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SEGURANÇA





           frenagem desejada ou a posição do acelerador, é utilizado   FIGURA 5: MANOBRA EVASIVA TÍPICA
           no cálculo da manobra de direção que o motorista deseja
                                                               Veículo sem ESP
           realizar.
                                                               1   Veículo se aproxima de um
             v	Comunicação com o gerenciamento do motor          obstáculo, o motorista freia e
                                                                 assume uma atitude evasiva
             Um  barramento de dados permite  que a  unidade  de
                                                               2   Veículo se aproxima   Veículo
           controle do ESP se comunique com a unidade de controle   naturalmente, entra na pista e   sem ESP
                                                                 o motorista perde o controle
           do motor. Desse modo, o torque do motor poderá ser re-
           duzido se o condutor acelerar excessivamente em uma si-  3   O contra-esterço leva o
                                                                 veículo a derrapar e a colidir
                                                                 com um veículo no sentido
           tuação particular de direção. Do mesmo modo, é possível   contrário    Veículo
           compensar o escorregamento excessivo das rodas motrizes                entra na
                                                               Veículo com ESP    pista
           provocado pelo freio-motor, fazendo um ligeiro incremento
           de torque no motor.                                 1   Veículo se aproxima de um
                                                                 obstáculo, o motorista freia e
                                                                 assume uma atitude evasiva
           Como o sistema funciona?                            2   Veículo ameaça derrapar, o
                                                                 ESP intervém e restaura a
             O Programa Eletrônico de Estabilidade é um sistema de   controlabilidade do veículo
           segurança ativo que combina as funções do sistema antiblo-  3   O contra-esterço resulta em
                                                                 ameaça de nova perda do
           queio de frenagem ABS e do sistema de controle de tração   controle. O ESP intervém
                                                                 novamente
           (TCS, traction control system), além de auxiliar o motorista
                                                               4   O veículo se estabiliza  Veículo
           a evitar colisões por meio da redução significativa da ocor-           com ESP
           rência de derrapagem. O ESP utiliza sensores para verificar                               trafego
                                                                                                      oposto
           25 vezes por segundo, se o ângulo do volante dado pelo con-
           dutor corresponde à direção de deslocamento do veículo. Se
           o sistema detectar uma incompatibilidade e identificar uma   escalonável, compreendendo uma arquitetura de software
           situação na qual o veículo provavelmente ficará instável, o   modular, até em sua versão mais compacta, oferece todas
           sistema intervém reduzindo o torque do motor para restau-  as funções de segurança relativas ao programa eletrônico de
           rar a estabilidade do veículo. Se essa ação não for suficiente,   estabilidade. Graças à sua alta durabilidade, taxa de vazão
           o sistema adicionalmente aciona os freios das rodas indivi-  e atuação precisa no controle da pressão, as extensões do
           dual e seletivamente. Essa estratégia permite ao ESP gerar   sistema possibilitam um grande número de funções de se-
           a força contrária necessária para que o veículo reaja confor-  gurança e assistência ao motorista. O ESP premium, com
           me a intenção do motorista. Se ele detectar que o veículo   uma bomba de seis pistões oferece, em particular, o máximo
           está subesterçando ao entrar em uma curva – por exemplo,   conforto. Ele pode gerar uma pressão de frenagem muito
           o veículo está seguindo uma trajetória em linha reta apesar   rapidamente, sendo ao mesmo tempo extremamente silen-
           de as rodas terem sido viradas –, o sistema reduz o torque   cioso e quase isento de vibração. Nos dias atuais, ele está
           do motor e aplica o freio na roda traseira interna para es-  disponível e é economicamente viável, para todas as classes
           tabilizar o veículo. Se o motorista é obrigado a efetuar uma   de veículos – desde carros de pequeno porte a veículos de
           manobra evasiva para desviar de um obstáculo que surgiu   luxo grandes, e até caminhões leves.
           repentinamente na estrada, o veículo pode começar a sobre-  Sua principal tarefa é evitar a derrapagem do veículo, po-
           -esterçar (sair de traseira). Se o ESP detecta a ocorrência   rém ele tem potencial para fazer muito mais. Oferece fun-
           dessa situação, o sistema reduz o torque do motor e aplica   ções adicionais que aumentam ainda mais a segurança e o
           sistematicamente o freio na roda dianteira externa. Essa ação   conforto na direção. Entre essas funções temos o Hill Hold
           produzirá um torque contrário, de estabilização, para neutra-  Control, ou controle de arrancada em subida, que auxilia
           lizar a tendência de sobre-esterço (Figura 5).     o motorista no início do movimento do veículo em acli-
                                                              ve/declive, evitando que o veículo se mova para trás/frente
           Sistema modular que atende a todos os requisitos   quando o pedal do freio é liberado. Outra função é o Load
             Desde a sua primeira entrada na produção em série, o   Adaptive Control, que adapta as intervenções do ESP e o
           sistema se tornou significativamente mais leve e compacto.   funcionamento do ABS e do TCS conforme a carga do ve-
           Funções adicionais (Figura 6) foram gradualmente adicio-  ículo, no caso de veículos comerciais leves.
           nadas e seu custo reduziu. Dentro do conceito de produto   A crescente eletrificação do trem motriz e o número

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