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SEGURANÇA
frenagem desejada ou a posição do acelerador, é utilizado FIGURA 5: MANOBRA EVASIVA TÍPICA
no cálculo da manobra de direção que o motorista deseja
Veículo sem ESP
realizar.
1 Veículo se aproxima de um
v Comunicação com o gerenciamento do motor obstáculo, o motorista freia e
assume uma atitude evasiva
Um barramento de dados permite que a unidade de
2 Veículo se aproxima Veículo
controle do ESP se comunique com a unidade de controle naturalmente, entra na pista e sem ESP
o motorista perde o controle
do motor. Desse modo, o torque do motor poderá ser re-
duzido se o condutor acelerar excessivamente em uma si- 3 O contra-esterço leva o
veículo a derrapar e a colidir
com um veículo no sentido
tuação particular de direção. Do mesmo modo, é possível contrário Veículo
compensar o escorregamento excessivo das rodas motrizes entra na
Veículo com ESP pista
provocado pelo freio-motor, fazendo um ligeiro incremento
de torque no motor. 1 Veículo se aproxima de um
obstáculo, o motorista freia e
assume uma atitude evasiva
Como o sistema funciona? 2 Veículo ameaça derrapar, o
ESP intervém e restaura a
O Programa Eletrônico de Estabilidade é um sistema de controlabilidade do veículo
segurança ativo que combina as funções do sistema antiblo- 3 O contra-esterço resulta em
ameaça de nova perda do
queio de frenagem ABS e do sistema de controle de tração controle. O ESP intervém
novamente
(TCS, traction control system), além de auxiliar o motorista
4 O veículo se estabiliza Veículo
a evitar colisões por meio da redução significativa da ocor- com ESP
rência de derrapagem. O ESP utiliza sensores para verificar trafego
oposto
25 vezes por segundo, se o ângulo do volante dado pelo con-
dutor corresponde à direção de deslocamento do veículo. Se
o sistema detectar uma incompatibilidade e identificar uma escalonável, compreendendo uma arquitetura de software
situação na qual o veículo provavelmente ficará instável, o modular, até em sua versão mais compacta, oferece todas
sistema intervém reduzindo o torque do motor para restau- as funções de segurança relativas ao programa eletrônico de
rar a estabilidade do veículo. Se essa ação não for suficiente, estabilidade. Graças à sua alta durabilidade, taxa de vazão
o sistema adicionalmente aciona os freios das rodas indivi- e atuação precisa no controle da pressão, as extensões do
dual e seletivamente. Essa estratégia permite ao ESP gerar sistema possibilitam um grande número de funções de se-
a força contrária necessária para que o veículo reaja confor- gurança e assistência ao motorista. O ESP premium, com
me a intenção do motorista. Se ele detectar que o veículo uma bomba de seis pistões oferece, em particular, o máximo
está subesterçando ao entrar em uma curva – por exemplo, conforto. Ele pode gerar uma pressão de frenagem muito
o veículo está seguindo uma trajetória em linha reta apesar rapidamente, sendo ao mesmo tempo extremamente silen-
de as rodas terem sido viradas –, o sistema reduz o torque cioso e quase isento de vibração. Nos dias atuais, ele está
do motor e aplica o freio na roda traseira interna para es- disponível e é economicamente viável, para todas as classes
tabilizar o veículo. Se o motorista é obrigado a efetuar uma de veículos – desde carros de pequeno porte a veículos de
manobra evasiva para desviar de um obstáculo que surgiu luxo grandes, e até caminhões leves.
repentinamente na estrada, o veículo pode começar a sobre- Sua principal tarefa é evitar a derrapagem do veículo, po-
-esterçar (sair de traseira). Se o ESP detecta a ocorrência rém ele tem potencial para fazer muito mais. Oferece fun-
dessa situação, o sistema reduz o torque do motor e aplica ções adicionais que aumentam ainda mais a segurança e o
sistematicamente o freio na roda dianteira externa. Essa ação conforto na direção. Entre essas funções temos o Hill Hold
produzirá um torque contrário, de estabilização, para neutra- Control, ou controle de arrancada em subida, que auxilia
lizar a tendência de sobre-esterço (Figura 5). o motorista no início do movimento do veículo em acli-
ve/declive, evitando que o veículo se mova para trás/frente
Sistema modular que atende a todos os requisitos quando o pedal do freio é liberado. Outra função é o Load
Desde a sua primeira entrada na produção em série, o Adaptive Control, que adapta as intervenções do ESP e o
sistema se tornou significativamente mais leve e compacto. funcionamento do ABS e do TCS conforme a carga do ve-
Funções adicionais (Figura 6) foram gradualmente adicio- ículo, no caso de veículos comerciais leves.
nadas e seu custo reduziu. Dentro do conceito de produto A crescente eletrificação do trem motriz e o número
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