Page 56 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA





                                                                               A nova família Ingenium de
                                                                               motores modulares a gasolina
                                                                               e a diesel da JLR compartilham
                                                                               cilindrada unitária de 500 cm³,
                                                                               que está se tornando comum na
                                                                               indústria em motores pequenos.
                                                                               A JLR segue a liderança da
                                                                               Volvo em utilizar mancais de
                                                                               rolamentos de rolos para os
                                                                               comandos de válvulas



                                                                               da precisa e igual circulação de gases a
                                                                               cada cilindro. As taxas de compressão
                                                                               são de 10:1 no motor turbo 8AR-FTS
                                                                               e 12,8:1 na versão de aspiração natural.
                                                                                  O novo motor no NX200t é o
                                                                               primeiro turbo num produto Toyota
                                                                               desde o Supra e o Lexus GS300 do
                                                                               começo dos anos 2000. Capaz de ge-
                                                                               rar 238 cv de 4.800 a 5.600 rpm e 350
                                                                               N•m (35,7 kgf•m) de 1.650 a 4.000
                                                                               rpm, o motor é projetado para propor-
                                                                               cionar elevadas respostas ao acelerador,
           pregnadas de película sólida de molibdênio, mancais revestidos de plástico, bom-  mais do que desempenho elevado com
           ba de óleo revisada e sistema desliga-liga motor. O trabalho resultou no ESTEC   baixos consumo e emissões. O turbo-
           1,3-L produzindo 102 cv, ganho de 4,05 cv diante do 1NR-FE de ciclo Otto   compressor único, de dupla voluta, foi
           utilizado nos Toyota dos segmentos A e B. Sua eficiência térmica chega a 38%   desenvolvimento interno e é acompa-
           – semelhante à aplicação no Prius e entre os melhores motores a gasolina de   nhado de interresfriador ar-líquido. A
           produção em série, informa a fabricante. Além disso, o 1NR-FKE é 11% mais   válvula de alívio, ativa e variável, ajuda
           econômico no modo de condução JC08 de baixa carga.                  a reduzir as perdas por bombeamento
                                                                               ao reduzir a contrapressão de escapa-
           A Atkinson 2-L turbo estreia                                        mento em baixa carga. A pressão de
           A dupla de motores Atkinson 2-litros já é aplicada no Camry europeu (aspira-  superalimentação máxima com acele-
           ção atmosférica) e nos Lexus crossover compactos (turbo) NX200t e NX200tF   rador todo aberto é de 1,2 bar.
           Sport. Seu trem de válvulas continuamente variável VVT-iW permite que os   Nosso recente teste em um veículo
           motores deem partida em ciclo Otto e assim permaneçam durante funcionamen-  de especificação americana NX200t
           to em altas cargas e rotações para melhor desempenho, para depois passarem a   mostrou que o motor turbo de dois
           ciclo Atkinson em baixas cargas (isto é, em velocidades de viagem) para menores   ciclos tem ótimo desempenho em
           consumo e emissões, produzindo mais torque em toda a faixa de funcionamento   rotações baixas para médias. Amplo
           do motor. O “W” indica faixa de operação ampla da admissão, seus variadores   torque em toda a faixa de rotação pos-
           de fase se valendo de um mecanismo para travar a função de variação de fase na   sibilita vencer subidas sem precisar de
           posição média de modo a poder atrasar os tempos de válvulas quando necessário.  muitas reduções de marcha. O motor
             As duas unidades de 2 litros utilizam o sistema de injeção da Toyota D4-S,   passa, sem se perceber, de Otto para
           que consiste em injetores separados para injeção direta ou no duto, de acordo com   Atkinson, a despeito de o torque dar
           a rotação do motor. Usam também cabeçotes com dutos de alta turbulência com   uma caída acima de cerca de 3.800 rpm.
           EGR arrefecida a líquido e coletores de escapamento 4-2-1 com câmaras d’água   Em comparação, o 2-litros Atkinson
           integrados ao cabeçote. Há a válvula EGR de controle eletrônico se encarregando   de quatro cilindros e aspiração natural


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