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ELÉTRICO





           E-Bus vence comparativo




           EM TESTE OPERACIONAL, ÔNIBUS MOVIDO SOMENTE                         média de 19 km/h, o tempo total de
           A BATERIA CONSUMIU 82% MENOS ENERGIA DO                             operação foi de 1.099 horas, contabili-
           QUE O EQUIVALENTE A DIESEL. MELHOR AINDA,                           zando 801 viagens realizadas e 94.314
           46,5 T DE CO 2 DEIXARAM DE IR PARA A ATMOSFERA                      passageiros transportados.
                                                                                  Ao longo do teste, o E-Bus regis-
                                                                               trou um consumo médio de energia de
           Produzido no Brasil, o E-Bus, com 18 m de comprimento e capacidade para 150   58 kW•h por viagem, gasto similar ao
           pessoas, é o primeiro ônibus elétrico do mundo movido 100% a baterias. Seis   de dez chuveiros elétricos ligados du-
           meses após a sua entrada em operação na Região Metropolitana de São Paulo,   rante uma hora. Diariamente, foram
           as avaliações revelaram que o veículo, que tem emissão zero de poluentes, de-  efetuadas seis recargas das baterias no
           mandou 82% menos energia - no consumo específico por tonelada -, do que um   Terminal Diadema. Segundo o enge-
           equivalente a diesel. Os gastos de combustível foram transformados em kW•h e   nheiro Nelson Kayano, da Netz Auto-
           comprovaram ainda que o sistema de frenagem foi responsável pelo suprimento   motiva, durante os seis meses de ope-
           médio de 33% da carga utilizada pelo veículo. As informações foram divulgadas   ração o consumo líquido de energia
           no final do ano passado pela Eletra, fabricante do E-Bus.           pelo E-bus foi de 50.562,5 kW•h, cor-
                                                                               respondente à diferença entre as recar-
           Veículo em teste                                                    gas das baterias e a energia regenerada
           Entre março e agosto de 2014, o E-bus transportou passageiros no Corredor   nas frenagens. Em função da eficiên-
           ABD da EMTU, na RMSP, acompanhado, em sequência intercalada, por um   cia de 95% informada pela japonesa
           “veículo-sombra”, a diesel, de mesmas dimensões e capacidade. O teste opera-  Mitsubishi Heavy Industries (MHI),
           cional foi realizado na Linha 376M (Terminal Diadema–Shopping Morumbi)   parceira da Eletra juntamente com a
           e a operação-padrão foi definida com percurso de 23,6 quilômetros (ida e volta),   Mitsubishi Corporation (MC), tam-
           com sete viagens por dia (correspondente a 180 km). No total conforme os dados   bém do Japão, o consumo calculado do
           operacionais fornecidos pela fabricante, foram percorridos 21.081 km entre os   carregador foi de 53.223,7 kW•h para
           dois veículos, resultando em uma média mensal de 3.513,5 km. Com velocidade   recarregar as baterias. O consumo total


























                                                                               E-Bus: primeiro ônibus elétrico   FOTOS PAULO KELLER
                                                                               do mundo com 18 metros
                                                                               movido 100% a baterias


                                                                                                           31
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