Page 28 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA
rabrequim para o ventilador por meio do atrito de cisalhamento de um fluido
específico encontrado no interior da embreagem.
Na figura 1, o lado de entrada (primário), que consiste em um eixo e em um
disco primário, ambos rigidamente conectados, é alimentado pela rotação do vi-
rabrequim do motor. O lado de arraste (secundário) é composto de um corpo, que
envolve o disco primário, e pelo ventilador que é conectado a este corpo e têm a
rotação de arraste.
Arrefecimento por demanda
Temos na figura 2 os diferentes modos de operação, ou seja, o espectro de carga
para um motor de veículo comercial de longa distância. O tamanho dos círculos
mostra a frequência com que o caminhão é conduzido a uma velocidade e carga
especifica correspondente. Além da marcha lenta de 600 rpm, predominam car-
gas médias em torno de 1.400 e 1.500 rpm, típico de operação em estrada a uma
velocidade de 80 km/h.
Analisando os tipos de controle de rotação do ventilador na figura 3, fo- na condição ‘desacoplado’. Levando-se
ram introduzidas as áreas de velocidades necessárias para todas as condições em conta o espectro típico de cargas de
de operação. A linha diagonal representa as velocidades máximas possíveis do um veículo de transporte de longa dis-
ventilador. Comparando-se as áreas de operação com os pontos que podem ser tância, a unidade apresenta uma me-
alcançados por estes diferentes modos de controle, fica claro que um ventilador lhoria de 0,7% em termos de consumo
acoplado diretamente à velocidade do motor atua em velocidades mais altas que de combustível. Se comparado com
o necessário. um acionamento rígido, onde o ven-
Pode-se observar que mesmo com um ventilador equipado com uma unidade tilador está sempre na mesma rotação
on/off, não se tem um processo de arrefecimento otimizado. Somente o controle do motor, a melhoria é de até 4%.
de velocidade continuamente variável permite que o ventilador tenha seus pontos
de funcionamento corretamente configurados. Bomba d´água com
Simulações mostram que em transporte de longas distâncias, a embreagem acionamento viscoso
E-Visco necessita de uma potência de acionamento muito menor do que uma As bombas de água atuais são quase
unidade on/off em todas as condições de carga – com exceção na baixa carga que exclusivamente por acoplamento
(até cerca de 25%) – o que resulta em menor consumo de combustível (figura 4). direto no motor, o que resulta em um
Então é menos eficiente apenas em baixa carga, uma vez que, diferentemente fluxo de fluido desnecessário em mui-
da unidade on/off, o E-Visco opera em baixa velocidade de arrasto quando está tas condições de funcionamento. Essa
Figura 3. Condição de
operação requerida do
ventilador x possíveis,
por tipo de acionamento
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