Page 30 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA
Figura 5. Potencial de
redução de consumo.
Divisão dos tempos de
acoplamento em cada
condição de operação
(Ciclo WHSC)
2.500
2.000
1.500
1.000
500
0
n_motor min -1
-500
T_motor Nm
-1.000
T_retardador Nm
-1.500
3.500
3.000
2.500
2.000
1.500
1.000 n_polia min -1
n_polia min -1
500 n_bomba_atual min -1
n_bomba_alvo min -1
0
6.600 6.800 7.000 7.200 7.400 7.600 7.800 8.000 8.200 8.400
Tempo [s]
Obviamente, esse valor depende do perfil de operação do veículo, ou seja, da Figura 6. Teste com
rotação específica do motor e da carga. Se em vez do tráfego de longa distância, veículo em campo
que oferece as melhores oportunidades para a regulagem da bomba de água, con-
siderarmos por uma região montanhosa com períodos elevados em plena carga e
de frenagem, o tempo de acionamento da bomba é maior. No entanto, o potencial
de redução de consumo comparado a uma tecnologia de acionamento convencio-
nal ainda é pelo menos de 0,5% inferior. Esses valores foram confirmados a partir
de testes de campo em veículos (figura 6).
O potencial de reduzir a rotação da bomba foi confirmado em uma ampla
gama de condições de operação. Mesmo com cargas dinâmicas, em regiões de
cargas médias, observa-se que um acionamento mínimo da bomba foi o suficien-
te, mostrando um alto potencial de economia de combustível. ■
*Edison Tsutomu Miyauchi, Renon Queiroz De Lima e Diego Pivatto Erberelli são da MAHLE Behr
Gerenciamento Térmico Brasil Ltda.
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