Page 29 - Revista EAA - Edição 63
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Figura 4. Consumo de
combustível de um
E-Visco comparado ao
controle on/off
redução do fluxo e de potência de acio- ideal e a diferença apresentada para a transmissão continuamente variável deve-se
namento pode ser atingida pela bomba ao escorregamento.
d´água com embreagem viscosa. Outro conceito é o da restrição de saída (estrangulamento), com o controle de
Na área de arrefecimento do motor, vazão do fluxo. Nessa concepção, pode-se variar a potência de acionamento line-
obteve-se uma considerável evolução armente pelo fluxo, ou seja, reduzindo-o pela metade, a potência de acionamento
do acionamento do ventilador com a se reduz na mesma proporção. No conceito de duas fases, um pequeno aumento
substituição das embreagens visco- da demanda acima do fluxo menor do motor faz com que a operação se eleve
sas bimetálicas pelas eletronicamente rapidamente ao patamar máximo de operação.
controladas, uma vez que o completo
acoplamento do ventilador é necessá- Dinâmica de controle
rio apenas por um pequeno porcentual Os requisitos específicos para o veículo, no que se refere ao arrefecimento do seu
de tempo. As maiores economias fo- motor, apresentam diferentes comportamentos dinâmicos. A liberação de calor
ram atingidas com o aumento do tem- de um motor equipado com resfriador de gás de exaustão (EGR), em carga má-
po que o ventilador fica desacoplado. xima, pode produzir valores elevados de temperatura do líquido de arrefecimento.
O próximo passo seria a otimi- Para evitar a ebulição do líquido, o fluxo deve ser rapidamente aumentado. Estu-
zação dos componentes individuais dos mostram que a dinâmica de acionamento de uma bomba de água de embrea-
como a bomba d’água. O existente gem viscosa atende a estas condições. O tempo de acionamento vai depender das
progresso considerável no desenvolvi- rotações de entrada e de saída em que ela se encontra no momento do aumento,
mento das lâminas do rotor permite sendo que para atingir 50% da rotação requerida ela precisa de até 1 s e, para
alcançar eficiências hidráulicas maio- atingir 90% dessa capacidade é necessário até 4 s.
res que 60%. No entanto, os maio-
res potenciais de redução podem ser A economia de combustível
identificados em função do controle Assumindo o mapa usual de operação de um motor de veículo comercial pesado de
inteligente desses componentes. longas distâncias, e uma distribuição conservadora do grau de acoplamento devido
à carga solicitada nesse motor, observamos que predominam operações em regiões
A seleção do conceito técnico de rotação entre 1.000 rpm e 1.400 rpm, e carga de motor entre 25% e 50%. Con-
Na comparação do potencial teóri- siderando o tempo de acoplamento somente quando a vazão máxima nominal é
co de redução de potência dos vários necessária, calcula-se uma redução da energia de acionamento de 70% – de 1,4 kW
conceitos, com base na velocidade fre- para 0,4 kW (figura 5). Considerando que um caminhão com PBT de 40 t requer
quentemente utilizada (1.200 rpm) cerca de 100 kW de potência para vencer obstáculos de movimentação, principal-
em um motor para veículos comerciais mente resistência do ar e arraste dos rolamentos, a uma velocidade de 80 km/h em
pesados, tem-se que a embreagem vis- uma superfície plana, a redução da potência de acionamento da bomba de 1 kW
cosa é a que mais se aproxima da linha para a potência citada correspondente a uma economia de combustível de 1 %.
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