Page 28 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA





           rabrequim para o ventilador por meio do atrito de cisalhamento de um fluido
           específico encontrado no interior da embreagem.
             Na figura 1, o lado de entrada (primário), que consiste em um eixo e em um
           disco primário, ambos rigidamente conectados, é alimentado pela rotação do vi-
           rabrequim do motor. O lado de arraste (secundário) é composto de um corpo, que
           envolve o disco primário, e pelo ventilador que é conectado a este corpo e têm a
           rotação de arraste.

           Arrefecimento por demanda
           Temos na figura 2 os diferentes modos de operação, ou seja, o espectro de carga
           para um motor de veículo comercial de longa distância. O tamanho dos círculos
           mostra a frequência com que o caminhão é conduzido a uma velocidade e carga
           especifica correspondente. Além da marcha lenta de 600 rpm, predominam car-
           gas médias em torno de 1.400 e 1.500 rpm, típico de operação em estrada a uma
           velocidade de 80 km/h.
             Analisando os tipos de controle de rotação do ventilador na figura 3, fo-  na condição ‘desacoplado’. Levando-se
           ram introduzidas as áreas de velocidades necessárias para todas as condições   em conta o espectro típico de cargas de
           de operação. A linha diagonal representa as velocidades máximas possíveis do   um veículo de transporte de longa dis-
           ventilador. Comparando-se as áreas de operação com os pontos que podem ser   tância, a unidade apresenta uma me-
           alcançados por estes diferentes modos de controle, fica claro que um ventilador   lhoria de 0,7% em termos de consumo
           acoplado diretamente à velocidade do motor atua em velocidades mais altas que   de combustível. Se comparado com
           o necessário.                                                       um acionamento rígido, onde o ven-
             Pode-se observar que mesmo com um ventilador equipado com uma unidade   tilador está sempre na mesma rotação
           on/off, não se tem um processo de arrefecimento otimizado. Somente o controle   do motor, a melhoria é de até 4%.
           de velocidade continuamente variável permite que o ventilador tenha seus pontos
           de funcionamento corretamente configurados.                         Bomba d´água com
             Simulações mostram que em transporte de longas distâncias, a embreagem   acionamento viscoso
           E-Visco necessita de uma potência de acionamento muito menor do que uma   As bombas de água atuais são quase
           unidade on/off em todas as condições de carga – com exceção na baixa carga   que exclusivamente por acoplamento
           (até cerca de 25%) – o que resulta em menor consumo de combustível (figura 4).   direto no motor, o que resulta em um
           Então é menos eficiente apenas em baixa carga, uma vez que, diferentemente   fluxo de fluido desnecessário em mui-
           da unidade on/off, o E-Visco opera em baixa velocidade de arrasto quando está   tas condições de funcionamento. Essa


                                                                               Figura 3. Condição de
                                                                               operação requerida do
                                                                               ventilador x possíveis,
                                                                               por tipo de acionamento




















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