ramos.
             E como será orientada essa gestão?   tilhá-lo e colher seus frutos. E, para isso, a   O executivo contou que, após o início des-
           Todos os palestrantes do painel têm a   fabricante implantou, em 2010, a Escola   se projeto colaborativo, alguns setores
           mesma opinião: pela comunicação base-  de Excelência Volkswagen, em que os co-  apresentaram uma melhora na produtivi-
           ada na união dos conhecimentos explicito   nhecimentos específicos sobre a empresa   dade de até 26%.   n
           e tácito. Para Paulo Yida, vice-presidente
           da Solving Efeso, apenas a união do do-
           cumento escrito  (conhecimento  expli-
           cito) com o aprendizado interiorizado
           (conhecimento tácito) pode preparar o
           engenheiro para o futuro: “A relação entre
           conhecimento e competência é o CHAVE
           (conhecimento, habilidade, atitude, valo-
           res e entrega)”, explicou.
             Mauro Andreassa, gerente de assis-                                              Paulo Yida,
           tência técnica ao fornecedor da Ford                                              Raimundo Ramos,
           Motor Company Brasil, completou que                                               Mauro Andreassa,
           essa integração pode oferecer um ciclo                                            Gyorgy Henyei Jr.
           continuo de aprendizado: “Mas para isso                                           (mediador)
           é preciso mais diálogo e pensar além dos
           limites”, completou. Para ele, a criação de
           um carro do futuro depende de intuição,
           percepção da situação e conhecimento.
           “Essas palavras estavam proibidas dentro
           da engenharia, que apenas trabalhava
           dados, mas agora são vitais para a criação
           desse novo tempo.”
             No encontro, Andreassa explicou ain-
           da  que  o veículo  do  futuro  é  uma área
           completamente nova e questionou se a
           ênfase na disciplina do sistema operacio-

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