Page 67 - Revista EAA - Edição 61
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FMEP [bar],
motorização Tendência dos motores
1,0 de 4-cil. a gasolina Exemplares
MAHLE para o
Inovar-Auto
0,8 Curva de regressão A: 0,72
Faixa de combustível e serve como indicador da
0,67
0,6 estudo da FEV B: 0,57 C: 0,61 eficiência energética. O valor negativo é
comparado com o torque do motor acio-
0,4 0,45 0,46 nado sob condições constantes.
Rotação do motor = 2.000 rpm; Com o desenvolvimento do pro-
temp. oleo = 90 ºC
tocolo MSC de ensaio de motores, a
precisão do consumo de combustível é
Figura 9 FMEP (Friction Mean Efective Pressure) de arraste de motores melhor que no dinamômetro de chas-
brasileiros em produção e após as respectivas otimizações para o Inovar- sis, e o tempo total de análise pode ser
Auto em comparação com dados europeus publicados pela FEV reduzido em 50% se comparado com a
avaliação em veículo.
Redução do consumo específico (%) com pacote de baixo atrito Nos motores flex testados, o uso de
100
5,5 componentes de baixo atrito trouxe uma
90 5 melhoria da eficiência energética de 2%
4,5 a 3% nos ciclos Inovar-Auto.
80 4
3,5
70 3 2,5 Conclusão
Com a utilização dos componentes de
Torque [Nm] 60 2 1,5 baixo atrito, que estão disponíveis no
50
mercado brasileiro, o consumo de com-
2
40 1 0,5 bustível e emissões de CO podem ser
0 reduzidos entre 2% e 3%. Essa econo-
30 l 26 pontos mapeados -0,5 mia foi demonstrada por meio de uma
Permanência
20 l de tempo FTP75 -1,0 metodologia especificamente desenvol-
-1,5
vida que reproduz os ciclos de emissão
-2
10 dos veículos em dinamômetro, e que
1000 2000 3000 4000 5000 6000 7000
permite testes de consumo de combus-
Figura 10 Mapeamento Rotação (rpm) tível com maior precisão e menor tempo
da redução de BSFC (%) para esse desenvolvimento em testes de
e os respectivos pesos chassis e veículo. n
relativos no ciclo Produção
transiente FTP75 Baixo atrito *João Rafael Dezotti Neto, Everton Lopes da Silva,
Eduardo Tomanik e Eduardo Nocera são da
Torque [Nm] Referências:
engenharia da MAHLE Metal Leve S.A.
Figura 11 Tempo do ciclo (s) 1- Fernandez, M., Tomanik, E., Carlini, R.
Medição de torque “Comparison of the potential to reduce
ao longo do ciclo fuel consumption by engine energy losses
transiente FTP75 mapping” SAE paper 2013-36-0221, 2013
2- Tomanik, E. et al. “Low Friction Components
v o consumo completo de combustível ao longo do ciclo, assim como a rotação For Reduced Fuel Consumption On Flex Fuel
instantânea do motor, acelerador e torque, é medido. A potência instantânea do mo- Engines” – premio Ambiental da AEA – 2014
tor é calculada e integrada ao longo do ciclo para avaliar a eficiência energética. Com 3- Schommers, J. et al. “Minimizing Friction in
o baixo atrito dos componentes, uma mesma posição do acelerador resulta em valores Combustion Engines” MTZ 07-08/2013 vol.
maiores quando de torque positivo e menores quando de torque negativo (de arraste) 74, 2013.
(Figura 11); 4- Schommers, J. “Optimizing Friction:
v as integrais dos torques positivos e negativos são numéricas e separadamente The Basis for Safeguarding the Future of
calculadas ao longo do ciclo transiente. O valor positivo é dividido pelo consumo de Combustion Engines”, Wien Congress 2012.
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