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TECNOLOGIA





                                                                                  Este artigo descreve uma metodolo-
           Soluções Powercell para a redução  gia desenvolvida no Brasil, para definir
           de consumo de combustível                                           as mudanças de projeto dos componen-
                                                                               tes do motor com maior potencial de
                                                                               economia de combustível, usando uma
                                                                               ferramenta de simulação própria. Após
           PROCESSOS SOFISTICADOS DE MEDIÇÃO E ANÁLISE PODEM                   a definição das mudanças de design que
           DETERMINAR, COM PRECISÃO, A ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL                 tinham maior potencial de bons resul-
           OBTIDA COM A UTILIZAÇÃO DE COMPONENTES DE BAIXO                     tados, o motor foi testado em dinamô-
           ATRITO. A METODOLOGIA GARANTE MAIOR ACURACIDADE                     metro, de grande precisão de medição
           NOS RESULTADOS E MENOR TEMPO DE DESENVOLVIMENTO                     de consumo de combustível e capaz de
           EM TESTES DE CHASSIS       JOÃO RAFAEL DEZOTTI NETO, EVERTON LOPES DA SILVA,   reproduzir os transientes necessários de-
           EDUARDO TOMANIK, EDUARDO NOCERA*                                    finidos nos ciclos de consumo de com-
                                                                               bustível do Inovar-Auto.
                                                                                  A comparação entre a versão em
           O programa Inovar-Auto de incentivo à indústria gerou a necessidade premente de se   produção e o motor com componentes
           reduzir o consumo de combustível dos veículos. Para que se pudesse medir o impacto   de baixo atrito foi feita por três métodos:
           do uso de componentes de baixo atrito na economia de combustível, a MAHLE   a) torque de arraste a 90⁰C de tempera-
           desenvolveu uma metodologia de estimativa e teste específico para os ciclos de certi-  tura de óleo; b) mapeamento do consu-
           ficação de veículos empregados no Inovar-Auto.                      mo de combustível com pesos relativos
             As perdas por atrito são especialmente relevantes em termos de consumo de com-  representativos daquele motor nos ciclos
           bustível nas baixas rotações/baixas cargas, situações que são típicas no uso do veículo   de homologação; c) ciclos transientes
           em circuito urbano, nos ciclos de homologação do Inovar-Auto e nos ciclos de emis-  do motor, onde a FTP75 (Federal Test
           sões FTP75 e NEDC (sigla em inglês de Novo Ciclo Europeu de Condução).  Procedure, dos EUA) e os ciclos de es-
             Os anéis de pistão e o pistão podem representar em torno de 50% das perdas   trada do veículo foram reproduzidos em
           por atrito de um motor, por essa razão se tem dedicado muito trabalho de pesquisa   um dinamômetro de motor por meio do
           e desenvolvimento no mundo inteiro no sentido de reduzir essas perdas (Figura 1).   controle de rpm e torque. As propostas
                                                                               de componentes com menor atrito mos-
           Figura 1 Fluxo de energia do motor no ciclo NEDC e a participação   traram uma economia de combustível
           dos componentes no atrito interno (adaptado de [1])                 entre 2% e 6% nos motores testados.
           Fluxo de energia no Mercedes SLK 350                                   O uso dos motores flexíveis em com-
           Motor V-6 a gasolina; ciclo europeu; 1.400 rpm; BMEP = 2,1 bar      bustível e a grande sensibilidade do merca-

                27%          25,2%  23,2%  22,3%  21,8%  Resistência ao        do brasileiro quanto aos custos trazem de-
                9%                               Eixo  rolamento               safios específicos em termos de esforços de
            100%                            Transmissão  Arrasto aerodinâmico  pesquisas e desenvolvimento. Por exemplo,
                                                       Aceleração
                64%             Alternador  Conversor                          a maior pressão de combustão com o uso
                                                                               de etanol traz demandas exclusivas sobre os
                           Calor resultante do                                 anéis e pistão nos motores flex. No caso do
                            atrito do motor
                                100% da energia total do combustível  Distribuição de atrito num motor de   pistão, as diferentes condições de pressão
                           com respeito à operação em carga parcial/ciclo europeu  4 cilindros a gasolina a 2.000 rpm e   de combustão e térmicas causam diferentes
                            (Motor V-6 a gasolina, 1.400 rpm; BMEP = 2,1 bar)  90 ºC de temperatura de óleo e água
               Calor da combustão  Pressuposto: carga do motor constante  (baseado nas medições de atrito)  expansões e também precisam ser estuda-
                                                  Potência        bomba        das antes da introdução de uma solução de
                             Calor de      27%      útil     Trem de   de óleo  Balan-
                             combustão   48%        Perda   Vira-  válvulas  4%  ceador  baixo atrito no mercado.
                                                         bre-
                            gasto em forma      9%   por   quim  14%  8%
                            de aumento de   16%     atrito  13%                   Neste artigo, um método para quan-
                            temperatura          25%        13%    48%         tificar o impacto no consumo de com-
                                                        Correia
                              Calor da combustão  Calor da combustão  de       bustível das perdas por atrito e para me- ILUSTRAÇÕES DIVULGAÇÃO
                                    (64%)    gasto em forma de   auxiliares sem   Conjunto
                                             perda por atrito  alternador  de pistões  dir a economia de combustível sob ciclos
                              Potencial conseguido até 25% ao reduzir atrito   transientes é brevemente descrito.
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