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SALÃO                  CAPA





                                                              no primeiro trimestre de 2015, esse X5 tem seis cilindros,
                                                              3 litros, 381 cv e nada menos que 75,5 kgf•m. Uma versão
                                                              30d de 258 cv também será oferecida.

                                                              Pacote tecnológico
                                                              Embora com formas de propulsão tradicionais, dois
                                                              lançamentos da Mercedes-Benz também brilharam no
                                                              evento com um conjunto respeitável de soluções técnicas:
                                                              os modelos Mercedes-AMG GT e S63 AMG Coupé.
                                                              O GT é um carro esporte de dois lugares com chassi e
                                                              carroceria de alumínio e novo motor V-8 de 4 litros com
           Mercedes AMG GT Carroceria de alumínio, freios de   dois turbocompressores, que produz 510 cv e 66,3 kgf•m
           cerâmica e coxins dinâmicos para o motor V8 de 510 cv   na versão S apresentada.
           compõem o AMG GT S, novo carro esporte da Mercedes    Com peso de 1.570 kg, o GT S acelera de 0 a 100 km/h
                                                              em 3,8 segundos e alcança 310 km/h. Tem lubrificação por
                                                              cárter seco, câmbio robotizado de sete marchas e dupla
                                                              embreagem e suspensão com braços sobrepostos de alu-
                                                              mínio e controle eletrônico de amortecimento. O som do
                                                              escapamento pode ser ajustado e os freios usam discos de
                                                              compósito  de  cerâmica.  Com  o  pacote  AMG  Dynamic
                                                              Plus, os coxins dinâmicos de motor e câmbio alteram sua
                                                              firmeza conforme ordenado pela central eletrônica (coxins
                                                              macios absorvem vibrações e aumentam o conforto, mas
                                                              podem permitir movimentos indesejáveis do trem de força
                                                              no uso em pista).
                                                                 Por sua vez, o S63 traz a suspensão com molas pneumá-
                                                              ticas e controle eletrônico Magic Body Control, capaz de
           No cupê S63 AMG, o motor V8 fornece 585 cv e a     inclinar a carroceria para dentro nas curvas em um ângulo
           suspensão com controle eletrônico faz a carroceria   sutil (até 2,5°). Disponível entre 30 e 180 km/h, a função
           inclinar-se para dentro das curvas                 tem como intuito reduzir a força lateral sobre os ocupan-
                                                              tes em curvas feitas rapidamente. O recurso é obtido pelo
                                      Inovação em segurança   aumento da carga dos amortecedores, de forma individual,
                                   passiva: quando disparado,   conforme informações de uma câmera estéreo no para-brisa
                                       o cinto traseiro inflável   e de um sensor de aceleração lateral. Outro item do luxuo-
                                       do Ford Fusion amplia   so cupê é o acionamento automático do freio de estaciona-
                                     em cinco vezes a área de   mento quando é detectado risco de ser abalroado por trás,
                                          retenção do corpo   para reduzir o impacto sobre a coluna dos ocupantes. O S63,
                                                              de tração integral, tem motor V-8 de 5,5 litros com dois
                                                              turbocompressores, 585 cv e 91,8 kgf•m e acelera de 0 a
                                                              100 km/h em 3,9 segundos.
                                                                 Em recursos de segurança passiva, vale mencionar a es-
                                                              treia no Brasil do sistema de cintos infláveis da Ford como
                                                              item de série no Fusion 2015. Instalados nas posições la-
                                                              terais do banco traseiro, eles inflam-se em caso de colisão
                                                              (como uma bolsa inflável), em menos de 40 milissegundos,
                                                              para dispersar as forças de impacto em uma área do corpo
                                                              cinco vezes maior que a de um cinto comum.                   n
                                                              * Fabrício Samahá é editor do site Best Cars (www.bestcars.com.br)
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