Page 26 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA
Gerenciamento térmico:
soluções para redução de consumo
LEGISLAÇÃO DE EMISSÕES CADA VEZ MAIS RIGOROSA
LEVA A NOVOS EXPEDIENTES DE GERENCIAMENTO
TÉRMICO PARA A REDUÇÃO DO CONSUMO DE
COMBUSTÍVEL. RESULTADOS DE SIMULAÇÕES E TESTES
MOSTRAM O POTENCIAL DE NOVAS TECNOLOGIAS
EDISON TSUTOMU MIYAUCHI, RENON QUEIROZ DE LIMA E DIEGO PIVATTO ERBERELLI*
As leis de emissões continuarão sendo o direcionador da tecnologia no segmento leis de emissão demandarão sistemas
de veículos comerciais, e a legislação Euro VI em vigor na União Europeia desde de arrefecimento com maior potência
2014 restringiu ainda mais os níveis considerados aceitáveis para as emissões de de dissipação térmica que, por sua vez,
gases e as quantidades de particulados. A introdução do Euro VI no Brasil ainda exigirão ventiladores e bombas mais
é tema de discussão e sem data concreta de implementação, mas desde já fabri- potentes. Por outro lado, o acréscimo
cantes e seus fornecedores se preparam para a chegada da nova regulamentação. de energia causado pelo aumento des-
Por sua vez, o segmento dos veículos comerciais médios e pesados volta suas sa potência exigirá o desenvolvimento
atenções para outro parâmetro importante: o consumo de combustível. Impul- de controles inteligentes que atuem
sionado por preocupações com o aquecimento global, os limitados recursos de apenas quando demandado, eliminan-
combustíveis fósseis, ou simplesmente pela necessidade de reduzir os custos ope- do perdas de energia desnecessárias.
racionais dos veículos, a redução do consumo de combustível e, consequentemen-
te, das emissões de CO 2, cada vez mais se torna imprescindível. Impacto das leis de emissões nos
Nesse contexto, o gerenciamento térmico nos motores assume grande impor- sistemas de arrefecimento
tância, uma vez que as soluções técnicas para acompanhar as exigências das novas Com a nova legislação, na Europa se
confirmou a tendência de que a maio-
Figura 1. Secção de uma ria das soluções utiliza a combinação de
embreagem E-Visco refrigeradores de gás de exaustão EGR
(Exhaust Gas Recirculation) com siste-
ma de pós-tratamento SCR (Selective
Catalytic Reduction). Isto implica em
requisitos mais rigorosos para o sistema
de arrefecimento, tais como:
❖ Altas temperaturas e pressões
no sistema de arrefecimento: os ra-
diadores têm de suportar maiores
cargas. As pressões no sistema de ar-
refecimento são aumentadas devido
às bombas mais potentes, temperatu-
ras mais altas e mudanças nas arqui-
teturas de circuito.
❖ Aumento da quantidade de calor
que o sistema de arrefecimento tem de FOTOS DIVULGAÇÃO
rejeitar: os novos refrigeradores EGR
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