Page 30 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA





                                                                               Figura 5. Potencial de
                                                                               redução de consumo.
                                                                               Divisão dos tempos de
                                                                               acoplamento em cada
                                                                               condição de operação
                                                                               (Ciclo WHSC)











           2.500
           2.000
           1.500
           1.000
            500
              0
                                                                                               n_motor   min -1
            -500
                                                                                               T_motor   Nm
          -1.000
                                                                                               T_retardador Nm
          -1.500
           3.500
           3.000
           2.500
           2.000
           1.500
           1.000                                                                           n_polia      min -1
                                                                                           n_polia      min -1
            500                                                                            n_bomba_atual  min -1
                                                                                           n_bomba_alvo  min -1
              0
              6.600     6.800      7.000     7.200      7.400     7.600      7.800     8.000      8.200     8.400
                                                                                                    Tempo [s]

             Obviamente, esse valor depende do perfil de operação do veículo, ou seja, da  Figura 6. Teste com
           rotação específica do motor e da carga. Se em vez do tráfego de longa distância,  veículo em campo
           que oferece as melhores oportunidades para a regulagem da bomba de água, con-
           siderarmos por uma região montanhosa com períodos elevados em plena carga e
           de frenagem, o tempo de acionamento da bomba é maior. No entanto, o potencial
           de redução de consumo comparado a uma tecnologia de acionamento convencio-
           nal ainda é pelo menos de 0,5% inferior. Esses valores foram confirmados a partir
           de testes de campo em veículos (figura 6).
             O potencial de reduzir a rotação da bomba foi confirmado em uma ampla
           gama de condições de operação. Mesmo com cargas dinâmicas, em regiões de
           cargas médias, observa-se que um acionamento mínimo da bomba foi o suficien-
           te, mostrando um alto potencial de economia de combustível.     ■
           *Edison Tsutomu Miyauchi, Renon Queiroz De Lima e Diego Pivatto Erberelli são da MAHLE Behr
             Gerenciamento Térmico Brasil Ltda.


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