Page 43 - Revista EAA - Edição 61
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MANUFATURA
Aprendizado interiorizado
Para desenvolver o carro do futuro, os processos de
manufatura precisam passar por mudanças. A gestão do
conhecimento pode ajudar nesse caminho
engenharia, já acostumada trabalhar nal pode inibir o desenvolvimento e uso são compartilhados pelos empregados
A com números, agora se vê obrigada do conhecimento tácito: “Ideias originais identificados como ‘conteudistas’ e repas-
a refletir sobre o conhecimento. “A gestão emanam de indivíduos autônomos, se di- sados por eles a outros colaboradores – os
de todo conhecimento é essencial para fundem dentro da equipe e então se tor- instrutores internos, que têm habilidade
nos pensarmos em como será o veícu- nam organizacionais. Elas não surgem de para preparar o time. “Os ‘conteudistas’
lo do futuro e, principalmente, sobre as uma planilha”, refletiu. são profissionais que detêm amplo co-
questões de sua produção”, disse na aber- Mas como tornar a união desses co- nhecimento sobre um tema específico.
tura do Painel de Manufatura, o mediador nhecimentos possível? Para Raimundo Esse conteúdo é formalizado e passado
Gyorgy Henyei Jr, gerente de engenharia Ramos, gerente executivo da Volkswagen aos multiplicadores, também profissio-
de manufatura, manufatura Lean e siste- do Brasil, é preciso levar em consideração nais da empresa com talento para com-
mas de qualidade da Caterpillar. três passos: construir o conceito, compar- partilhar as informações”, explicou Ramos.
E como será orientada essa gestão? tilhá-lo e colher seus frutos. E, para isso, a O executivo contou que, após o início des-
Todos os palestrantes do painel têm a fabricante implantou, em 2010, a Escola se projeto colaborativo, alguns setores
mesma opinião: pela comunicação base- de Excelência Volkswagen, em que os co- apresentaram uma melhora na produtivi-
ada na união dos conhecimentos explicito nhecimentos específicos sobre a empresa dade de até 26%. n
e tácito. Para Paulo Yida, vice-presidente
da Solving Efeso, apenas a união do do-
cumento escrito (conhecimento expli-
cito) com o aprendizado interiorizado
(conhecimento tácito) pode preparar o
engenheiro para o futuro: “A relação entre
conhecimento e competência é o CHAVE
(conhecimento, habilidade, atitude, valo-
res e entrega)”, explicou.
Mauro Andreassa, gerente de assis- Paulo Yida,
tência técnica ao fornecedor da Ford Raimundo Ramos,
Motor Company Brasil, completou que Mauro Andreassa,
essa integração pode oferecer um ciclo Gyorgy Henyei Jr.
continuo de aprendizado: “Mas para isso (mediador)
é preciso mais diálogo e pensar além dos
limites”, completou. Para ele, a criação de
um carro do futuro depende de intuição,
percepção da situação e conhecimento.
“Essas palavras estavam proibidas dentro
da engenharia, que apenas trabalhava
dados, mas agora são vitais para a criação
desse novo tempo.”
No encontro, Andreassa explicou ain-
da que o veículo do futuro é uma área
completamente nova e questionou se a
ênfase na disciplina do sistema operacio-
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