Page 65 - Revista EAA - Edição 61
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Rotação do Motor (rpm)  5000  Visão do Ciclo  12  10  Tempo de Permanência
                                                                4500
                                                                4000
                                                                3500
                                                                3000
                                                                2500
                                                                2000
                                                                                                   3,3%
                                                                                                       0,8%
                                                                1500
                                                                500
           Estimativa de impacto no          Figura 2 Tempo     1000 0  500  1000  1500  2000  2500  3000  8  0,2%  13,3%
                                                                -500 0
           combustível devido aos            de permanência             Tempo            4 BMEP (bar)  6  1,5%  1,9%
           componentes de baixo atrito       em termos de rpm   12   Visão do Ciclo      2   43,7%  34,6%
                                                                                                        0,4%
             A participação das perdas por atrito   e BMEP de um   8                     0 0   500  1000  1500  2000  2500  3000  3500  4000  4500
           depende do regime de operação do mo-  determinado veículo   BMEP (bar) 10 6 4  -2  Rotação do motor (rpm)
           tor. As perdas em típicos motores flex   flex no ciclo urbano   2 0 0  500  1000  1500  2000  2500  3000
           foram mapeadas pela MAHLE em um   do Inovar-Auto     -2      Tempo
           trabalho anterior (vide SAE 2013-36-
           0221) e, a partir disso, foi desenvolvida   Redução do atrito por:            Primeiro  Redução de atrito por:
           uma metodologia própria para predizer   u Folga de montagem  Pistão            Anel  u Reduzir largura axial dos
                                                                                              anéis
                                             u Rugosidade da saia
           a economia de combustível com as mu-  u Area/perfil da saia                   Segundo  u Reduzir tensões dos anéis
                                             u Design
                                                                                              u Usar materiais/
           danças no projeto dos componentes de   Ao mesmo tempo que                      Anel  revestimentos com baixo
                                                                                              coeficiente de atrito e alta
                                             u Aumenta a durabilidade                    Anel de
           motor. Com a utilização dessa metodo-  u Mantém o nível de NVH                 Óleo   resistência ao desgaste
                                             u Mantém resistência a travamento                Ao mesmo tempo que
           logia de predição, o impacto das perdas                                            u Aumenta durabilidade do
                                             Redução de atrito por:                           conjunto de anéis
           por atrito nos ciclos de homologação de   u Revestimento DLC                       u Mantém o nível de blow-by
                                             u Redução de peso  Pino                          u Mantém consumo de óleo baixo
           emissões pode ser estimado e diferentes   Ao mesmo tempo que
           propostas de alteração do projeto podem   u Aumenta durabilidade &                 Redução de atrito por:
                                             resistencia ao travamento                        u Massas reduzidas
           ser estudadas considerando os benefícios                                      Biela  u Pé da biela em
                                             Redução de atrito por:                           combinação com pino pino
           da economia de combustível e outros   u Perfis, seleção de materiais, seleção do   com DLC
                                             revestimento (polímero)                          Ao mesmo tempo que
           eventuais impactos. (Figuras 2 e 3).   u Micro-ranhuras e controle inteligente     u Mantém nível de durabilidade
                                             do óleo                                          u Permite virabrequins mais
             As figuras 4 e 5 mostram, como                     Bronzinas
                                             Ao mesmo tempo que                               leves
           exemplo, um dos estudos que foram fei-  u Mantém funcionalidade (desliga-liga etc.)  u Permite mancais menores
           tos pela MAHLE para o Inovar-Auto.
           As alterações no desenho e a redução de   Figura 3 Requisitos de redução de atrito e de
           atrito foram primeiro estimadas com o   operação dos diversos componentes do “powercell”
           uso de simulação computacional do re-
           gime misto de lubrificação e em motores           Pistão-biela originais          Proposta MAHLE de pistão-biela
                                                               (produção atual)                de baixo atrito (proposal)
           monocilíndricos. As ferramentas dedica-
           das são capazes de prever ou medir até
           mesmo pequenas mudanças de atrito,
           ou consumo de combustível, que seriam                              Maior folga de montagem
                                                                            u Redução total da área de saia:
           impossíveis em um motor multicilíndri-
                                                                           de 4.492,5 para 2.402,8 mm² (- 48,5%)
           co. A ferramenta de estimativa de econo-  Figura 4               u Rugosidade da saia diminuída
                                                                              u Anéis mais finos: - 20%
           mia de combustível utilizada nos estudos   Modelo atual e    u Redução de peso total do conjunto pistão biela:
           para o Inovar-auto integra as contribui-  a proposta de            de 685 para 633 g (- 7,5%)
           ções individuais e prevê a economia de   “powercell” de           u Redução de peso do pistão:
                                                                              de 257 para 203 g (-21%)
           combustível do conjunto pistão-cilindro   baixo atrito      u Redução do pino de pistão de 71 para 67 g (- 17,7%)
           nas condições representativas de opera-
           ção do motor no uso urbano e nos ciclos                  tipo Box de      Proposta MAHLE de  4 Área da saia 50% menor
                                                                   produção atual    tipo EVOTEC2  4 Massa 24% mais baixa
           de homologação.
             A menor área da saia do pistão reduz
           significativamente as perdas por atrito
           hidrodinâmico e contribui para a eco-  Figura 5                                      Área da saia
                                                                     Área da saia
           nomia de combustível. O pistão EVO-  Exemplo de          3.616 mm² 236 g            1820 mm² 180 g
           TEC2® apresenta uma estrutura mais   mudança de
           rígida, permitindo a redução da área da   projeto do pistão
           saia e a otimização do seu perfil. Tais   para o Inovar-
           características admitiram o aumento da   Auto

                                                                                                           65
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