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TECNOLOGIA





           folga de montagem  sem  comprometer   Desenho caixa  EVOTEC2        ção MAHLE “. Esse protocolo de teste
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           ruído, desgaste e durabilidade. A figura                    Alta    permite que se meça o consumo especí-
           6 mostra as pressões de contato calcu-                              fico de combustível com alta precisão (±
           ladas dos pistões de produção (“box”)                               0,5%) em condições de rotação constan-
           e o EVOTEC2 introduzido na versão                                   te e também em ciclos dinâmicos. Para
           Inovar-auto.                                                        conseguir esse nível de precisão, foi ins-
                                                      thrust side (TS)
             Em termos de perdas por atrito, a fi-                             talado um dinamômetro ativo dedicado,
           gura 7 mostra uma simulação numérica                                com  equipamentos  de  última  geração
           que foi realizada sob condições de po-                              (medidor de fluxo de combustível Co-
           tência máxima mostrando que a concep-                               riolis, controle da temperatura do ar, da
           ção do projeto do EVOTEC reduz tan-                                 água de arrefecimento, do lubrificante,
                                                                      Baixa
           to as perdas por atrito devido ao contato                           do combustível e controle da combustão
                                                     anti thrust side (ATS)
           metal-metal quanto às hidrodinâmicas.                               do motor).
             Os resultados da redução de atrito   Figura 6  Pressões acumuladas    Na metodologia desenvolvida pela
           foram confirmados no banco de ensaios   na saia do pistão ao longo dos    MAHLE, o motor de produção e a uni-
           de camisa flutuante (“floating liner”) a   quatro tempos no “thrust side”    dade com as mudanças propostas tem o
           1.300 e 2.500 rpm (Figura 8). Esse mo-  e no “anti thrust side”     consumo de combustível mapeado para
           tor tem uma camisa de cilindro que pode                             diferentes regimes de rotação e carga. A
           medir as forças de atrito em cada ângulo   3000                     partir disso, os resultados são condensa-
                                                               n Perda de potência por
           do virabrequim com o motor em funcio-                atrito total   dos nos regimes mais relevantes para o
                                               2500
           namento, e a partir destas, a determinar   2309,7   n Perda de potência por   ciclo de homologação, tal como exem-
                                                                atrito de contato
           as perdas por atrito e seu impacto no   2000   1903,1  n Perda de potência por   plificado na figura 2. O mapeamento em
           consumo de combustível.                              atrito hidrodinâmico  regime permanente ajuda a identificar

           Testes de motor                     Potência de atrito (W)  1500   981,4  os regimes de funcionamento do motor
                                                                               no qual as perdas por atrito e, portanto,
           Após a definição de um conjunto pis-  1000               773,3      as reduções do consumo de combustível
           tão-cilindro otimizado, a economia de                               são mais significativas, além de verificar
                                                500       406,6
           combustível é avaliada no motor real                        208,1   se as estimativas foram confirmadas ex-
           comparando o novo projeto com a ver-  0  Desenho em box  Desenho Evotec  perimentalmente. A figura 10 mostra o
           são de produção. Uma das comparações                                mapeamento e os respectivos pesos re-
           é a medição do torque de arrasto do   Figura 7 Perdas por atrito entre   lativos para o ciclo urbano FTP75, em
           motor a 2.000 rpm com temperatura   modelo atual (lado esquerdo)    que a proposta apresentou uma redução
           do óleo em 90 ⁰C. Os valores medidos   e a proposta (lado direito)  de consumo de combustível de 2,7%.
           foram comparados com referências eu-                                   Adicionalmente e como confirma-
           ropeias  e contribuíram  para  comparar   Comparação de desenho de pistão quanto a FMEP –    ção, os ciclos oficiais de homologação
                                                      Motor de camisa flutuante
           diferentes motores, assim como o seu                                do Inovar-Auto, de acordo com a norma
                                                                   n Evotec2
           eventual potencial de redução de atri-                  n Evotec2 de   NBR7024, FTP 75 e Rodoviário, são
                                                                     baixo atrito
           to. A figura 9 mostra três dos testes de                            reproduzidos no dinamômetro de motor
           baixo atrito MAHLE em motores flex,                                 seguindo os seguintes procedimentos:
           onde foram observadas reduções de   FMEP [kPa]                         v inicialmente, ainda no veículo e no
           FMEP de 7% a 25%.                                                   dinamômetro de rolo, a rotação do mo-
             Mais complexo é medir com preci-                                  tor e a posição do acelerador são medidas
           são as alterações de consumo de com-                                ao longo dos ciclos transientes prescritos
                                                A: 2500[rpm] /    B: 2500[rpm]/   C: 1300[rpm]/   D: 1300[rpm]/
           bustível, especialmente em regimes de   9,3 [bar] IMEP  6,3 [bar] IMEP  8,3 [bar] IMEP  5,3 [bar] IMEP  pelo Inovar-auto;
                                                         Condições do motor
           baixas cargas. Um protocolo de teste                                   v os ciclos transientes medidos são
                                             Figura 8 Pressão média efetiva
           dedicado foi desenvolvido pelo Centro                               reproduzidos no dinamômetro de motor
                                             de atrito (FMEP) no teste do
           Tecnológico MAHLE de Jundiaí (SP)                                   MAHLE em termos de rpm e posição
                                             motor com camisa flutuante
           chamado de “MSC – Ciclo de Simula-                                  do acelerador (Figura 11);
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