Page 67 - Revista EAA - Edição 61
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FMEP [bar],
            motorização            Tendência dos motores
              1,0                   de 4-cil. a gasolina            Exemplares
                                                                    MAHLE para o
                                                                    Inovar-Auto
              0,8                                       Curva de regressão  A: 0,72
                         Faixa de                                              combustível e serve como indicador da
                                                                    0,67
              0,6       estudo da FEV                              B: 0,57  C: 0,61  eficiência energética. O valor negativo é
                                                                               comparado com o torque do motor acio-
              0,4                                                   0,45  0,46  nado sob condições constantes.
                     Rotação do motor = 2.000 rpm;                                Com o desenvolvimento do pro-
                        temp. oleo = 90 ºC
                                                                               tocolo  MSC  de  ensaio  de  motores,  a
                                                                               precisão do consumo de combustível é
           Figura 9 FMEP (Friction Mean Efective Pressure) de arraste de motores   melhor que no dinamômetro de chas-
           brasileiros em produção e após as respectivas otimizações para o Inovar-  sis, e o tempo total de análise pode ser
           Auto em comparação com dados europeus publicados pela FEV           reduzido em 50% se comparado com a
                                                                               avaliação em veículo.
                   Redução do consumo específico (%) com pacote de baixo atrito   Nos motores flex testados, o uso de
              100
                                                                         5,5   componentes de baixo atrito trouxe uma
               90                                                        5     melhoria da eficiência energética de 2%
                                                                         4,5   a 3% nos ciclos Inovar-Auto.
               80                                                        4
                                                                         3,5
               70                                                        3 2,5  Conclusão
                                                                               Com a utilização dos componentes de
             Torque [Nm]  60                                             2 1,5  baixo atrito, que estão disponíveis no

               50
                                                                               mercado brasileiro, o consumo de com-
                                                                                                     2
               40                                                        1 0,5  bustível e emissões de CO  podem ser
                                                                         0     reduzidos entre 2% e 3%. Essa econo-
               30                                      			l    26 pontos mapeados  -0,5  mia foi demonstrada por meio de uma
                                                           Permanência
               20                                      l   de tempo FTP75  -1,0  metodologia especificamente desenvol-
                                                                         -1,5
                                                                               vida que reproduz os ciclos de emissão
                                                                         -2
               10                                                              dos veículos em dinamômetro, e que
               1000     2000     3000     4000     5000     6000     7000
                                                                               permite testes de consumo de combus-
           Figura 10 Mapeamento       Rotação (rpm)                            tível com maior precisão e menor tempo
           da redução de BSFC (%)                                              para esse desenvolvimento em testes de
           e os respectivos pesos                                              chassis e veículo.            n
           relativos no ciclo                                       Produção
           transiente FTP75                                         Baixo atrito  *João Rafael Dezotti Neto, Everton Lopes da Silva,
                                                                                  Eduardo Tomanik e Eduardo Nocera são da
                                 Torque [Nm]                                   Referências:
                                                                                  engenharia da MAHLE Metal Leve S.A.


                      Figura 11                                   Tempo do ciclo (s)  1- Fernandez, M., Tomanik, E., Carlini, R.
               Medição de torque                                                “Comparison of the potential to reduce
                ao longo do ciclo                                               fuel consumption by engine energy losses
                 transiente FTP75                                               mapping” SAE paper 2013-36-0221, 2013
                                                                               2- Tomanik, E. et al. “Low Friction Components
             v o consumo completo de combustível ao longo do ciclo, assim como a rotação   For Reduced Fuel Consumption On Flex Fuel
           instantânea do motor, acelerador e torque, é medido. A potência instantânea do mo-  Engines” – premio Ambiental da AEA – 2014
           tor é calculada e integrada ao longo do ciclo para avaliar a eficiência energética. Com   3- Schommers, J. et al. “Minimizing Friction in
           o baixo atrito dos componentes, uma mesma posição do acelerador resulta em valores   Combustion Engines” MTZ 07-08/2013 vol.
           maiores quando de torque positivo e menores quando de torque negativo (de arraste)   74, 2013.
           (Figura 11);                                                        4- Schommers, J. “Optimizing Friction:
             v as integrais dos torques positivos e negativos são numéricas e separadamente   The Basis for Safeguarding the Future of
           calculadas ao longo do ciclo transiente. O valor positivo é dividido pelo consumo de   Combustion Engines”, Wien Congress 2012.

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