Page 56 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA
A nova família Ingenium de
motores modulares a gasolina
e a diesel da JLR compartilham
cilindrada unitária de 500 cm³,
que está se tornando comum na
indústria em motores pequenos.
A JLR segue a liderança da
Volvo em utilizar mancais de
rolamentos de rolos para os
comandos de válvulas
da precisa e igual circulação de gases a
cada cilindro. As taxas de compressão
são de 10:1 no motor turbo 8AR-FTS
e 12,8:1 na versão de aspiração natural.
O novo motor no NX200t é o
primeiro turbo num produto Toyota
desde o Supra e o Lexus GS300 do
começo dos anos 2000. Capaz de ge-
rar 238 cv de 4.800 a 5.600 rpm e 350
N•m (35,7 kgf•m) de 1.650 a 4.000
rpm, o motor é projetado para propor-
cionar elevadas respostas ao acelerador,
pregnadas de película sólida de molibdênio, mancais revestidos de plástico, bom- mais do que desempenho elevado com
ba de óleo revisada e sistema desliga-liga motor. O trabalho resultou no ESTEC baixos consumo e emissões. O turbo-
1,3-L produzindo 102 cv, ganho de 4,05 cv diante do 1NR-FE de ciclo Otto compressor único, de dupla voluta, foi
utilizado nos Toyota dos segmentos A e B. Sua eficiência térmica chega a 38% desenvolvimento interno e é acompa-
– semelhante à aplicação no Prius e entre os melhores motores a gasolina de nhado de interresfriador ar-líquido. A
produção em série, informa a fabricante. Além disso, o 1NR-FKE é 11% mais válvula de alívio, ativa e variável, ajuda
econômico no modo de condução JC08 de baixa carga. a reduzir as perdas por bombeamento
ao reduzir a contrapressão de escapa-
A Atkinson 2-L turbo estreia mento em baixa carga. A pressão de
A dupla de motores Atkinson 2-litros já é aplicada no Camry europeu (aspira- superalimentação máxima com acele-
ção atmosférica) e nos Lexus crossover compactos (turbo) NX200t e NX200tF rador todo aberto é de 1,2 bar.
Sport. Seu trem de válvulas continuamente variável VVT-iW permite que os Nosso recente teste em um veículo
motores deem partida em ciclo Otto e assim permaneçam durante funcionamen- de especificação americana NX200t
to em altas cargas e rotações para melhor desempenho, para depois passarem a mostrou que o motor turbo de dois
ciclo Atkinson em baixas cargas (isto é, em velocidades de viagem) para menores ciclos tem ótimo desempenho em
consumo e emissões, produzindo mais torque em toda a faixa de funcionamento rotações baixas para médias. Amplo
do motor. O “W” indica faixa de operação ampla da admissão, seus variadores torque em toda a faixa de rotação pos-
de fase se valendo de um mecanismo para travar a função de variação de fase na sibilita vencer subidas sem precisar de
posição média de modo a poder atrasar os tempos de válvulas quando necessário. muitas reduções de marcha. O motor
As duas unidades de 2 litros utilizam o sistema de injeção da Toyota D4-S, passa, sem se perceber, de Otto para
que consiste em injetores separados para injeção direta ou no duto, de acordo com Atkinson, a despeito de o torque dar
a rotação do motor. Usam também cabeçotes com dutos de alta turbulência com uma caída acima de cerca de 3.800 rpm.
EGR arrefecida a líquido e coletores de escapamento 4-2-1 com câmaras d’água Em comparação, o 2-litros Atkinson
integrados ao cabeçote. Há a válvula EGR de controle eletrônico se encarregando de quatro cilindros e aspiração natural
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