Page 26 - Revista EAA - Edição 62
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SALÃO CAPA
no primeiro trimestre de 2015, esse X5 tem seis cilindros,
3 litros, 381 cv e nada menos que 75,5 kgf•m. Uma versão
30d de 258 cv também será oferecida.
Pacote tecnológico
Embora com formas de propulsão tradicionais, dois
lançamentos da Mercedes-Benz também brilharam no
evento com um conjunto respeitável de soluções técnicas:
os modelos Mercedes-AMG GT e S63 AMG Coupé.
O GT é um carro esporte de dois lugares com chassi e
carroceria de alumínio e novo motor V-8 de 4 litros com
Mercedes AMG GT Carroceria de alumínio, freios de dois turbocompressores, que produz 510 cv e 66,3 kgf•m
cerâmica e coxins dinâmicos para o motor V8 de 510 cv na versão S apresentada.
compõem o AMG GT S, novo carro esporte da Mercedes Com peso de 1.570 kg, o GT S acelera de 0 a 100 km/h
em 3,8 segundos e alcança 310 km/h. Tem lubrificação por
cárter seco, câmbio robotizado de sete marchas e dupla
embreagem e suspensão com braços sobrepostos de alu-
mínio e controle eletrônico de amortecimento. O som do
escapamento pode ser ajustado e os freios usam discos de
compósito de cerâmica. Com o pacote AMG Dynamic
Plus, os coxins dinâmicos de motor e câmbio alteram sua
firmeza conforme ordenado pela central eletrônica (coxins
macios absorvem vibrações e aumentam o conforto, mas
podem permitir movimentos indesejáveis do trem de força
no uso em pista).
Por sua vez, o S63 traz a suspensão com molas pneumá-
ticas e controle eletrônico Magic Body Control, capaz de
No cupê S63 AMG, o motor V8 fornece 585 cv e a inclinar a carroceria para dentro nas curvas em um ângulo
suspensão com controle eletrônico faz a carroceria sutil (até 2,5°). Disponível entre 30 e 180 km/h, a função
inclinar-se para dentro das curvas tem como intuito reduzir a força lateral sobre os ocupan-
tes em curvas feitas rapidamente. O recurso é obtido pelo
Inovação em segurança aumento da carga dos amortecedores, de forma individual,
passiva: quando disparado, conforme informações de uma câmera estéreo no para-brisa
o cinto traseiro inflável e de um sensor de aceleração lateral. Outro item do luxuo-
do Ford Fusion amplia so cupê é o acionamento automático do freio de estaciona-
em cinco vezes a área de mento quando é detectado risco de ser abalroado por trás,
retenção do corpo para reduzir o impacto sobre a coluna dos ocupantes. O S63,
de tração integral, tem motor V-8 de 5,5 litros com dois
turbocompressores, 585 cv e 91,8 kgf•m e acelera de 0 a
100 km/h em 3,9 segundos.
Em recursos de segurança passiva, vale mencionar a es-
treia no Brasil do sistema de cintos infláveis da Ford como
item de série no Fusion 2015. Instalados nas posições la-
terais do banco traseiro, eles inflam-se em caso de colisão
(como uma bolsa inflável), em menos de 40 milissegundos,
para dispersar as forças de impacto em uma área do corpo
cinco vezes maior que a de um cinto comum. n
* Fabrício Samahá é editor do site Best Cars (www.bestcars.com.br)
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