Page 29 - Revista EAA - Edição 63
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Figura 4. Consumo de
                        combustível de um
                      E-Visco comparado ao
                            controle on/off

           redução do fluxo e de potência de acio-  ideal e a diferença apresentada para a transmissão continuamente variável deve-se
           namento pode ser atingida pela bomba   ao escorregamento.
           d´água com embreagem viscosa.        Outro conceito é o da restrição de saída (estrangulamento), com o controle de
             Na área de arrefecimento do motor,   vazão do fluxo. Nessa concepção, pode-se variar a potência de acionamento line-
           obteve-se uma considerável evolução   armente pelo fluxo, ou seja, reduzindo-o pela metade, a potência de acionamento
           do acionamento do ventilador com a   se reduz na mesma proporção. No conceito de duas fases, um pequeno aumento
           substituição das embreagens visco-  da demanda acima do fluxo menor do motor faz com que a operação se eleve
           sas bimetálicas pelas eletronicamente   rapidamente ao patamar máximo de operação.
           controladas, uma vez que o completo
           acoplamento do ventilador é necessá-  Dinâmica de controle
           rio apenas por um pequeno porcentual   Os requisitos específicos para o veículo, no que se refere ao arrefecimento do seu
           de tempo. As maiores economias fo-  motor, apresentam diferentes comportamentos dinâmicos. A liberação de calor
           ram atingidas com o aumento do tem-  de um motor equipado com resfriador de gás de exaustão (EGR), em carga má-
           po que o ventilador fica desacoplado.   xima, pode produzir valores elevados de temperatura do líquido de arrefecimento.
             O próximo passo seria a otimi-  Para evitar a ebulição do líquido, o fluxo deve ser rapidamente aumentado. Estu-
           zação dos componentes individuais   dos mostram que a dinâmica de acionamento de uma bomba de água de embrea-
           como a bomba d’água. O existente   gem viscosa atende a estas condições. O tempo de acionamento vai depender das
           progresso considerável no desenvolvi-  rotações de entrada e de saída em que ela se encontra no momento do aumento,
           mento das lâminas do rotor permite   sendo que para atingir 50% da rotação requerida ela precisa de até 1 s e, para
           alcançar eficiências hidráulicas maio-  atingir 90% dessa capacidade é necessário até 4 s.
           res que 60%. No entanto, os maio-
           res potenciais de redução podem ser   A economia de combustível
           identificados em função do controle   Assumindo o mapa usual de operação de um motor de veículo comercial pesado de
           inteligente desses componentes.   longas distâncias, e uma distribuição conservadora do grau de acoplamento devido
                                             à carga solicitada nesse motor, observamos que predominam operações em regiões
           A seleção do conceito técnico     de rotação entre 1.000 rpm e 1.400 rpm, e carga de motor entre 25% e 50%. Con-
           Na comparação do potencial teóri-  siderando o tempo de acoplamento somente quando a vazão máxima nominal é
           co de redução de potência dos vários   necessária, calcula-se uma redução da energia de acionamento de 70% – de 1,4 kW
           conceitos, com base na velocidade fre-  para 0,4 kW (figura 5). Considerando que um caminhão com PBT de 40 t requer
           quentemente utilizada (1.200 rpm)   cerca de 100 kW de potência para vencer obstáculos de movimentação, principal-
           em um motor para veículos comerciais   mente resistência do ar e arraste dos rolamentos, a uma velocidade de 80 km/h em
           pesados, tem-se que a embreagem vis-  uma superfície plana, a redução da potência de acionamento da bomba de 1 kW
           cosa é a que mais se aproxima da linha   para a potência citada correspondente a uma economia de combustível de 1 %.


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