Page 27 - Revista EAA - Edição 63
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tem de rejeitar até 100 kW que serão Embreagens viscosas para Figura 2. Espectro de
transferidos do sistema de arrefeci- ventiladores e bombas d´água carga de um caminhão
mento para o ar ambiente. As quanti- Para que atendam às futuras leis de de longa distância
dades necessárias de ar de refrigeração emissões os sistemas atuais basea-
deverão ser fornecidas por novos ven- dos na tecnologia SCR necessitarão
tiladores que, por sua vez, necessitarão de complemento com a tecnologia
de novos sistemas de acionamento. EGR. O aumento da quantidade de
❖ Temperaturas do ar de admis- calor a ser dissipada exigirá uma vazão de ar arrefecedor de 15% a 20% su-
são e pressões mais elevadas: o uso de perior ao sistema. Para atender a estas demandas, foram desenvolvidas no-
EGR implica na elevação em até 12% vas gerações de embreagens viscosas eletronicamente controladas e hélices de
na pressão do ar de admissão e eleva- ventiladores otimizadas.
ção de temperatura da ordem de 20%. Outro campo de aplicação da embreagem viscosa é na bomba d´água. Usu-
Isto resulta numa carga adicional sobre almente as bombas d´água são ligadas ao eixo do motor por meio de um jogo de
os trocadores de calor. polias, sem um controle de acionamento. Com a implementação da embreagem
❖ Evitar o consumo de combustível viscosa eletronicamente controlada, a circulação do fluxo de fluido de arrefeci-
adicional: a necessidade de maior fluxo mento pode ser controlada de acordo com a necessidade específica de cada con-
do fluido de arrefecimento e também dição de operação.
do ar de refrigeração nos módulos de
arrefecimento exige bombas e ventila- Ventiladores com acionamento variável
dores mais potentes. O consumo de- Fundamentalmente, a maior parte do calor gerado nos motores de combustão in-
vido ao aumento de potência deve ser terna pode ser transferida somente para o ar de arrefecimento. Quando a pressão
minimizado com a adoção de alterna- dinâmica resultante da velocidade do veículo não é mais suficiente para fazer o ar
tivas de controles racionais do uso de fluir através dos trocadores de calor, os ventiladores fornecem a pressão adicional
bombas e ventiladores sob demanda. requerida. Como a potência necessária para atender a essa exigência pode chegar
Levando-se em conta os impactos a até 40 kW, ela precisa ser suprida pelo virabrequim do motor. Porém, o controle
acima citados, é pouco provável que os da velocidade das hélices, como acontece nos motores elétricos, é desejada para
valores de emissões do Euro VI pos- que se forneça a exata vazão requerida. Qualquer excesso resulta em consumo e
sam ser cumpridos sem aumento do ruídos desnecessários, o que não é suficiente com motores elétricos comuns aos
consumo de combustível em relação veículos de passeio.
aos sistemas existentes para o Euro V.
Para tanto, necessita-se de sistemas de E-Visco®: princípio e estrutura
arrefecimento mais eficientes e otimi- O sistema mais avançado para veículos comerciais é a embreagem eletronica-
zados em sua interação. mente controlada, E-Visco®. Por esse princípio, o torque é transferido do vi-
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