Page 27 - Revista EAA - Edição 63
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tem de rejeitar até 100 kW que serão   Embreagens viscosas para     Figura 2. Espectro de
           transferidos do sistema de arrefeci-  ventiladores e bombas d´água   carga de um caminhão
           mento para o ar ambiente. As quanti-  Para que atendam às futuras leis de  de longa distância
           dades necessárias de ar de refrigeração   emissões os sistemas atuais basea-
           deverão ser fornecidas por novos ven-  dos na tecnologia SCR necessitarão
           tiladores que, por sua vez, necessitarão   de complemento com a tecnologia
           de novos sistemas de acionamento.   EGR. O aumento da quantidade de
             ❖ Temperaturas do ar de admis-  calor a ser dissipada exigirá uma vazão de ar arrefecedor de 15% a 20% su-
           são e pressões mais elevadas: o uso de   perior ao sistema. Para atender a estas demandas, foram desenvolvidas no-
           EGR implica na elevação em até 12%   vas gerações de embreagens viscosas eletronicamente controladas e hélices de
           na pressão do ar de admissão e eleva-  ventiladores otimizadas.
           ção de temperatura da ordem de 20%.   Outro campo de aplicação da embreagem viscosa é na bomba d´água. Usu-
           Isto resulta numa carga adicional sobre   almente as bombas d´água são ligadas ao eixo do motor por meio de um jogo de
           os trocadores de calor.           polias, sem um controle de acionamento. Com a implementação da embreagem
             ❖ Evitar o consumo de combustível   viscosa eletronicamente controlada, a circulação do fluxo de fluido de arrefeci-
           adicional: a necessidade de maior fluxo   mento pode ser controlada de acordo com a necessidade específica de cada con-
           do fluido de arrefecimento e também   dição de operação.
           do ar de refrigeração nos módulos de
           arrefecimento exige bombas e ventila-  Ventiladores com acionamento variável
           dores mais potentes. O consumo de-  Fundamentalmente, a maior parte do calor gerado nos motores de combustão in-
           vido ao aumento de potência deve ser   terna pode ser transferida somente para o ar de arrefecimento. Quando a pressão
           minimizado com a adoção de alterna-  dinâmica resultante da velocidade do veículo não é mais suficiente para fazer o ar
           tivas de controles racionais do uso de   fluir através dos trocadores de calor, os ventiladores fornecem a pressão adicional
           bombas e ventiladores sob demanda.  requerida. Como a potência necessária para atender a essa exigência pode chegar
             Levando-se em conta os impactos   a até 40 kW, ela precisa ser suprida pelo virabrequim do motor. Porém, o controle
           acima citados, é pouco provável que os   da velocidade das hélices, como acontece nos motores elétricos, é desejada para
           valores de emissões do Euro VI pos-  que se forneça a exata vazão requerida. Qualquer excesso resulta em consumo e
           sam ser cumpridos sem aumento do   ruídos desnecessários, o que não é suficiente com motores elétricos comuns aos
           consumo de combustível em relação   veículos de passeio.
           aos sistemas existentes para o Euro V.
           Para tanto, necessita-se de sistemas de   E-Visco®: princípio e estrutura
           arrefecimento mais eficientes e otimi-  O sistema mais avançado para veículos comerciais é a embreagem eletronica-
           zados em sua interação.           mente controlada, E-Visco®. Por esse princípio, o torque é transferido do vi-


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