Page 31 - Revista EAA - Edição 63
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ELÉTRICO
E-Bus vence comparativo
EM TESTE OPERACIONAL, ÔNIBUS MOVIDO SOMENTE média de 19 km/h, o tempo total de
A BATERIA CONSUMIU 82% MENOS ENERGIA DO operação foi de 1.099 horas, contabili-
QUE O EQUIVALENTE A DIESEL. MELHOR AINDA, zando 801 viagens realizadas e 94.314
46,5 T DE CO 2 DEIXARAM DE IR PARA A ATMOSFERA passageiros transportados.
Ao longo do teste, o E-Bus regis-
trou um consumo médio de energia de
Produzido no Brasil, o E-Bus, com 18 m de comprimento e capacidade para 150 58 kW•h por viagem, gasto similar ao
pessoas, é o primeiro ônibus elétrico do mundo movido 100% a baterias. Seis de dez chuveiros elétricos ligados du-
meses após a sua entrada em operação na Região Metropolitana de São Paulo, rante uma hora. Diariamente, foram
as avaliações revelaram que o veículo, que tem emissão zero de poluentes, de- efetuadas seis recargas das baterias no
mandou 82% menos energia - no consumo específico por tonelada -, do que um Terminal Diadema. Segundo o enge-
equivalente a diesel. Os gastos de combustível foram transformados em kW•h e nheiro Nelson Kayano, da Netz Auto-
comprovaram ainda que o sistema de frenagem foi responsável pelo suprimento motiva, durante os seis meses de ope-
médio de 33% da carga utilizada pelo veículo. As informações foram divulgadas ração o consumo líquido de energia
no final do ano passado pela Eletra, fabricante do E-Bus. pelo E-bus foi de 50.562,5 kW•h, cor-
respondente à diferença entre as recar-
Veículo em teste gas das baterias e a energia regenerada
Entre março e agosto de 2014, o E-bus transportou passageiros no Corredor nas frenagens. Em função da eficiên-
ABD da EMTU, na RMSP, acompanhado, em sequência intercalada, por um cia de 95% informada pela japonesa
“veículo-sombra”, a diesel, de mesmas dimensões e capacidade. O teste opera- Mitsubishi Heavy Industries (MHI),
cional foi realizado na Linha 376M (Terminal Diadema–Shopping Morumbi) parceira da Eletra juntamente com a
e a operação-padrão foi definida com percurso de 23,6 quilômetros (ida e volta), Mitsubishi Corporation (MC), tam-
com sete viagens por dia (correspondente a 180 km). No total conforme os dados bém do Japão, o consumo calculado do
operacionais fornecidos pela fabricante, foram percorridos 21.081 km entre os carregador foi de 53.223,7 kW•h para
dois veículos, resultando em uma média mensal de 3.513,5 km. Com velocidade recarregar as baterias. O consumo total
E-Bus: primeiro ônibus elétrico FOTOS PAULO KELLER
do mundo com 18 metros
movido 100% a baterias
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