Page 40 - Revista EAA - Edição 64
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TECNOLOGIA
Dirigibilidade: impactos do etanol
(E100) em veículos de passeio
A IMPORTANTE E FORTE DEMANDA DO MERCADO NA PROCURA automóvel, tipo de motor, transmissão
DA REDUÇÃO DE EMISSÕES E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, EM e combustível, bem como com as con-
COMPROMISSO COM A BUSCA PELA MELHOR DIRIGIBILIDADE DA dições climáticas e características do
CATEGORIA CONFORTO E CONDUÇÃO ESPORTIVA EM SISTEMAS pavimento. Portanto, entende-se que
CADA VEZ MAIS COMPLEXOS, LEVA AO AUMENTO DO NÚMERO
é extremamente difícil e pouco eficaz
DE ESTUDOS E TESTES EM VEÍCULO EDGARD MARCELO DE ASSIS,
realizar uma avaliação com essas ca-
DOUGLAS MARTINI, EDUARDO NUNES DA SILVA E LUCAS DE CARVALHO KIRA*
racterísticas na forma subjetiva, refor-
Os sistemas de conjunto motriz tendem a ficar cada vez mais complexos com a di- çando o valor da avaliação objetiva em
versidade de modelos de veículos, bem como com a aplicação de downsizing (mo- que notas são atribuídas aos parâme-
tores de menor deslocamento, com turbocompressor e injeção direta, e também os tros físicos.
de três cilindros), eletrificação e hibridização, transmissões com sete, oito e nove A avaliação de dirigibilidade utili-
marchas, combustíveis alternativos, sistemas de pós-tratamento, assistência ao zando a ferramenta comercial AVL-
motorista e outras estratégias que visam atender às novas demandas do mercado. -DRIVE, por meio de acelerômetros
A dinâmica longitudinal veicular é uma área que demanda diversos estudos e outros sensores instalados no carro,
e testes por parte dos times de calibração, performance, dirigibilidade, qualidade, tem a capacidade de detectar o tipo
entre outros. Para o mercado brasileiro, uma complexidade adicional é encontrada de operação que está sendo executa-
não exclusivamente nas fases de desenvolvimento, mas também nos processos de da, identificar os parâmetros físicos
validação, uma vez que temos que considerar os efeitos de dois combustíveis (e relacionados a essa manobra e calcular
suas misturas) nos veículos de passeio. notas (figura 1) com base em mais de
Por isso a “corrida” dos fabricantes em busca da melhor dirigibilidade dentro 360 critérios para veículos com trans-
de uma categoria passa a ter importância ainda maior, envolvendo diretamente missões manuais, 390 para sistemas
o aumento da satisfação do consumidor, a criação do DNA de uma marca e a automatizados e chegando a 475 cri-
definição de características específicas de um mercado. Pode-se definir a dirigi- térios em veículos com transmissões
bilidade como sendo a quantidade e qualidade da aceleração longitudinal de um automáticas ou de dupla embreagem.
veículo a partir de uma solicitação do condutor, considerando sua suavidade / As notas calculadas podem ainda ser
rispidez e sua estabilidade / oscilações. pós-processadas tendo em vista prio-
rizar conforto ou a condução esportiva.
Avaliação de dirigibilidade objetiva Em um estudo combinando o uso
Uma avaliação de dirigibilidade deve considerar o compromisso entre confor- do AVL-DRIVE à análise estatística,
to e condução esportiva com critérios que variam de acordo com a classe do 10 veículos flex disponíveis no mer-
cado brasileiro foram avaliados com
gasolina (E25) e com etanol (E100) e
Avaliação de Dirigibilidade AVL-DRIVE™
Classificação Nota Descrição suas notas foram comparadas. A ava-
9-1010 excelente A dirigibilidade excede todas as expectativas do cliente liação seguiu sempre o mesmo proce-
9-
8- Bom A dirigibilidade atende a todas as expectativas do cliente dimento de testes e utilizou correções
8-99
7-
7-88 Satisfatório A dirigibilidade atende à maioria das expectativas do cliente
em função das condições climáticas e
Dirigibilidade em nível básico, não atende às expectativas da
6-7-7 Aceitável características do pavimento. Os re-
6
maioria dos clientes
5
5-6-6 Ruim Alguns clientes se queixam da dirigibilidade
4 Inaceitável A maioria dos clientes reclama da dirigibilidade
4-5-5
3-44 Deficiente Todos os clientes se queixam da dirigibilidade do veículo Figura 1. Escala de notas do AVL-
3-
Funcionamento DRIVE, compatível com a usada FOTOS DIVULGAÇÃO
2- Somente operação limitada ou insegura do veículo
2-33
inseguro
1- Inoperante Veículo não operacional pela maioria dos fabricantes
1-22
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